Postagens

Mostrando postagens de Setembro 3, 2011
Brincadeiras De Criança
Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela. Sendo assim, surge a idéia de uma prática de mudanças no brincar.

Resgatando as brincadeiras antigas:

Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização atitudinal própria e coletiva.

BRINCADIRAS:

Corrida da centopéia:

-Dado o sinal pra começar, todas as equipes…

Setembro

Setembro
05 – Dia da Amazônia
07 – Independência do Brasil
10 – Dia Nacional da Imprensa
18 – Dia dos Símbolos Nacionais
21 – Dia da Árvore
25 – Dia Nacional do Trânsito
21 - DIA DA ÁRVORE
Proteger as árvores e a natureza como um todo é uma atitude indispensável para a manutenção da vida na Terra. Pela dedicação de um francês chamado Fourrier, no século passado, instituiu-se a “Festa das Árvores”. Sua idéia foi logo imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o “Dia da Árvore” – “The Arbor Day” –, em 10 de abril de 1872, dia instituído em homenagem ao aniversário de J. Sterling Morton, um morador da cidade que incentivava a plantação de árvores naquele estado. No Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da “Festa das Árvores” foram João Pedro Cardoso e Alberto Loefgren. O evento aconteceu na cidade paulista de Araras, no dia 7 de junho de 1902, com o objetivo de incentivar a plantação de árvores e a conservação do meio ambiente. Em 3 de maio de 1903, a festa foi lembrada na cidade de Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças conduzindo flores, mudas de plantas e …
07 - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.  Muitos fatores contribuíram para a Independência do Brasil: a crise do sistema colonial, trazendo revoltas no final do século XVIII e início do século XIX, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolta Pernambucana de 1817 e o crescimento do livre comércio. No ano de 1820, acontece em Portugal o estouro de um movimento liberal e antiabsolutista, conhecido como a Revolução do Porto. No ano seguinte, o parlamento português, exige que D. João VI retorne a Portugal; este obedece e deixa seu filho mais velho, D. Pedro I, como regente do Brasil. Em 9 de janeiro de 1822,D. Pedro I recebeu uma carta da coroa portuguesa exigindo o seu imediato retorno a Portugal, já que a sua presença impedia o ideal português de recolonizar o Brasil. D. Pedro I respondeu negativamente aos ch…
05 - DIA DA AMAZÔNIAA Amazônia é a maior área de floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul, avançando por nove países: Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname e Brasil, que detém 60% de sua totalidade, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. É um dos mais preciosos patrimônios ecológicos do planeta, representando 35% de todas as florestas do mundo. Considerada uma das mais antigas coberturas florestais e permanecendo estabilizada há cerca de 100 milhões de anos, a Floresta Amazônica é um grande bioma composto por diversos ecossistemas interagindo em equilíbrio. De sua área total, 65% é composta pela floresta tropical úmida de terra firme. O restante é constituído por matas de cipó, campinas, matas secas, igapós, manguezais, matas de várzeas, cerrados, campos de terra firme, campos de várzeas e matas de bambu. Toda…
Imagem
DEPOIMENTO DA PROFESSORA ELIANE: GINCANA Colhemos um depoimento da professora Eliane de Jesus, relatando a trajetória para alcançar bons frutos do II Praticando Matemática, coordenado e elaborados pelos professores Dino e Suelane, com o apoio da Diretória do Aurino Nery de Souza: “A equipe Rosa venceu a competição no turno matutino, essa vitória não foi apenas uma vitória da competição, mas foi um momento de mostrar aos alunos da equipe que, se eles quiserem, podem fazer  a diferença. No primeiro encontro para dividir às tarefas da gincana, não conseguimos fazer o que pretendíamos, porque um grupo de alunos gritavam, conversavam; cheguei pensar em desistir de ajudar a líder, por conta da indisciplina de alguns do grupo. No encontro seguinte, muitos deles acharam estranho, porque levei o projetor de imagens, passei um vídeo, com o título "Sapateado", que trouxe as seguintes lições: trabalhar em equipe, autonomia, determinação, responsabilidade.
Depois desse vídeo…
Imagem
MEC DISTRIBUIRÁ TABLETS PARA ALUNOS Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets - computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro - a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia. Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental." O ministro disse que o MEC está em processo de transformaç…