Pular para o conteúdo principal
Viagem ao mundo da fantasia
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura de Fábulas
Tipo: Texto

Objetivos

Os alunos serão orientados a:
  • Selecionar os contos segundo seu interesse e necessidade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados aos objetivos e interesses do trabalho em questão.
  • Confirmar antecipações e interferências realizadas antes e durante a leitura.
  • Articular o maior número possível de informações textuais e contextuais na construção do sentido do texto, de modo a:
    • extrair informações não-explícitas, apoiando-se em deduções;
    • estabelecer a progressão temática;
    • integrar e sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito.
  • Trocar impressões com outros leitores a respeito de textos lidos.
  • Compreender a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
  • Redigir contos de fadas de autoria, estruturando-os de maneira a garantir as características do texto e uma busca da originalidade.
  • Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.
Procedimentos Metodológicos e Conteúdos
  • Leitura de diversos contos de fadas: silenciosa e oral feita pelo professor com interferências.
  • Reescritas simples.
  • Produção de um conto de fadas de autoria.
  • Confecção de um livro:
    • capa: título, autor, ilustrações e editora;
    • contra-capa;
    • ficha catalográfica: informações sobre o livro e o seu autor;
    • segmentação do texto em parágrafos para compor as diversas páginas do livro;
    • transcrição do texto;
    • ilustração do texto;
    • biografia do autor.
Observações:O livro será apresentado aos pais e convidados na Feira do Livro que está sendo planejada para o segundo semestre.
Um modelo de livro está anexo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...