Pular para o conteúdo principal
Atividade sugerida: leitura programada



:: Sugestões para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental: leitura de romance literário.




Vidas Secas
(Reprodução)
"O Xangô de Baker Street" (romance policial) ou "Vidas Secas" (romance literário)


:: Expectativas de aprendizagem

Espera-se que os alunos:
  • ampliem sua proficiência sendo capazes de ler textos mais extensos, ou de complexidade maior, atribuindo-lhes sentidos adequados;
  • consigam utilizar corretamente, no processo de leitura, as estratégias de leitura e selecionar procedimentos adequados às finalidades colocadas;
  • consigam posicionar-se criticamente diante dos textos lidos, de modo a reconhecer posições ideológicas subjacentes e possíveis conteúdos discriminatórios neles veiculados;
  • demonstrem uma atitude receptiva diante do desafio das leituras propostas e disponibilidade para a ampliação do repertório a partir do contato com as obras selecionadas:
  • demonstrem interesse pela literatura, considerando-a forma de expressão da cultura de um povo;
  • demonstrem interesse por trocar impressões e informações com outros leitores, posicionando-se a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações de leitura e considerando os novos dados compartilhados.
:: Forma de organização:

A classe pode ser organizada, inicialmente, em duplas. Cada dupla lerá em conjunto a obra prevista, seguindo o planejamento definido pelo professor. A justificativa para essa organização é que uma atividade para a qual os alunos não tenham autonomia, pode ser realizada em colaboração, no início, o que possibilitará que os alunos socializem estratégias de leitura entre si, podendo vir a apropriarem-se delas.


:: Desenvolvimento da atividade:

a) O professor esclarece os alunos a respeito da forma de organização do trabalho:
a. a leitura será realizada em duplas;
b. o texto será lido gradativamente em partes programadas para determinadas datas;
c. a leitura será socializada e discutida em datas previamente combinadas;
d. os alunos elaborarão diário de leitura, no qual registrem informações que considerarem interessantes sobre o texto, e que quiserem compartilhar com os demais colegas (trechos interessantes, incoerências, linguagem, expressões ambíguas ou não compreendidas, impressões pessoais sobre o texto, efeitos que provocou em si próprio, relações com a vida pessoal de cada um, por exemplo).
b) O professor apresenta aos alunos o cronograma de leitura: uma parte por semana ou a cada 15 dias, por exemplo, com momentos de discussão coletiva dos trechos lidos.

c) Apresentação da obra: o professor oferece informações acerca do contexto de produção da obra: fatos importantes da época, horizonte cultural, dados sobre o autor, obras e fatos a ela relacionados, se houve adaptações para o cinema, por exemplo. Além disso, dá algumas dicas a respeito da linguagem e do estilo do autor, se considerar necessário.

d) Realização da leitura, de acordo com o cronograma: os alunos lêem, em duplas, os trechos combinados, elaborando o seu diário pessoal de leitura. Na data prevista, o professor organiza uma sessão coletiva de discussão do trecho, no qual são compartilhadas as impressões e os comentários registrados nos diários de leitura e apresentadas as necessidades de esclarecimentos que houver. Nesse momento, o professor pode retomar a leitura de trechos de forma a esclarecer equívocos e a explicitar procedimentos e estratégias de leitura mais adequados para o processamento do texto.

e) Terminada a leitura da obra, pode-se programar uma entrevista ou conversa com o autor, quando for possível, ou com um leitor mais experiente que tenha lido e gostado do livro, ou ainda com diretor de cinema que tenha filmado a adaptação dessa obra.

f) Para finalizar, deve ser realizada uma avaliação coletiva dos trabalhos desenvolvidos, a qual será considerada no desenvolvimento da próxima leitura programada.


:: Avaliação:

Verificar, durante a realização das atividades previstas, se as expectativas de aprendizagem se cumpriram, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor. Pode-se elaborar uma ficha de auto-avaliação e de avaliação compartilhada, a ser preenchida a cada sessão de discussão coletiva. Nesta ficha, é importante que os alunos registrem suas dificuldades iniciais de leitura e sua situação final, depois de todo o trabalho desenvolvido: quais dificuldades se resolveram e de que forma isso aconteceu, quais permanecem, quais procedimentos devem ser adotados para que estas também sejam resolvidas.

Sugestão de organização do diário (que pode ser organizado na forma de fichas):

DIARIO DE LEITURA
Nome do aluno:
Título do livro:
Autor:
Data
Trecho lido
Dificuldades encontradas
Facilidades de leitura
Comentários pessoais
         
         
         
         


Sugestão de ficha de avaliação final:

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES DA LEITURA PROGRAMADA

FICHA I

Nome dos alunos:
Data:

Título do livro:
Autor:
Dificuldades
solucionadas
Maneira pela qual foram resolvidas
Dificuldades
que permanecem
Providências a serem tomadas para sanar as dificuldades restantes
       
       
       
       




AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES DA LEITURA PROGRAMADA

FICHA II

Nome do aluno:
Data:

Título do livro:
Autor:
Expectativas de aprendizagem
SIM
NÃO
MAIS OU MENOS
Você conseguiu posicionar-se criticamente diante dos textos lidos, reconhecendo as idéias neles veiculadas, como, por exemplo, conteúdos discriminatórios?

Comentários
     
Você demonstrou uma atitude receptiva diante do desafio das leituras propostas e disponibilidade para a ampliação do repertório a partir do contato com as obras selecionadas?

Comentários
     
Você demonstrou interesse por trocar impressões e informações com seus colegas e com o autor, fornecendo indicações de leitura e considerando os novos dados compartilhados?

Comentários
     
Providências que você deve tomar para melhorar suas atitudes em relação à leitura:

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………


A linguagem das fichas deve ser adequada aos alunos de cada ciclo e nível de ensino.

Veja como trabalhar com projetos de leitura:

Dicas do Turbine sua aula
O que se aprende primeiro: o escrito ou a leitura?
Orientação para leitura de textos I - 1ª a 4ª série
Orientação para leitura de textos II - 1ª a 4ª série
Orientação para leitura de textos I - 5ª a 8ª série
Orientação para leitura de textos I - Ensino Médio
Projetos de leitura e escrita I: organização da prática docente
Projetos de leitura e escrita II: alguns exemplos
O papel da leitura feita pelo professor: leitura colaborativa
O papel da leitura feita pelo professor: leitura seqüenciada


Texto original: Katia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
(Março/2003)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...