Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2011
Frente Parlamentar da Educação discutirá o papel do professor A Frente Parlamentar Mista da Educação realizará na quarta-feira (28) palestra para discutir os desafios do Brasil na educação para os próximos anos. O palestrante será o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), que vai abordar o papel do professor.
Chalita já publicou 54 livros; é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, mestre em Direito e em Ciências Sociais. Foi ainda secretário de Educação do estado de São Paulo.
Para Chalita, a situação educacional brasileira não é boa porque o País demorou a priorizar essa área. Prova disso, segundo ele, é que o Brasil é uma das dez maiores potências econômicas do mundo, mas ocupa apenas a 70ª posição nas avaliações internacionais de educação.
O coordenador da frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reforça que o objetivo dos debates promovidos pelo grupo é fazer com que o tema esteja sempre no foco dos parlamentares. “Nossa ideia é fazer com que o ens…
Imagem
Proposta cria diretrizes para valorização da educação básica Arquivo/Brizza Cavalcante Para Professora Dorinha Resende, as condições de trabalho influenciam na qualidade da educação. A Câmara analisa o Projeto de Lei 1287/11, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.
A proposta, que modifica a Lei 9.424/96, é idêntica a outra (PL 5321/09) da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que foi arquivada no início da Legislatura.
Pelo texto, as diretrizes para a valorização incluirão planos de carreira que estimulem o desempenho e o desenvolvimento profissionais; formação continuada que promova a permanente atualização dos profissionais em benefício da qualidade da educação; formação continuada; e condições de trabalho que favoreça o sucesso do processo educativo.
O projeto também especifica requisitos para o exercício da profissão, como os listados a seguir:
- dura…
Imagem
Férias escolares em 2014 poderão coincidir com período da Copa do Mundo Luiz Cruvinel Cleber Verde: a Copa do Mundo será uma grande comemoração cívica. A Câmara analisa o Projeto de Lei 1273/11, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que determina que as férias escolares em 2014 coincidam com o período dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.
Conforme a proposta, em 2014, as férias escolares após o encerramento das atividades letivas do primeiro semestre deverão abranger todo o intervalo de tempo entre a abertura e o encerramento do evento esportivo. A medida valerá para os estabelecimentos de ensino públicos e privados.
“Não podemos deixar de propiciar que os torcedores estejam liberados para participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, argumenta o autor.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Con…

Relator vai propor meta de investimento em ensino entre 7% e 10% do PIB

Imagem
27/09/2011 17:53 Relator vai propor meta de investimento em ensino entre 7% e 10% do PIB Nesta terça-feira, Lelo Coimbra assumiu a presidência da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, no lugar do atual ministro do Turismo, Gastão Vieira. Beto Oliveira Vanhoni, relator do projeto: meta intermediária é "a ousadia possível". O relator do projeto do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), afirmou que a primeira versão do seu relatório deverá propor algum número entre 7% e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a meta de aplicação de recursos públicos no setor. A proposta do PNE, de autoria do governo, estabelece os objetivos da educação brasileira para os próximos dez anos.
Atualmente, União, estados e municípios investem, juntos, 5% do PIB em educação. O texto do Executivo propõe a ampliação desse valor para 7% até 2020, mas entidades ligadas ao setor pedem a aplicação de 10%. Segundo Vanhoni, uma meta intermediária é “a…