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Proposta de atividade 5ª a 8ª série

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Ilustração: Michele Iacocca
 Expectativas de Aprendizagem:

Espera-se que os alunos:

a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero.

b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.

c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.

No que se refere aos alunos de 5ª a 8ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:



  • identifiquem e caracterizem a obra;

  • apresentem uma síntese do conteúdo da obra;

  • analisem criticamente o conteúdo da obra de referência.

    :: Organização da atividade

    A atividade deverá ser organizada em três momentos:

    a) Aprendendo o que é uma resenha.

    b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe.

    c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal.

    Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha:

  • seu contexto histórico de produção;

  • suas características de composição estrutural;

  • os recursos estilísticos do gênero.

    Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas ou programas na TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores.

    Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc.

    É importante que o professor reserve horários semanais para leitura em classe inclusive com leitura em voz alta feita pelo educador ou por alunos mais desenvoltos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o professor estiver trabalhando com o gênero contos e lendo com eles uma pequena antologia como “Deixa que eu conto”, de Carlos Drummond de Andrade e outros, Ed. Ática parte do acervo do Biblioteca em minha casa MEC/PNBE/2002 o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc.

    Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal:

  • quem será o interlocutor (e quais suas características);

  • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);

  • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);

  • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);

  • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).

    Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção.

    Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados.

    Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo.


    :: Avaliação

    Neste momento, o professor deverá verificar se, durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.

    Sugestão de ficha de auto-avaliação

    Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos.

    Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.


    FICHA DE AVALIAÇÃO DAS RESENHAS
    ALUNO: ........................................................................................
    SÉRIE:
    .................PROFESSOR(A): ...........................................
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS SIM NÃO COMENTÁRIOS
    Na produção da resenha:
    Os dados bibliográficos foram apresentados?      
    Há síntese do conteúdo da obra?      
    Há análise da obra como um todo?      
    Foram feitos comentários sobre a obra?      
    A resenha está adequada ao contexto de produção definido?      
    A progressão temática realizada está adequada ás finalidades do texto?      
    O texto foi organizado em parágrafos?      
    Os critérios de paragrafação são adequados e coerentes?      
    A pontuação interna dos parágrafos está adequada, atendendo aos efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor?      
    Os recursos lingüísticos utilizados estão corretos (ortografia, concordância, regência, por exemplo)?      
    Na revisão da resenha:
    Os aspectos apontados foram corrigidos?      
    Os comentários feitos pelo colega foram considerados? (Explique)      
    Os comentários feitos pelo professor foram considerados? (Explique)      
    Na apresentação da resenha:
    O texto está legível?      
    Foi respeitada a formação combinada?      
    O trabalho está limpo?      


    Texto original:
    Kátia Bräkling

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