Pular para o conteúdo principal
Violência na Escola
Armas na sala de aula
Phineas HarryA violência nas escolas é tema de discussões no mundo inteiro, já que  o problema não ocorre apenas em bairros ou países pobres e periféricos. Freqüentemente a Unesco promove conferências sobre o tema, em diversos países.  Na Europa, por exemplo, não se fala mais em “cultura de paz”, mas em “educação para a cidadania”, como o objetivo de formar alunos-cidadãos capazes de expor suas idéias de maneira pacífica.
Abaixo você encontra uma lista de instituições que podem oferecer ajuda, material de apoio para educadores e informações de modo geral para aprofundar a discussão e combater a violência contra crianças e jovens, dentro e fora da escola.
Instituições que oferecem apoio
Brasil MG RJ SC SP


 
Brasil
 
Ilanud
http://www.ilanud.org.br
Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção e Delito e Tratamento do Delinqüente.
Projeto COAV
http://www.coav.org.br
Identificar a existência de crianças envolvidas em grupos armados em regiões que não estão em guerra.
Unesco
http://www.unesco.org.br
Oferece oportunidades de acesso à cultura, esporte, arte e lazer para os jovens.

 
MG
 
Campanha contra a violência
http://www.contraaviolencia.org
Idealizado pelo cidadão Joaquim Cândido da Silva, está aberta a qualquer interessado em divulgar a cultura de paz.
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
http://www.educacao.mg.gov.br
Promove nas escolas mineiras a cultura da paz e a construção de valores culturais, éticos e morais voltados para o respeito à vida, solidariedade, convivência fraterna, cidadania e senso do coletivo.

 
RJ
 
Claves (Centro Latino Americano de Estudos de Violência)
http://www.claves.fiocruz.br
Ligado à Escola Nacional de Saúde Pública, uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz. Foi criado em 1989 e caracteriza-se por ser interdisciplinar, interdepartamental, interinstitucional e intersetorial. O CLAVES realiza pesquisas de cunho epidemiológico e sócio-antropológico, privilegiando abordagens estratégicas em saúde. Atua articuladamente com órgãos do poder público.

Endereço: Av. Brasil, 4036 - sala 702 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2290.4893.
Fax: (21) 2290.4893.
E-mail: claves@claves.fiocruz.br
Movimento Viva Rio
http://www.vivario.org.br
Com o apoio da população, o Viva Rio desenvolve campanhas de paz e projetos sociais em cinco áreas: direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento comunitário, educação, esportes e meio ambiente.

Endereço: Rua do Russel, 76 - Glória - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2555-3750.
E-mail: vivario@vivario.org.br
Ong - Organização de Direitos Humanos Projeto Legal
http://www.projetolegal.org.br
Entidade voltada para a defesa, garantia e promoção de direitos de grupos vulneráveis tais como mulheres, crianças e homossexuais, além de minorias sociais étnicas, religiosas e idiomáticas.

Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 34 - 7° andar - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2507-6464.
Fax: (21) 2707-6464.
E-mail: projetolegal@projetolegal.org.br

 
SC
 
Projeto Agentes da Paz
http://geocities.yahoo.com.br/agentesdapaz
Originado na Escola Estadual Hilda Teodoro, no município de Florianópolis, envolveu toda a comunidade escolar. Florianópolis - SC.
E-mail: agentesdapaz@yahoo.com.br

 
SP
 
Ação Educativa
http://www.acaoeducativa.org
A Ação Educativa é uma organização não governamental que atua nas áreas da educação e da juventude. Fundada em 1994, desenvolve projetos que envolvem formação de educadores e jovens, animação cultural, pesquisa, informação, assessoria a políticas públicas, participação em redes e outras articulações interinstitucionais.

Endereço: R. General Jardim, 660, Vila Buarque. - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3151-2333.
E-mail: comunica@acaoeducativa.org
Educom.radio
http://www.usp.br/educomradio/
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP), até 2004, que tem por objetivo trabalhar questões de cidadania por meio de um veículo de comunicação.

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - SP.
Instituto Sou da Paz
http://www.soudapaz.org.br
Instituto Sou da Paz tem como missão contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

Endereço: R. Luis Murat, 260 - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3812 1333 .
E-mail: soudapaz@soudapaz.org
Núcleo de Estudos da Violência
http://www.nevusp.org
Fundado em 1987 na Universidade de São Paulo (USP) e contando atualmente com cerca de 60 pesquisadores, busca a análise e a solução dos problemas ligados a questão da violência no país. Entre os temas pesquisados estão a impunidade penal, as políticas de segurança pública, a participação da comunidade na solução da violência e a visão da população em relação aos direitos humanos.

Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 2 - SP.
Tel: (11) 3091-4951.
Fax: (11) 3091-4950.
Pró-menino/RISolidaria
http://www.risolidaria.org.br/index.jsp
O portal Pró-menino/RISolidaria é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da educação. Para isso, dissemina informações e apóia organizações governamentais e não-governamentais que lidam com esta temática, sendo a escola seu foco prioritário de atenção.
Projeto Sapopemba
Iniciativa do governo estadual paulista com o objetivo de construir uma parceria entre a comunidade e o governo para discutir assuntos de interesse comunitário, propor soluções e colocá-las em prática. Atua em conjunto com moradores e entidades que atuam no bairro de Sapopemba. São Paulo - SP.
Tel: Tel.: (11) 3745-3580 ou 3745-3581.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...