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Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias

É possível continuar os estudos sobre o gênero Boletim Informativo iniciado na atividade sobre leitura de boletins informativos, solicitando aos alunos que:
  • comparem, por exemplo, um boletim com uma notícia de jornal ou uma reportagem, organizando questões que apontem para as características específicas do gênero priorizado;
  • comparem os boletins lidos a outros boletins para que possam aprofundar o estudo das características do gênero
Este estudo comparativo deve basear-se, portanto, numa análise sobre:
  • o contexto de produção dos textos;
  • o tipo de informação que apresentam;
  • a forma de apresentação das informações;
  • a forma de organização interna das informações;
  • a adequação da forma de organização e da seleção de informações ao contexto de produção do texto.
Depois desse estudo, você pode solicitar aos alunos que produzam um boletim informativo.
Sugestão:
Replicando a organização do boletim
Agora, pense num tema de interesse público e organize um boletim informativo a respeito. Para tanto, você deve:
a) definir o contexto de produção do texto:
  • qual será o papel social desempenhado pelo produtor do texto;
  • qual será a finalidade do texto;
  • para quem o texto será destinado;
  • em que local circulará;
  • considerar que o gênero (boletim informativo) e o portador (panfleto impresso ou eletrônico) já estão definidos.
b) selecionar os tipos de informação necessários para a abordagem do assunto;

c) organizar um projeto editorial para o boletim que replique a organização do boletim lido;

d) planejar o texto em função do projeto editorial;

e) publicar o texto e distribuí-lo.

No processo de produção do texto é importante que o professor oriente cada uma das etapas de produção: do planejamento à revisão final, definindo critérios para a revisão e avaliação do material produzido.
Texto Original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

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