Pular para o conteúdo principal
Drogas
A vida é uma droga?
Se as drogas são comprovadamente um problema que ronda a sua escola, seja por ter alunos usuários ou traficantes ditando regras à comunidade, com certeza, você não é o único professor a vivenciar um caso desses em seu ambiente de trabalho.

Apesar da complexidade e do perigo que o assunto carrega, como educadores, não podemos simplesmente ignorar o fato. Como, então, abordar o tema em sala de aula? Como a escola pode ajudar os jovens a enfrentar as drogas? Como diferenciar e tratar experimentação, dependência, e tráfico da melhor forma possível?

Para responder essas e outras perguntas, você pode obter ajuda de instituições e entidades sociais que se voltam para pesquisa e aplicação prática de soluções para abordar a questão das drogas na sala de aula. O mais sensato a fazer é não tentar atuar sozinho. Procure envolver outros professores, os funcionários, a direção e, especialmente, a comunidade.
Instituições que oferecem apoio
Brasil DF MS RJ SP


 
Brasil
 
Abrafam
http://www.impacto.org/drogas/abrafam.htm
Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Drogadependentes. Sem vínculos políticos ou religiosos, tem por objetivo difundir informações sobre tratamento e prevenção.
Alcoólicos Anônimos
http://www.alcoolicosanonimos.org.br
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver problemas em comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
AntiDrogas
http://www.antidrogas.com.br
Criado em 2000 com uma proposta de conscientização sobre os males causados pelas drogas.
Co-Dependentes Anônimos
http://www.angelfire.com/biz/codabr/
Programa de recuperação para a codependência onde cada um de nós pode compartilhar da nossa experiência, força, e esperança em nossos esforços para nos libertarmos da escravidão e confusão das nossas relações com outros e com nós mesmos.
Grea
http://www.grea.org.br
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas, sediado no departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atua no ensino, pesquisa, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas.
NA - Narcóticos Anônimos
http://www.na.org.br/portal/index.php
Narcóticos Anônimos é uma associação comunitária de adictos a drogas em recuperação. Iniciado em meados de 1953, o movimento de NA é um dos maiores e mais antigos com esta finalidade.
Secretaria Nacional Antidrogas
http://www.senad.gov.br
Atua em todo o Brasil, no planejamento e supervisão de atividades de prevenção e repressão ao tráfico, uso indevido e produção não-autorizada de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física ou psíquica, além de atividades de recuperação de dependentes.

 
DF
 
Fundação Athos Bulcão
http://www.fundathos.org.br
Projeto Núcleo Radcais que orienta grupos de estudantes em ações que visam à melhoria das condições da escola e/ou comunidade, como a produção de jornais escolares, shows, intervenções antidrogas, peças teatrais etc.

 
MS
 
Proerd - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - MS
http://www.proerd.ms.gov.br/
Acompanhamento psicológico e abrigo para menores carentes.

 
RJ
 
Cedus (Centro de Educação Sexual)
http://members.tripod.com/CEDUS
Projeto Guaratiba, desde 1997 jovens voluntários promovem ações de prevenção às DSTs e AIDS e ao uso abusivo de drogas em escolas da região e na comunidade em geral (apoio do Ministério da Saúde, parceria com o 1º Grupamento de Apoio Comunitário da Defesa Civil de Pedra de Guaratiba, litoral sul da cidade do Rio de Janeiro).

 
SP
 
Cebrid - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas.
http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/
Funciona no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), antiga Escola Paulista de Medicina. É uma entidade sem fins lucrativos e existe exclusivamente para ser útil à população. Para cumprir esta função, o CEBRID ministra cursos, palestras e reuniões científicos sobre drogas, publica livros, faz levantamentos sobre o consumo de drogas entre estudantes, meninos de rua, etc., mantém um Banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas (mais de 2.000) e publica um Boletim trimestral.
Dr. Marcio Funghi de Salles Barbosa
http://www.drmarcio.tk
O médico psiquiatra da cidade de Araras é usuário do portal EducaRede e tem interesse em disponibilizar resultados se suas pesquisas sobre drogas, peças teatrais educativas, e-books, crônicas. poesias, entre outros.
Federação Brasileira de Amor Exigente
http://www.amorexigente.org.br
É uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores e familiares em geral como forma de prevenir e solucionar problemas com os alunos, filhos, entes queridos.
Fundação Fé e Alegria do Brasil
http://www.fealegria.org.br
Produção de materiais educativos sobre juventude, sexualidade e drogas.
Imesc
http://www.imesc.sp.gov.br
Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Pesquisas e programas de prevenção ao uso de drogas. Integra o Conselho Estadual de Entorpecentes. Um dos maiores centros de investigação da paternidade do mundo, executa programas de prevenção ao uso indevido de drogas no Brasil.
PROAD
http://www.unifesp.br/dpsiq/proad/index.htm
Programa de orientação e atendimento a dependentes.
Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad)
http://www.uniad.org.br
Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...