Pular para o conteúdo principal
Proposta de atividade 5ª a 8ª série

::

Ilustração: Michele Iacocca
 Expectativas de Aprendizagem:

Espera-se que os alunos:

a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero.

b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.

c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.

No que se refere aos alunos de 5ª a 8ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:



  • identifiquem e caracterizem a obra;

  • apresentem uma síntese do conteúdo da obra;

  • analisem criticamente o conteúdo da obra de referência.

    :: Organização da atividade

    A atividade deverá ser organizada em três momentos:

    a) Aprendendo o que é uma resenha.

    b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe.

    c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal.

    Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha:

  • seu contexto histórico de produção;

  • suas características de composição estrutural;

  • os recursos estilísticos do gênero.

    Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas ou programas na TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores.

    Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc.

    É importante que o professor reserve horários semanais para leitura em classe inclusive com leitura em voz alta feita pelo educador ou por alunos mais desenvoltos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o professor estiver trabalhando com o gênero contos e lendo com eles uma pequena antologia como “Deixa que eu conto”, de Carlos Drummond de Andrade e outros, Ed. Ática parte do acervo do Biblioteca em minha casa MEC/PNBE/2002 o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc.

    Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal:

  • quem será o interlocutor (e quais suas características);

  • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);

  • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);

  • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);

  • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).

    Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção.

    Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados.

    Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo.


    :: Avaliação

    Neste momento, o professor deverá verificar se, durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.

    Sugestão de ficha de auto-avaliação

    Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos.

    Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.


    FICHA DE AVALIAÇÃO DAS RESENHAS
    ALUNO: ........................................................................................
    SÉRIE:
    .................PROFESSOR(A): ...........................................
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS SIM NÃO COMENTÁRIOS
    Na produção da resenha:
    Os dados bibliográficos foram apresentados?      
    Há síntese do conteúdo da obra?      
    Há análise da obra como um todo?      
    Foram feitos comentários sobre a obra?      
    A resenha está adequada ao contexto de produção definido?      
    A progressão temática realizada está adequada ás finalidades do texto?      
    O texto foi organizado em parágrafos?      
    Os critérios de paragrafação são adequados e coerentes?      
    A pontuação interna dos parágrafos está adequada, atendendo aos efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor?      
    Os recursos lingüísticos utilizados estão corretos (ortografia, concordância, regência, por exemplo)?      
    Na revisão da resenha:
    Os aspectos apontados foram corrigidos?      
    Os comentários feitos pelo colega foram considerados? (Explique)      
    Os comentários feitos pelo professor foram considerados? (Explique)      
    Na apresentação da resenha:
    O texto está legível?      
    Foi respeitada a formação combinada?      
    O trabalho está limpo?      


    Texto original:
    Kátia Bräkling

  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

    PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

    CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno