Pular para o conteúdo principal
Viagem ao mundo da fantasia
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura de Fábulas
Tipo: Texto

Objetivos

Os alunos serão orientados a:
  • Selecionar os contos segundo seu interesse e necessidade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados aos objetivos e interesses do trabalho em questão.
  • Confirmar antecipações e interferências realizadas antes e durante a leitura.
  • Articular o maior número possível de informações textuais e contextuais na construção do sentido do texto, de modo a:
    • extrair informações não-explícitas, apoiando-se em deduções;
    • estabelecer a progressão temática;
    • integrar e sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito.
  • Trocar impressões com outros leitores a respeito de textos lidos.
  • Compreender a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
  • Redigir contos de fadas de autoria, estruturando-os de maneira a garantir as características do texto e uma busca da originalidade.
  • Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.
Procedimentos Metodológicos e Conteúdos
  • Leitura de diversos contos de fadas: silenciosa e oral feita pelo professor com interferências.
  • Reescritas simples.
  • Produção de um conto de fadas de autoria.
  • Confecção de um livro:
    • capa: título, autor, ilustrações e editora;
    • contra-capa;
    • ficha catalográfica: informações sobre o livro e o seu autor;
    • segmentação do texto em parágrafos para compor as diversas páginas do livro;
    • transcrição do texto;
    • ilustração do texto;
    • biografia do autor.
Observações:O livro será apresentado aos pais e convidados na Feira do Livro que está sendo planejada para o segundo semestre.
Um modelo de livro está anexo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno