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Mostrando postagens de agosto 17, 2011
Área: Português Atividade: O teatro na escola: Morte e vida severina Objetivos Desenvolver a capacidade de expressão oral e de adaptação e textos para teatro. Introdução A sala de aula pode ser um ótimo ambiente para desenvolvimento da expressão oral, por meio de manifestações artísticas. Atividades de pré-leitura: testar o conhecimento prévio dos alunos. Perguntar se já ouviram o poema de João Cabral, se gostariam de conhecê-lo. Atividades de leitura: ler o texto com os alunos e comentar as relações estabelecidas pelo autor. Se possível, mostrar as canções de Chico Buarque para os versos do poema. Atividades de expressão oral: Mostrar, na íntegra, o poema de João Cabral. Divida a sala em grupos e fazer a leitura em forma de jogral. Pedir aos alunos que imaginem como aquela história ficaria no palco. Converse sobre as possibilidades de montagem, as ações das personagens, a criação dos cenários, as falas das personagens, o sentido da história. Por fi
Área: Português Atividade: O que fazer com o dinheiro? Objetivos Ampliar a capacidade de argumentar em situações concretas. Introdução Como o trabalho em grupo pode beneficiar toda a sociedade? Atividades de leitura: ler o texto com os alunos, comentar os benefícios das cooperativas e analisar a situação de seu estado em relação ao incentivo para pequenos agricultores. Atividades de decisão em grupos: Reflexão individual: Entregar a cada participante dez cédulas que imitam dinheiro. Todas com o mesmo valor. Sugerimos a criação de uma cédula inexistente, por exemplo, R$ 250,00. Pedir a cada um que pense seriamente: como aquele dinheiro poderia ser gasto? Pedir também que escrevam o destino escolhido. Reflexão em grupo: Dividir a classe em grupos. Pedir que os alunos coloquem todo o dinheiro de cada um em um monte único, no centro de cada grupo. Pedir que cada participante retire de sua parte apenas cinco cédulas e repense a forma como gastari
Área: Português Atividade: Ouvi dizer que… Objetivos Ampliar a capacidade de ouvir com atenção, compreender, parafrasear, interpretar e recordar o que foi dito. Introdução Quem tem boa memória? Vamos fazer um teste? Antes da leitura, verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da situação efetiva dos índios no Brasil. O que eles conhecem ou ouviram falar sobre o assunto? Conhecem alguma comunidade indígena? Em caso afirmativo, peça que citem sobre o modo de vida e costumes Ler o texto com os alunos e verificar se os comentários anteriores se confirmaram. Solicitar três voluntários e pedir a eles que se retirem da sala. Pedir aos alunos que ficaram na sala de aula que releiam a primeira parte do texto (Demarcação...) e que resumam o conteúdo dos três parágrafos. Esclarecer que devem ficar atentos, pois deverão, posteriormente, passar o conteúdo do texto, usando apenas a memória, para um colega que está esperando lá fora. Feita a tarefa,
Área: Português Atividade: Haicai Objetivos Sensibilizar os alunos para o sintetismo e a poesia do haicai. Introdução Os alunos sabem o que é haicai? Sugira que façam a atividade proposta e, depois, criem-nos à vontade! Ler o poema com os alunos. Permitir que, livremente, falem de suas sensações e façam comentários sobre o texto. Comentar o título e estabelecer relações com nosso dia-a-dia. Observar a irregularidade dos versos e estrofes. Comentar que o poeta moderno se permite fugir das regras tradicionais de versificação para deixar fluir mais livremente suas emoções. Se necessário, esclarecer que verso é uma linha do poema, estrofe é um conjunto de versos e poema é a concretização da expressão em versos. Poesia, por sua vez, é um fenômeno. É um fenômeno criador que transforma em linguagem as emoções. Falar e, se possível, mostrar os seguintes haicais, colhidos da Internet, sem autoria, no site http://universodohaicai.vilabol.uol.com.br/ premiado
Área: Português Atividade: Criação de um painel Objetivos Desenvolver a habilidade de opinar com base em dados concretos. Introdução Lendo o texto e tentando relembrar o episódio divulgado no mundo inteiro, vamos refletir com nossos alunos: como o massacre de Eldorado dos Carajás atingiu você? A violência é a melhor forma de eliminar nossos inimigos? Atividades de pré-leitura: Seria interessante trazer para a sala uma série de reportagens e artigos sobre violência contra trabalhadores. Pontos de vista diferentes são bem-vindos para acalorar a discussão. Peça para cada aluno que leia um texto sobre o tema e faça as anotações que julgar convenientes. Se tiver reportagens de televisão sobre o assunto, seria interessante mostrar para os alunos. O importante é que se informem sobre o assunto para, depois, discutirem com conhecimento de causa. Atividades de leitura: ler, com os alunos, o texto Os crimes do latifúndio. Solicitar comentários e a participa
Área: Português Atividade: Jogo das simulações: a agência de empregos Objetivos Ampliar a capacidade de redigir um texto para o jornal a partir de anúncios reais Introdução Pergunte aos alunos: se vocês fossem empregadores, como redigiriam um classificado para contratar colhedores de cana? Atividades de pré-leitura: entregar aos alunos diversos classificados de jornais. Pedir que observem a variedade e a forma sucinta como são oferecidos os produtos, os empregos, as pessoas. Ler o texto com os alunos. Comentá-lo. Pedir opiniões sobre o assunto, principalmente sobre o subtítulo "O trabalhador máquina". Dizer a eles que, hoje, a classe irá transformar numa agência de empregos. Os alunos deverão, pois, de acordo com o que foi analisado nas atividades de pré-leitura, criar vários anúncios para recrutar trabalhadores para o corte de cana em seu estado. Recortar vários anúncios reais e remontar uma página em que os anúncios feitos pelos alunos a
Área: Português Atividade: Reportagem Objetivo Incentivar a criação de textos a partir de estímulos não-verbais. Introdução Junto com nossos alunos, vamos dar vida a essas fotos, imaginado a dinâmica do universo que elas representam. Observando o ensaio vamos pensar: quem serão essas pessoas? Como vivem? O que lêem? Quais seriam seus sonhos? Atividades de Pré-Leitura Iniciar a aula dizendo que, às vezes, é possí-vel brincar com a imaginação e criar perso-nagens. Peça aos alunos para registrar no caderno respostas às perguntas que serão feitas por você. Devem numerar as respostas de 1 a 12 e não é necessário escrever as perguntas. Inicie o jogo: Escrevam um nome de pessoa, homem ou mulher. Escrevam o nome de um lugar distante. Escrevam um número entre 1 e 500. Anotem um espaço de tempo (segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos). Escrevam um número qualquer. Escrevam um desejo qualquer, seu ou fictício. Escrevam a palavra SIM ou a palavra
Área: Português Atividade: Você só come a castanha? Objetivos Ampliar a capacidade de adjetivação. Introdução Você só come a castanha do caju? Dizem os especialistas que do caju brasileiro se aproveita até o cheiro! Vamos refletir sobre isso com nossos alunos! Ler o texto com os alunos. Pedir que verifiquem, no poema, os adjetivos e seus efeitos de sentido (tamanha, brasileiro, saborosa, maravilhoso, prazenteiro, benfazeja, cruel, certo, altaneiro, cultivado, alvissareiro). Para melhor sentir o efeito dos adjetivos no texto, pedir que o leiam sem mencioná-los. Destacar a importância, sobretudo, do adjetivo “altaneiro”. Sem ele, o poema muda de sentido. Dividir a turma em grupos. Pedir a cada grupo que escolha três adjetivos dos versos lidos e os escrevam no quadro-negro. Estabelecer um tempo para que os alunos libertem a imaginação e busquem associar a cada palavra quadro-negro o maior número de adjetivos possível. Se quiserem, podem usar o dicionário
Área: Português   Atividade: Paráfrase criativa Objetivo Estimular a criatividade por meio de paráfrases. Introdução Quais são os alimentos que saem da terra e são saborosos? Abóbora com chuchu é uma boa pedida? Ler o texto com os alunos. Perguntar: qual, fundamentalmente, é a diferença entre nossos costumes e os costumes indígenas? Pedir ao alunos que leiam novamente os poemas, mas, agora, a partir do último verso para o primeiro. Perguntar: O que notaram? A forma de construção do poema permite essa inversão drástica? Será que isso ocorre com todos os poemas? Atividade de criação de textos: Segundo Samir Curi Meserani, a paráfrase criativa é aquela que ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original. O texto, nesse caso, se desdobra e se expande. Peça aos alunos que substituam a palavra “mandioca” – no poema Da Terra nós tiramos nossa comida - por um substantivo abstrato (amor, saudade, ciúme). Exemplo: É na terra que a gente pl
Área: Português Atividade: O contador de “causos” Objetivos Ampliar o conhecimento dos alunos sobre contos e lendas populares. Introdução Vamos suscitar entre os alunos discussões sobre a situação apresentada no texto a partir das perguntas: você já pensou em trabalhar vinte e quatro horas por dia em um lugar bem distante de sua casa e sem recursos para comunicação? O que pensariam seus parentes depois de um ano sem notícias? Como você se sentiria na solidão? Ler o texto com os alunos e perguntar se ele apresenta uma situação real. Explicar que contos da tradição oral permitem espaço para o maravilhoso, para o inverossímil; destacar a frase “Naquele dia minha esposa já estava começando a ficar noiva de outro homem”. Pedir a um aluno que se imagine como o “noivo” e conte para a sala o que fez quando descobriu que a noiva voltaria para o marido. Pedir a uma aluna que conte para a sala os acontecimentos ocorridos no instante em que precisou comunicar ao no
Área: Português Atividade: O observador Objetivos Estimular a criatividade por meio de exercícios que desenvolvam as habilidades de fluência, humor e analogia. Introdução Proponha a seus alunos a seguinte reflexão: se você fosse uma cidade, qual gostaria de ser? Por quê? Ler o texto com os alunos. Estabelecer relações entre os critérios portugueses para aceitação de uma região como cidade e o espaço geográfico habitado pelos alunos. A cidade em que moram seria considerada como tal? Relacionar, no quadro-negro, as cidades vizinhas. Pedir que os alunos falem sobre elas (vantagens e desvantagens de morar lá). Informar aos alunos que, farão um exercício de SINÉTICA. Esclarecer que é uma palavra grega que significa “juntar ou combinar elementos aparentemente diferentes ou irrelevantes”. Esse conceito foi desenvolvido por Willian Gordon (1961) como um modo de auxiliar a procura de soluções para um problema por meio de analogias e metáforas. Dê um exemplo e peça
SOU ou grato a Deus... Por minha mulher... por ela dizer que teremos cachorro-quente ao jantar, porque ela está em casa comigo! Por meu marido... por ele estar esparramado no sofá como um purê de batata,  porque ele está comigo! Pela adolescente lá de casa... que está reclamando por ter que lavar a louça,  porque isso significa que está em casa, e não nas ruas! Pelas broncas do chefe... pois isto significa que estou empregado! Pela bagunça que restou depois da festa... porque isto significa que estive rodeado de amigos! Pelas roupas que estão ficando apertadas... porque isso significa que tenho mais que o suficiente para comer! Pela minha sombra que me observa em ação... porque isso significa que estou fora, ao sol! Pela grama que precisa ser cortada, pelas janelas que precisam ser limpas  e pelas calhas que preciso consertar... Porque isso significa que tenho uma casa! Pela vaga que achei bem no final do estacionamento... porque isso significa
SOU ou grato a Deus... Por minha mulher... por ela dizer que teremos cachorro-quente ao jantar, porque ela está em casa comigo! Por meu marido...   por ele estar esparramado no sofá como um purê de batata,  porque ele está comigo! Pela adolescente lá de casa...   que está reclamando por ter que lavar a louça,  porque isso significa que está em casa, e não nas ruas! Pelas broncas do chefe...   pois isto significa que estou empregado! Pela bagunça que restou depois da festa... porque isto significa que estive rodeado de amigos! Pelas roupas que estão ficando apertadas... porque isso significa que tenho mais que o suficiente para comer! Pela minha sombra que me observa em ação... porque isso significa que estou fora, ao sol! Pela grama que precisa ser cortada, pelas janelas que precisam ser limpas  e pelas calhas que preciso consertar... Porque isso significa que tenho uma casa! Pela vaga que achei bem no final do estacionamento... porque isso significa que posso caminhar e que tenho meio