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Mostrando postagens de outubro 20, 2011
Deu na Imprensa: Entrevista Inclusiva – Amanda Gurgel   Durante muitos dias do mês de maio, o grande tema comentado e compartilhado pela internet através das redes sociais foi educação. O hit do momento foi o vídeo de Amanda Gurgel, professora do Rio Grande do Norte que botou a boca no mundo durante Audiência Pública na Câmara dos Deputados com o tema “O Cenário da Educação Pública do Rio Grande do Norte”. Sua fala, foi ao ar ao vivo na TV Câmara do RN, além de filmada e colocada no YouTube. Com milhões de visualizações, arrancou aplausos da plateia e dos internautas ao manifestar falas corajosas como “Me preocupa a fala da maioria aqui, quando dizem ‘não vamos falar da situação precária da educação pública porque isso todos já sabem’. Estamos banalizando isso? Estão me colocando com giz e um quadro numa sala lotada me dizendo para ser a salvadora do país”. Mesmo indo do YouTube para o Domingão do Faustão, Amanda não mudou em nada seu discurso afiado
    INTRODUÇÃO Caro professor, prezada professora,             Como é de seu conhecimento – pois assim prescrevem o nosso Projeto Pedagógico e os livros de nossa coleção – o texto é o nosso ponto de partida e o de chegada das atividades de ensino e de aprendizagem da língua materna. A recepção e a produção de textos, portanto, devem ser a tônica das avaliações. Através delas – sejam formais ou processuais – o que queremos é identificar se os alunos compreendem o que lêem e produzem textos usando recursos lingüísticos adequados às mais diversas situações comunicativas. Em outras palavras, queremos identificar se os alunos percebem a leitura e a escrita como práticas que exigem a apropriação consciente das finalidades e intenções, dos ditos e não-ditos e das estratégias usadas pelo locutor para atingir os objetivos de seu texto. Enfim, se os alunos estão desenvolvendo os saberes necessários à consti