Pular para o conteúdo principal
Trabalho Infantil
Lugar de criança é na escola
mre.gov.brSeus alunos estão abandonando a vida escolar para entrar precocemente no trabalho? Ou, apesar de freqüentarem a sala de aula, os estudantes faltam bastante ou apresentam queda no rendimento devido ao cansaço pela dupla jornada?

Por definição, trabalho infantil é aquele realizado por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrar no mercado de trabalho e que executam tarefas insalubres e perigosas, comprometendo sua integridade física, moral e psico-social.

A principal causa que leva crianças e jovens de todo o mundo a serem obrigados a trabalhar é a pobreza. Famílias de baixa renda travam uma verdadeira luta diária pela sobrevivência em países cujos governos não dão prioridade a áreas como saúde, Educação, moradia, saneamento básico, programas de geração de renda, entre outros. As crianças são forçadas a assumir responsabilidades em casa ou acabam indo elas mesmas buscar a complementação da renda familiar.

O tema é sempre relevante para ser abordado em várias disciplinas, uma vez que pertence ao campo dos direitos, e estes são primordiais para o exercício da cidadania. Ainda que seja para garantir a continuidade de uma tradição familiar (trabalho como processo de socialização), para dividir responsabilidades no interior da casa (serviços domésticos e cuidados com irmãos menores) ou para ajudar na lide do campo, o trabalho de crianças e adolescentes não pode impedir que elas exerçam seus direitos à educação e ao brincar, essenciais ao seu pleno desenvolvimento.

O Brasil encontra-se adiantado em relação aos demais países no que se refere à existência de legislação proibitiva ao trabalho infantil e de proteção aos direitos da criança e do adolescente. Os principais dispositivos são: a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Entretanto, ainda há muito a fazer para que essas leis sejam efetivamente cumpridas.

Veja abaixo a lista de locais onde se pode obter mais informações sobre o assunto e até denunciar a exploração do trabalho infantil.



(Texto elaborado com auxílio do "Guia para Educadores –
Combatendo o Trabalho Infantil", da OIT)

Instituições que oferecem apoio
Brasil AL BA DF RN RO SP


 
Brasil
 
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
http://www.presidencia.gov.br/sedh
Legislação e relação dos Conselhos de Direitos por Estados.

Endereço: Esplanada dos Ministérios - Bloco T - Anexo II - Sala 420 - Brasília
Tel: (61) 429.3142 / 3454 .
Fax: (61) 223.2260.
E-mail: direitoshumanos@sedh.gov.br
Coordenadoria Geral de Atendimento e Orientação ao Trabalhador
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Anexo, Ala B, sala 201, CEP: 70059-900 - Brasília - DF
Fax: (61) 224-2119.
E-mail: ouvidoria@mte.gov.br
Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-econômicos)
http://www.dieese.org.br
desenvolve atividades de pesquisa, assessoria, educação e comunicação nos temas relacionados ao mundo do trabalho e que se ajustam aos desafios que a realidade coloca para a organização dos trabalhadores brasileiros

Endereço: Rua Ministro de Godói, 310, Perdizes - São Paulo
Tel: (11) 3874 5366.
Fax: (11) 3874 5394 .
E-mail: en@dieese.org.br
Fórum Nacional Lixo & Cidadania
http://www.lixoecidadania.org.br
Combate ao trabalho de crianças nos lixões.

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 1749 conjunto 53A - Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3034-4468 / 3032-6014 / 3518-9022.
Fax: (11) 3034-4468 / 3032-6014 / 3518-9022.
E-mail: lixoecidadania@aguaevida.org.br
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
http://www.fnlij.org.br/
Resenha do livro "Serafina e a criança que trabalha", de Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto. Baseado em viagens e entrevistas reais, a obra tem por objetivo trazer às crianças informações sobre o grave problema do trabalho infantil.

Endereço: Rua da Imprensa, 16, 12ª andar - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2262-9130.
Fax: (21) 2262-6649.
E-mail: informacao@fnlij.org.br
Ministério do Trabalho e Emprego
http://www.mte.gov.br
Lançou a campanha "Diga não ao Trabalho Infantil" e disponibiliza o "Disque Denúncia ao Trabalho Infantil" por meio do telefone (85) 255-2200.

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Anexo, Ala B, Sala 380 - Brasília
Tel: (61) 317-6000 .
OIT (Organização Internacional do Trabalho)
http://www.ilo.org
É uma das agências especializadas da ONU, Organização das Nações Unidas e tem o objetivo de lutar pela melhoria das condições de trabalho no mundo, prestando assistência técnica e financeira a instituições nacionais para a erradicação do trabalho infantil no País. Desenvolve o Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil e lançou o livro "Combatendo o Trabalho Infantil - Guia para Educadores". Para obter a publicação envie carta (ou e-mail) ao endereço abaixo.

Endereço: Setor de Embaixadas Norte
Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil
lançou o livro Boas Práticas de Combate ao Trabalho Infantil - Os 10 anos do Ipec no Brasil. A publicação apresenta os dados brasileiros sobre o tema desde o início da década de 90 e mostra sua evolução durante estes 10 anos. Além disso, reúne relatos de parcerias bem sucedidas no país; a ação das centrais sindicais; a criação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; os projetos de combate ao trabalho infantil doméstico e de combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e o programa de promoção da educação.
Tel: (61) 426-0100.
Secretaria de Assistência Social - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
http://www.mpas.gov.br
O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) se destina às famílias atingidas pela pobreza e pela exclusão social, com renda per capita de até ½ salário mínimo, com filhos na faixa etária de 7 a 14 anos que trabalham. O programa complementa a renda familiar com o Bolsa Escola Cidadã possibilitando o acesso de crianças e adolescentes na escola e oferece atividades culturais, desportivas e de lazer no período complementar ao do ensino regular.

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. F - Brasília
Tel: 0800-78-0191.

 
AL
 
Projeto Oásis (Movimento Pró-desenvolvimento Comunitário)
O movimento pró-desenvolvimento comunitário criou o projeto oásis, em Palmeira dos Indios, a terceira maior cidade de Alagoas, situada no agreste, divisa com Pernambuco, onde crianças e adolescentes encontram carinho, brincadeiras e atividades pedagógicas. O projeto atende 200 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que dependem da renda de empregos informais e da prostituição. No projeto, elas recebem aulas, além das regulares, de produção de papel reciclado, recuperação de sucatas e bordados, aulas de teatro, espaços de discussão sobre prevenção contra AIDS e outras DSTs, drogas e sexualidade.

Tel.: (82) 3421-3480 / 984-2330 (Maria Eunice de Jesus)

 
BA
 
Ampliando Direitos e Horizontes - Experiência com adolescentes e empregadas domésticas (Centro de Estudos Afro-Orientais- Salvador)
O objetivo desse projeto, criado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade da Bahia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão e o Sindicato das Empregadas Domésticas da Bahia, é ajudar jovens que exercem a função de empregadas domésticas, a retomarem os estudos. Na região metropolitana de Salvador, estima-se que 5000 empregadas domésticas tem menos de 14 anos e 12.000 tem entre 14 e 17 anos, sendo que só 67,2% estudam. O projeto atende 120 meninas que estão na escola e participam de oficinas de linguagem oral e escrita, de matemática e de cidadania e ainda tem aulas de higiene, tecnologias domésticas, confecção de alimentos e puericultura. O projeto também se preocupa em aumentar as possibilidades de acesso a outros tipos de profissão, procurando capacitar as alunas em informática e técnicas de recepção e atendimento e discutem sobre trabalho infantil e seus limites, seus direitos e assédio sexual. Vanda Sampaio de Sá Barreto.
Tel: (71) 322-3216.
MOC - Movimento de Organização Comunitária
Organização Não-Governamental que atua principalmente na região sisaleira da Bahia e visa contribuir para o desenvolvimento da sociedade humana, por meio de capacitação, assessoria educativa, apoio a projetos referenciais e fortalecimento da cidadania. Desenvolve os projetos "Capacitação de Professores" (CAT) - voltado às escolas rurais da rede pública municipal -, "Jornada Ampliada" - capacita monitores do "Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil" (PPETI), dos municípios beneficiados com a bolsa-escola, quanto à prática pedagógica de reforço escolar e planejamento - e "Mala de Leitura" - capacita professores do CAT e monitores da "Jornada Ampliada", orientado-os e incentivando-os a desenvolver um processo de leitura de forma prazerosa e crítica entre os alunos.

Endereço: R. Pontal 61 - CEP: 44017-170 - BA.

 
DF
 
Andi - Agência de Notícias dos Direitos da Infância
http://www.andi.org.br
criou um site com o objetivo de tirar o trabalho infantil doméstico da invisibilidade e de promover o acesso a informações relativas a este tema

Endereço: SDS - Ed. Boulevard Center / Bloco A / Sala 101 - Brasília - DF.
Tel: (61) 322-6508.
Missão Criança
http://www.missaocrianca.org.br
Entidade sem fins lucrativos que desenvolve seu trabalho basicamente com a ajuda de voluntários, de contribuições individuais, de empresas e de entidades nacionais e internacionais que atuam no mesmo sentido, combatendo o trabalho infantil, a pobreza e a exclusão social. Desenvolveu a Bolsa-escola Cidadã. Em um ano, conseguiu distribuir 720 bolsas que beneficiam mais de 2 mil crianças.

Endereço: CLN 107, bloco C, sala 101 - CEP: 70743-530 - DF.
Tel: (61) 273-4620 .
Fax: (61) 2744261.

 
RN
 
Ações Educativa no Aterro Sanitário (Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social)
Realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal, as ações educativas no aterro sanitário, tem como objetivo acabar com o trabalho infantil no lixão de Natal onde havia 92 crianças com menos de 7 anos e 72 jovens de 7 a 17 anos que catavam lixo ao invés de estudarem. Hoje, o projeto atende mais de 510 crianças e jovens de 207 famílias que participam de aulas de dança, leitura, capoeira e atividades esportivas, além de freqüentarem a creche ou escola para receberem o ensino regular. As 207 famílias beneficiadas recebem cestas-básicas, bolsa-escola e atendimento médico e odontológico.
Tel: (85) 488-7200 (Unicef Fortaleza).
Erradicando o Trabalho Infantil com Ações Complementares à Escola - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Jardim das Piranhas, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz
Centenas de crianças em Jardim das Piranhas, no Rio Grande do Norte, trabalharam 12 horas por dia e deixavam de ir a escola para fabricar redes nas indústrias de tecelagem. O conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, contando com fundos do Criança Esperança, já tirou 400 crianças dessa situação que foram encaminhadas para a escola. Para isso, passaram a receber uma bolsa-escola. Além das aulas regulares, complementam a jornada escolar com atividades esportivas, artísticas, além de terem direito a lazer e suas famílias são conscientizadas sobre a importância de escolarizar seus filhos.

Endereço: Av. Alexandrino de Alencar, 411, sala 211 A e 215 - RN.
Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social
desenvolve trabalhos de assistência social, abordando a questão do trabalho infantil

Endereço: Av. Bernardo Vieira, 2180 B, Dixsebd Rosado - RN.

 
RO
 
Conselho de Monitoramento para Erradicação do Trabalho Infantil no Garimpo Bom Futuro
Melhoria das condições de vida da população e erradicação do trabalho infantil, centradas na ação educacional. Coordena ações para a melhoria de vida da população. Visa à erradicação do trabalho infantil, centrada na ação educacional. Construiu a única escola do município de Bom Futuro que oferece ensino fundamental da pré-escola à 4ª série, além de manter os alunos em jornada integral com atividades manuais, práticas esportivas, culturais e agrícolas. A Escola ainda mantém turmas noturnas para jovens e adultos. O PETI (programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do governo federal, financia uma bolsa às famílias. Outros projetos: "Telecurso 2000" e "Programa Escola no Campo". A escola ainda participa do programa Amigos da Escola, da Rede Globo de Televisão.

Endereço: Endereço: Ariquemes - RO / Caixa Postal 342
CEP: 78932-000 - RO.
Tel: (69) 535-2423.
Fax: (69) 535-3166.

 
SP
 
Fundação Abrinq
http://www.fundabrinq.org.br/peac
O "Empresa Amiga da Criança" é um programa que tem o objetivo de engajar empresas para uma atuação social em favor da criança e do adolescente, em especial na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Já possui 1340 empresas credenciadas.

Endereço: Rua Lisboa 224 - Jardim América - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3069.0699 .
E-mail: peac@fundabrinq.orb.br
Instituto Pólis
http://www.polis.org.br
Tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável, a ampliação dos direitos de cidadania e a democratização da sociedade

Endereço: Rua Araújo, 124 - São Paulo - SP.
Tel: (11) 3258-6121 .
Fax: (11) 3258-3260 .
E-mail: comunicacao@polis.org.br
Pró-menino/RISolidaria
http://www.risolidaria.org.br/index.jsp
O portal Pró-menino/RISolidaria é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da educação. Para isso, dissemina informações e apóia organizações governamentais e não-governamentais que lidam com esta temática, sendo a escola seu foco prioritário de atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...