Leitura de fábulas
CARACTERIZAÇÃO:
Consiste em atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
JUSTIFICATIVA:
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto que visasse a oferecer atividades diversificadas e que possibilitasse o prazer da leitura.
DURAÇÃO:
Aproximadamente uma semana.
OBJETIVOS:
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
DESENVOLVIMENTO:
OBS: Enquanto um aluno lê, o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!
RECURSOS:
Os livros de fábulas, as folhas para o desenho e o retroprojetor.
AVALIAÇÃO:
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade.
Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa
CARACTERIZAÇÃO:
Consiste em atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
JUSTIFICATIVA:
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto que visasse a oferecer atividades diversificadas e que possibilitasse o prazer da leitura.
DURAÇÃO:
Aproximadamente uma semana.
OBJETIVOS:
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
- Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos/interesses e à característica do gênero e suporte.
- Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.).
- Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
DESENVOLVIMENTO:
- Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos.
- Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.
- O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências. Também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
- Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto:
- definem personagens e cenário;
- desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
- definem personagens e cenário;
OBS: Enquanto um aluno lê, o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!
RECURSOS:
Os livros de fábulas, as folhas para o desenho e o retroprojetor.
AVALIAÇÃO:
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade.
Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.
Comentários
Postar um comentário