Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias
É possível continuar os estudos sobre o gênero Boletim Informativo iniciado na atividade sobre leitura de boletins informativos, solicitando aos alunos que:
- comparem, por exemplo, um boletim com uma notícia de jornal ou uma reportagem, organizando questões que apontem para as características específicas do gênero priorizado;
- comparem os boletins lidos a outros boletins para que possam aprofundar o estudo das características do gênero.
Este estudo comparativo deve basear-se, portanto, numa análise sobre:
- o contexto de produção dos textos;
- o tipo de informação que apresentam;
- a forma de apresentação das informações;
- a forma de organização interna das informações;
- a adequação da forma de organização e da seleção de informações ao contexto de produção do texto.
Depois desse estudo, você pode solicitar aos alunos que produzam um boletim informativo.
Sugestão:
Replicando a organização do boletim
Replicando a organização do boletim
Agora, pense num tema de interesse público e organize um boletim informativo a respeito. Para tanto, você deve:
a) definir o contexto de produção do texto:
- qual será o papel social desempenhado pelo produtor do texto;
- qual será a finalidade do texto;
- para quem o texto será destinado;
- em que local circulará;
- considerar que o gênero (boletim informativo) e o portador (panfleto impresso ou eletrônico) já estão definidos.
b) selecionar os tipos de informação necessários para a abordagem do assunto;
c) organizar um projeto editorial para o boletim que replique a organização do boletim lido;
d) planejar o texto em função do projeto editorial;
e) publicar o texto e distribuí-lo.
No processo de produção do texto é importante que o professor oriente cada uma das etapas de produção: do planejamento à revisão final, definindo critérios para a revisão e avaliação do material produzido.
c) organizar um projeto editorial para o boletim que replique a organização do boletim lido;
d) planejar o texto em função do projeto editorial;
e) publicar o texto e distribuí-lo.
No processo de produção do texto é importante que o professor oriente cada uma das etapas de produção: do planejamento à revisão final, definindo critérios para a revisão e avaliação do material produzido.
Texto Original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
Comentários
Postar um comentário