Área: Português
Atividade: Você só come a castanha? Objetivos Ampliar a capacidade de adjetivação.
Introdução Você só come a castanha do caju? Dizem os especialistas que do caju brasileiro se aproveita até o cheiro! Vamos refletir sobre isso com nossos alunos! Ler o texto com os alunos. Pedir que verifiquem, no poema, os adjetivos e seus efeitos de sentido (tamanha, brasileiro, saborosa, maravilhoso, prazenteiro, benfazeja, cruel, certo, altaneiro, cultivado, alvissareiro).
Para melhor sentir o efeito dos adjetivos no texto, pedir que o leiam sem mencioná-los. Destacar a importância, sobretudo, do adjetivo “altaneiro”. Sem ele, o poema muda de sentido.
Dividir a turma em grupos. Pedir a cada grupo que escolha três adjetivos dos versos lidos e os escrevam no quadro-negro.
Estabelecer um tempo para que os alunos libertem a imaginação e busquem associar a cada palavra quadro-negro o maior número de adjetivos possível. Se quiserem, podem usar o dicionário...