Pular para o conteúdo principal
Leitura de fábulas
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa

CARACTERIZAÇÃO:
Consiste em atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.

JUSTIFICATIVA:
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto que visasse a oferecer atividades diversificadas e que possibilitasse o prazer da leitura.

DURAÇÃO:
Aproximadamente uma semana.

OBJETIVOS:
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos/interesses e à característica do gênero e suporte.
  • Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.).
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
PRODUÇÕES FINAIS:
Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.


DESENVOLVIMENTO:
  • Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos.
  • Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.
  • O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências. Também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
  • Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto:
    • definem personagens e cenário;
    • desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
Com o apoio do retroprojetor, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.

OBS: Enquanto um aluno lê, o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!

RECURSOS:
Os livros de fábulas, as folhas para o desenho e o retroprojetor.

AVALIAÇÃO:
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade.
Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...