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Atividade sugerida: leitura programada



:: Sugestões para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental: leitura de romance literário.




Vidas Secas
(Reprodução)
"O Xangô de Baker Street" (romance policial) ou "Vidas Secas" (romance literário)


:: Expectativas de aprendizagem

Espera-se que os alunos:
  • ampliem sua proficiência sendo capazes de ler textos mais extensos, ou de complexidade maior, atribuindo-lhes sentidos adequados;
  • consigam utilizar corretamente, no processo de leitura, as estratégias de leitura e selecionar procedimentos adequados às finalidades colocadas;
  • consigam posicionar-se criticamente diante dos textos lidos, de modo a reconhecer posições ideológicas subjacentes e possíveis conteúdos discriminatórios neles veiculados;
  • demonstrem uma atitude receptiva diante do desafio das leituras propostas e disponibilidade para a ampliação do repertório a partir do contato com as obras selecionadas:
  • demonstrem interesse pela literatura, considerando-a forma de expressão da cultura de um povo;
  • demonstrem interesse por trocar impressões e informações com outros leitores, posicionando-se a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações de leitura e considerando os novos dados compartilhados.
:: Forma de organização:

A classe pode ser organizada, inicialmente, em duplas. Cada dupla lerá em conjunto a obra prevista, seguindo o planejamento definido pelo professor. A justificativa para essa organização é que uma atividade para a qual os alunos não tenham autonomia, pode ser realizada em colaboração, no início, o que possibilitará que os alunos socializem estratégias de leitura entre si, podendo vir a apropriarem-se delas.


:: Desenvolvimento da atividade:

a) O professor esclarece os alunos a respeito da forma de organização do trabalho:
a. a leitura será realizada em duplas;
b. o texto será lido gradativamente em partes programadas para determinadas datas;
c. a leitura será socializada e discutida em datas previamente combinadas;
d. os alunos elaborarão diário de leitura, no qual registrem informações que considerarem interessantes sobre o texto, e que quiserem compartilhar com os demais colegas (trechos interessantes, incoerências, linguagem, expressões ambíguas ou não compreendidas, impressões pessoais sobre o texto, efeitos que provocou em si próprio, relações com a vida pessoal de cada um, por exemplo).
b) O professor apresenta aos alunos o cronograma de leitura: uma parte por semana ou a cada 15 dias, por exemplo, com momentos de discussão coletiva dos trechos lidos.

c) Apresentação da obra: o professor oferece informações acerca do contexto de produção da obra: fatos importantes da época, horizonte cultural, dados sobre o autor, obras e fatos a ela relacionados, se houve adaptações para o cinema, por exemplo. Além disso, dá algumas dicas a respeito da linguagem e do estilo do autor, se considerar necessário.

d) Realização da leitura, de acordo com o cronograma: os alunos lêem, em duplas, os trechos combinados, elaborando o seu diário pessoal de leitura. Na data prevista, o professor organiza uma sessão coletiva de discussão do trecho, no qual são compartilhadas as impressões e os comentários registrados nos diários de leitura e apresentadas as necessidades de esclarecimentos que houver. Nesse momento, o professor pode retomar a leitura de trechos de forma a esclarecer equívocos e a explicitar procedimentos e estratégias de leitura mais adequados para o processamento do texto.

e) Terminada a leitura da obra, pode-se programar uma entrevista ou conversa com o autor, quando for possível, ou com um leitor mais experiente que tenha lido e gostado do livro, ou ainda com diretor de cinema que tenha filmado a adaptação dessa obra.

f) Para finalizar, deve ser realizada uma avaliação coletiva dos trabalhos desenvolvidos, a qual será considerada no desenvolvimento da próxima leitura programada.


:: Avaliação:

Verificar, durante a realização das atividades previstas, se as expectativas de aprendizagem se cumpriram, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor. Pode-se elaborar uma ficha de auto-avaliação e de avaliação compartilhada, a ser preenchida a cada sessão de discussão coletiva. Nesta ficha, é importante que os alunos registrem suas dificuldades iniciais de leitura e sua situação final, depois de todo o trabalho desenvolvido: quais dificuldades se resolveram e de que forma isso aconteceu, quais permanecem, quais procedimentos devem ser adotados para que estas também sejam resolvidas.

Sugestão de organização do diário (que pode ser organizado na forma de fichas):

DIARIO DE LEITURA
Nome do aluno:
Título do livro:
Autor:
Data
Trecho lido
Dificuldades encontradas
Facilidades de leitura
Comentários pessoais
         
         
         
         


Sugestão de ficha de avaliação final:

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES DA LEITURA PROGRAMADA

FICHA I

Nome dos alunos:
Data:

Título do livro:
Autor:
Dificuldades
solucionadas
Maneira pela qual foram resolvidas
Dificuldades
que permanecem
Providências a serem tomadas para sanar as dificuldades restantes
       
       
       
       




AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES DA LEITURA PROGRAMADA

FICHA II

Nome do aluno:
Data:

Título do livro:
Autor:
Expectativas de aprendizagem
SIM
NÃO
MAIS OU MENOS
Você conseguiu posicionar-se criticamente diante dos textos lidos, reconhecendo as idéias neles veiculadas, como, por exemplo, conteúdos discriminatórios?

Comentários
     
Você demonstrou uma atitude receptiva diante do desafio das leituras propostas e disponibilidade para a ampliação do repertório a partir do contato com as obras selecionadas?

Comentários
     
Você demonstrou interesse por trocar impressões e informações com seus colegas e com o autor, fornecendo indicações de leitura e considerando os novos dados compartilhados?

Comentários
     
Providências que você deve tomar para melhorar suas atitudes em relação à leitura:

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………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
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A linguagem das fichas deve ser adequada aos alunos de cada ciclo e nível de ensino.

Veja como trabalhar com projetos de leitura:

Dicas do Turbine sua aula
O que se aprende primeiro: o escrito ou a leitura?
Orientação para leitura de textos I - 1ª a 4ª série
Orientação para leitura de textos II - 1ª a 4ª série
Orientação para leitura de textos I - 5ª a 8ª série
Orientação para leitura de textos I - Ensino Médio
Projetos de leitura e escrita I: organização da prática docente
Projetos de leitura e escrita II: alguns exemplos
O papel da leitura feita pelo professor: leitura colaborativa
O papel da leitura feita pelo professor: leitura seqüenciada


Texto original: Katia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
(Março/2003)

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