Proposta de atividade 5ª a 8ª série
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Expectativas de Aprendizagem:
Espera-se que os alunos:
a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero.
b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.
c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.
No que se refere aos alunos de 5ª a 8ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:
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Ilustração: Michele Iacocca |
Espera-se que os alunos:
a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero.
b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.
c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.
No que se refere aos alunos de 5ª a 8ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:
:: Organização da atividade A atividade deverá ser organizada em três momentos: a) Aprendendo o que é uma resenha. b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe. c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal. Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha: Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas ou programas na TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores. Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc. É importante que o professor reserve horários semanais para leitura em classe inclusive com leitura em voz alta feita pelo educador ou por alunos mais desenvoltos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o professor estiver trabalhando com o gênero contos e lendo com eles uma pequena antologia como “Deixa que eu conto”, de Carlos Drummond de Andrade e outros, Ed. Ática parte do acervo do Biblioteca em minha casa MEC/PNBE/2002 o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc. Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal: Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção. Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados. Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo. :: Avaliação Neste momento, o professor deverá verificar se, durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor. Sugestão de ficha de auto-avaliação Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos. Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.
Texto original: Kátia Bräkling |
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