Criando manchetes de jornal
Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha. Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.
Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental -6º a 9º
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Nas aulas de análise da estrutura do texto jornalístico, depois de trabalhar com alguns jornais e explorar os sentidos das manchetes, o professor pode propor uma situação engraçada que favoreça a compreensão do sentido da manchete e de sua relação com o texto.Ciclo: Ensino Fundamental -6º a 9º
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha. Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.
Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:
Ao terminar a rodada, cada grupo terá quatro manchetes que serão lidas e uma eleita para socializar para classe. Um exemplo:
Essa dinâmica divertida dinamiza a aula, motiva os alunos e favorece a percepção de que a manchete é importante para despertar o interesse e a curiosidade do leitor. Finalmente, o grupo deverá criar um texto que explique o acontecimento da manchete escolhida. Texto original: Vera Lúcia Moreira Edição: Equipe EducaRede |
Comentários
Postar um comentário