Cordelando
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Curtas na escola Clique na imagem para assistir ao curta-metragem "Patativa" sobre a vida do escritor de cordel Patativa do Assaré Uma parceria com Porta Curtas |
Possibilitar que os amantes do gênero cordel possam trocar, declamar, comentar; ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel.
Execução
- Exponha, num varal, vários folhetos de cordel, e convide os participantes para manusear o material. Se houver, na comunidade, algum repentista, convide-o para uma conversa com o grupo.
- Peça aos participantes que escolham um folheto e promova a leitura coletiva do mesmo: alguém será o narrador e outros assumirão o lugar dos personagens.
- Organize uma discussão sobre a história lida. Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
- Proponha aos participantes que se dividam em grupos e criem uma história sobre um tema que esteja provocando debate no momento. Lembre as pessoas que, segundo a tradição, o assunto escolhido deve se encaixar numa das formas de cordel: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia, Safadeza, Política, Propaganda.
- Depois, com a ajuda dos que têm mais facilidade para construir versos e rimas ao estilo de cordel, os grupos transformarão suas histórias em folhetos.
- Se houver quem saiba fazer xilogravura, proponha que os folhetos sejam ilustrados utilizando essa técnica, como nos cordéis tradicionais.
- Organize com o grupo uma festa para apresentação e leitura dos folhetos, com participação da comunidade.
Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Palavra, publicação elaborada pelo CENPEC.
A Arte é de Todos: Artes da Palavra, publicação elaborada pelo CENPEC.
Edição: Equipe EducaRede
Comentários
Postar um comentário