Pular para o conteúdo principal
Violência na Escola
Armas na sala de aula
Phineas HarryA violência nas escolas é tema de discussões no mundo inteiro, já que  o problema não ocorre apenas em bairros ou países pobres e periféricos. Freqüentemente a Unesco promove conferências sobre o tema, em diversos países.  Na Europa, por exemplo, não se fala mais em “cultura de paz”, mas em “educação para a cidadania”, como o objetivo de formar alunos-cidadãos capazes de expor suas idéias de maneira pacífica.
Abaixo você encontra uma lista de instituições que podem oferecer ajuda, material de apoio para educadores e informações de modo geral para aprofundar a discussão e combater a violência contra crianças e jovens, dentro e fora da escola.
Instituições que oferecem apoio
Brasil MG RJ SC SP


 
Brasil
 
Ilanud
http://www.ilanud.org.br
Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção e Delito e Tratamento do Delinqüente.
Projeto COAV
http://www.coav.org.br
Identificar a existência de crianças envolvidas em grupos armados em regiões que não estão em guerra.
Unesco
http://www.unesco.org.br
Oferece oportunidades de acesso à cultura, esporte, arte e lazer para os jovens.

 
MG
 
Campanha contra a violência
http://www.contraaviolencia.org
Idealizado pelo cidadão Joaquim Cândido da Silva, está aberta a qualquer interessado em divulgar a cultura de paz.
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
http://www.educacao.mg.gov.br
Promove nas escolas mineiras a cultura da paz e a construção de valores culturais, éticos e morais voltados para o respeito à vida, solidariedade, convivência fraterna, cidadania e senso do coletivo.

 
RJ
 
Claves (Centro Latino Americano de Estudos de Violência)
http://www.claves.fiocruz.br
Ligado à Escola Nacional de Saúde Pública, uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz. Foi criado em 1989 e caracteriza-se por ser interdisciplinar, interdepartamental, interinstitucional e intersetorial. O CLAVES realiza pesquisas de cunho epidemiológico e sócio-antropológico, privilegiando abordagens estratégicas em saúde. Atua articuladamente com órgãos do poder público.

Endereço: Av. Brasil, 4036 - sala 702 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2290.4893.
Fax: (21) 2290.4893.
E-mail: claves@claves.fiocruz.br
Movimento Viva Rio
http://www.vivario.org.br
Com o apoio da população, o Viva Rio desenvolve campanhas de paz e projetos sociais em cinco áreas: direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento comunitário, educação, esportes e meio ambiente.

Endereço: Rua do Russel, 76 - Glória - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2555-3750.
E-mail: vivario@vivario.org.br
Ong - Organização de Direitos Humanos Projeto Legal
http://www.projetolegal.org.br
Entidade voltada para a defesa, garantia e promoção de direitos de grupos vulneráveis tais como mulheres, crianças e homossexuais, além de minorias sociais étnicas, religiosas e idiomáticas.

Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 34 - 7° andar - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2507-6464.
Fax: (21) 2707-6464.
E-mail: projetolegal@projetolegal.org.br

 
SC
 
Projeto Agentes da Paz
http://geocities.yahoo.com.br/agentesdapaz
Originado na Escola Estadual Hilda Teodoro, no município de Florianópolis, envolveu toda a comunidade escolar. Florianópolis - SC.
E-mail: agentesdapaz@yahoo.com.br

 
SP
 
Ação Educativa
http://www.acaoeducativa.org
A Ação Educativa é uma organização não governamental que atua nas áreas da educação e da juventude. Fundada em 1994, desenvolve projetos que envolvem formação de educadores e jovens, animação cultural, pesquisa, informação, assessoria a políticas públicas, participação em redes e outras articulações interinstitucionais.

Endereço: R. General Jardim, 660, Vila Buarque. - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3151-2333.
E-mail: comunica@acaoeducativa.org
Educom.radio
http://www.usp.br/educomradio/
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP), até 2004, que tem por objetivo trabalhar questões de cidadania por meio de um veículo de comunicação.

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - SP.
Instituto Sou da Paz
http://www.soudapaz.org.br
Instituto Sou da Paz tem como missão contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

Endereço: R. Luis Murat, 260 - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3812 1333 .
E-mail: soudapaz@soudapaz.org
Núcleo de Estudos da Violência
http://www.nevusp.org
Fundado em 1987 na Universidade de São Paulo (USP) e contando atualmente com cerca de 60 pesquisadores, busca a análise e a solução dos problemas ligados a questão da violência no país. Entre os temas pesquisados estão a impunidade penal, as políticas de segurança pública, a participação da comunidade na solução da violência e a visão da população em relação aos direitos humanos.

Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 2 - SP.
Tel: (11) 3091-4951.
Fax: (11) 3091-4950.
Pró-menino/RISolidaria
http://www.risolidaria.org.br/index.jsp
O portal Pró-menino/RISolidaria é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da educação. Para isso, dissemina informações e apóia organizações governamentais e não-governamentais que lidam com esta temática, sendo a escola seu foco prioritário de atenção.
Projeto Sapopemba
Iniciativa do governo estadual paulista com o objetivo de construir uma parceria entre a comunidade e o governo para discutir assuntos de interesse comunitário, propor soluções e colocá-las em prática. Atua em conjunto com moradores e entidades que atuam no bairro de Sapopemba. São Paulo - SP.
Tel: Tel.: (11) 3745-3580 ou 3745-3581.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno