Postagens

Mostrando postagens de Agosto 11, 2011

Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA8 a 10 aulas de  02 a 30/6
OBJETIVOS Relacionar a função  sintática dos substantivos e advérbios à função das orações subordinadas. Perceber a importância das orações subordinadas na construção textualCompreender dinâmica da criação musicalCONTEÚDO Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia)Organização de um textoLetra de CançãoOração subordinada AdverbialSubstantivos - RevisãoOração subordinada SubstantivaATIVIDADES Apostila nova das pgs.84 a 117 Produção de um relato histórico - Tema: CEBTrabalho em grupo reportagem - Tema: profissõesMETODOLOGIA Leitura e análise da canção presente na apostila Análise do texto e sua função social;Exposição músicas compostas pelos alunosExecução de exercíciosReescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;
AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas;Produção de uma canção

Planejamento Mensal - Segundo/EM

CRONOLOGIA8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09
CONTEÚDO
Revisão dos conteúdos para a prova trimestral: Variação linguística e IntertextualidadePeríodo Composto (orações coordenadas)Semântica: Sinonímia e AntonímiaHiponímia e HiperonomiaPolissemia e Ambiguidade
ATIVIDADES Uso da Apostila Exercícios extrasTrabalho em grupo ou individual
METODOLOGIA
Execução de exercíciosParticipação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostasProva

Planejamento Mensal - Primeiro/EM

CRONOLOGIA8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09
CONTEÚDO REVISÃO PARA A TRIMESTRAL: Gêneros Textuais - Revisão,Classificação dos fonemas, Encontros vocálicos, Encontros consonantais, Sílabas, Acentuação gráfica,Novo Acordo Ortográfico. Estrutura e formação das palavras.Variedades linguísticas: conceituaçãoNorma padrão e norma culta. Classes de Palavras: substantivo, artigo, numeral e adjetivo

ATIVIDADES Apostila Exercíos extras
METODOLOGIA
Execução de exercíciosParticipação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas;Prova

Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA8 a 10 aulas de  01/8 a 01/09
CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Orações subordinadas: Adverbial e SubstantivaFiguras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia)Organização de um texto.EditorialPontuaçãoEntrevistaCraseConcordância VerbalATIVIDADES Uso da apostilaProdução de um EditorialTrabalho em grupo entrevista-METODOLOGIA Execução de exercíciosReescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas

Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09)CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, predicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições.Relatos: pessoal e históricoProdução cinematográficaSintaxe: termos acessórios predicativo
ATIVIDADES Uso da apostila nova.Produção de um curta-metragem em grupo.
METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentesAbrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica
AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;Estar em dia com, contudo e atividades propostas;

Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09)CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, predicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições.Relatos: pessoal e históricoProdução cinematográficaSintaxe: termos acessórios predicativo
ATIVIDADES Uso da apostila nova.Produção de um curta-metragem em grupo.
METODOLOGIA
Uso da lousa digital e de textos presentesAbrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica
AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;Estar em dia com, contudo e atividades propostas;

Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09
CONTEÚDOS Pronome IndefinidoUso dos PorquêsAcentuação GráficaRevisão para trimestralClasses de PalavrasVerbos irregularesATIVIDADES Produção textualExercícios referentes ao textoEncerramento da apostila antigaUso da apostila nova
METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção.Leitura comparada de textosUso da lousa digital , revistas vídeos

Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09
CONTEÚDOS Pronome IndefinidoUso dos PorquêsAcentuação GráficaRevisão para trimestralClasses de PalavrasVerbos irregularesATIVIDADES Produção textualExercícios referentes ao textoEncerramento da apostila antigaUso da apostila nova
METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção.Leitura comparada de textosUso da lousa digital , revistas vídeos
Planejamento Mensal - 7º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de   01/08 a 01/09
CONTEÚDOS Pronome IndefinidoUso dos PorquêsAcentuação GráficaRevisão para trimestralClasses de PalavrasVerbos irregularesATIVIDADES Produção textualExercícios referentes ao textoEncerramento da apostila antigaUso da apostila nova
METODOLOGIA Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção.Leitura comparada de textosUso da lousa digital , revistas vídeos
Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 02 a 30/06)
OBJETIVOS Identificar e diferenciar a estrutura da narrativa através do gêneros textual diário Interpretar as diferentes tipos de texto;diferenciar verbos transitivos dos intransitivosReconhecer os verbos que precisam de preposição em seus complementos CONTEÚDO Frases nominaisDiárioPredicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivoObjeto Direto e IndiretoEstrutura da Narrativa
ATIVIDADES Uso da apostila: pgs de 90 a 120.Produção textual em sala de aula.
METODOLOGIA Uso da lousa digital e de textos presentesAbrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através do diário
AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;Estar em dia com, contudo e atividades propostas;
Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  02 a 30/6
OBJETIVOS Relacionar a função  sintática dos substantivos e advérbios à função das orações subordinadas. Perceber a importância das orações subordinadas na construção textualCompreender dinâmica da criação musicalCONTEÚDO Figuras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia)Organização de um textoLetra de CançãoOração subordinada AdverbialSubstantivos - RevisãoOração subordinada SubstantivaATIVIDADES Apostila nova das pgs.84 a 117 Produção de um relato histórico - Tema: CEBTrabalho em grupo reportagem - Tema: profissõesMETODOLOGIA Leitura e análise da canção presente na apostila Análise do texto e sua função social;Exposição músicas compostas pelos alunosExecução de exercíciosReescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas;Produção de uma canção

Trabalhos:

Oitavo Ano - . Produção de um diário Metodologia: Os alunos deverão formas trios ou quartetos que produziram um diário que contará o dia-a -dia, durante uma semana, de uma personagem inventada por eles.  Personagem: a forma da personagem fica a critério dos alunos - sugestão: um ovo ou boneco.
Entregas:  oitavo vesp. até o dia 08/07 (no máximo)oitavo mat. até  o dia 06/07 ( no máximo)       Os trabalhos deverão ser entregues por escrito, em forma de mine-livro, contendo capa e fotos ilustrativas  (pelo menos uma).
Sétimo Ano - Mat. Reescritura de um Conto

Metodologia:      Os alunos deverão individualmente reescrever o conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector, mudando o foco narrativo apenas, sem alterar a estrutura do enredo (situação inicial, complicações, clímax etc.).      Este texto já foi revisado em sala de aula, coletivamente analisado na aula do dia 16/06. Entregas:  sétimo mat. até  o dia 30/06;Os trabalhos deverão ser entregues por escrito, em forma de mine-l…

Planejamento Mensal - Segundo/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09
CONTEÚDO
Revisão dos conteúdos para a prova trimestral: Variação linguística e IntertextualidadePeríodo Composto (orações coordenadas)Semântica: Sinonímia e AntonímiaHiponímia e HiperonomiaPolissemia e Ambiguidade
ATIVIDADES Uso da Apostila Exercícios extrasTrabalho em grupo ou individual
METODOLOGIA
Execução de exercíciosParticipação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostasProva

Planejamento Mensal - Primeiro/EM

CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/08 a 01/09
CONTEÚDO REVISÃO PARA A TRIMESTRAL: Gêneros Textuais - Revisão,Classificação dos fonemas, Encontros vocálicos, Encontros consonantais, Sílabas, Acentuação gráfica,Novo Acordo Ortográfico. Estrutura e formação das palavras.Variedades linguísticas: conceituaçãoNorma padrão e norma culta. Classes de Palavras: substantivo, artigo, numeral e adjetivo

ATIVIDADES Apostila Exercíos extras
METODOLOGIA
Execução de exercíciosParticipação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas;Prova
Planejamento Mensal - 9º ANO/ FUND. II CRONOLOGIA 8 a 10 aulas de  01/8 a 01/09
CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Orações subordinadas: Adverbial e SubstantivaFiguras de estilo ( metáfora/ metonímia/ prosopopéia)Organização de um texto.EditorialPontuaçãoEntrevistaCraseConcordância VerbalATIVIDADES Uso da apostilaProdução de um EditorialTrabalho em grupo entrevista-METODOLOGIA Execução de exercíciosReescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;

AVALIAÇÃO Estar em dia com, contudo e atividades propostas
Planejamento Mensal - 8º ANO/ FUND. IICRONOLOGIA 8 a 10 aulas ( de 01/08 a 01/09)CONTEÚDO Revisão para a trimestral: Frases nominais, diário, predicado Verbal  -  verbo: transitivo e intransitivo e Nominal - predicativo do sujeito, Objeto direto  e indireto, Biografia, Pronomes oblíquos átonos, Preposições.Relatos: pessoal e históricoProdução cinematográficaSintaxe: termos acessórios predicativo
ATIVIDADES Uso da apostila nova.Produção de um curta-metragem em grupo.
METODOLOGIA
Uso da lousa digital e de textos presentesAbrir espaço para que os alunos reflitam sobre suas vivências através da produção cinematográfica
AVALIAÇÃO Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;Estar em dia com, contudo e atividades propostas;