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Mostrando postagens de novembro 6, 2012

TEXTO 6 VÁ EXPLICAR

O proverbial marciano que chega na Terra sem saber de nada ao nosso respeito tem sido muito usado para destacar nossos absurdos. O homenzinho verde é um eterno perplexo. Quando viu um mapa do Brasil e lhe disseram que um dos problemas do país é o de agricultores sem terra, ele quase teve um desmaio. Pediu “Amoníaco, amoníaco”, para se restabelecer. Como é que num país com tanta terra, falta terra? E vá você explicar para o homenzinho verde que não é bem assim, porque os latifundiários, porque a propriedade, porque o produtivo e o improdutivo, porque a política e a bancada ruralista, porque isto porque aquilo. Ele não se convence. Se há país no planeta em que não deveria haver questão fundiária, o que dirá conflito fundiário, é o Brasil. Mas isso na opinião do marciano, que não sabe de nada a nosso respeito. Aliás, sabe um pouco. Mesmo o marciano mais verde, quando chega, quer conhecer o Pelé, de quem já ouviu falar. E se interessa pelo nosso futebol. Faz perguntas. Fica sabendo que o B

TEXTO 5 PAPOS

TEXTO 5 PAPOS – Me disseram... – Disseram-me. – Hein? – O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. – Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? – O quê? – Digo-te que você... – O “te” e o “você” não combinam. – Lhe digo? – Também não. O que você ia me dizer? – Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? – Partir-te a cara. – Pois é. Partir-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. – É para o seu bem. – Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... – O quê? – O mato. – Que mato? – Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? – Eu só estava querendo... – Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo é elitismo! – Se você prefere falar errado... – Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? – No caso... não sei. – Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? – Esquece. –

TEXTO 4

Em um texto de propaganda, lê-se a seguinte passagem: “A Serv-Lar Coop lava a seco no local utilizando sistema americano, com Xampus Bactericida e Germicida, combatendo ácaros, mofos e mau cheiro.” Questão 15 (Descritor: relacionar níveis de registro – formal e informal) Assunto: Variação lingüística A respeito da concordância em “Xampus Bactericida e Germicida” pode-se afirmar apenas que: a)      está incorreta, pois os adjetivos “bactericida” e “germicida” devem concordar em número com o substantivo “xampus”. b)     está correta, pois indica perfeitamente que são dois tipos diferentes de xampus: um, bactericida, o outro, germicida. c)      está incorreta, pois o adjetivo “bactericida”, por estar mais próximo de “xampus”, deveria estar flexionado no plural. d)     está correta, pois na verdade o que o texto expressa é que são três produtos diferentes: os xampus, um bactericida e um germicida. QUESTÃO 15: B

TEXTO 2 Poções Épicas

60% dos americanos estão acima do peso saudável. Os americanos consome, em média 200 calorias a mais por dia hoje do que uma década atrás - o suficiente para acrescentar 9 quilos à silhueta a cada ano. Uma criança que come em casa ingere, em média, 130 calorias a menos por refeição do que nos dias em que almoça num restaurante fast-food. Um refrigerante super size* contém o equivalente a 48 colheres de chá de açúcar. Seria preciso andar 7 horas seguidas para queimar uma refeição super size com refrigerante, fritas e Big Mac* 1 Big Mac americano contém 600 calorias e fornece 51% da quantidade de gordura recomendada para ingestão diária. Nas filiais brasileiras, essa relação é um pouco melhor: O Big Mac contém 490 calorias e fornece 31% da gordura que um adulto deve ingerir em um dia O lanche mais pecaminoso do McDonald's americano vem na caixa de dez unidades de tiras de peito de frango empanadas: são 1250 calorias, 570 delas na forma de gordura VEJA, 18 agosto 2004, p. 116.

TEXTO 1 ISSO É QUE É TER ESTÔMAGO

QUESTÃO 02 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas) Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Releia, com atenção, a passagem abaixo: “Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food...” O uso dos parênteses na passagem “(mero acaso, divulgou a empresa)” tem a função de: a) destacar que a empresa deu uma informação essencial para a notícia. b) abrir o comentário de que a informação da empresa pode ser falsa. c) garantir o direito que a empresa tem de se defender das acusações. d) demonstrar que o texto é favorável à argumentação feita pela empresa. QUESTÃO 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra – ra

TEXTO 1 ISSO É QUE É TER ESTÔMAGO

Em Super Size Me, o diretor Morgan Spurlock vira sua própria cobaia numa investigação sobre a cultura do fast-food Izabela Boscov Morgan Spurlock nunca foi exatamente um asceta: adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana. Foi enquanto estava vendo televisão largado no sofá da mãe, posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso: duas adolescentes americanas estavam processando a rede de lanchonetes McDonald’s por torná-las obesas. Em princípio, diz Spurlock, a ação não parecia ter mérito real – ela seria mais um sintoma de um país infestado pela litigância, em que os cidadãos se recusam a assumir suas responsabilidades pessoais e atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações. Mas talvez, raciocinou Spurlock, essas forças sejam de fato maiores. Dessa idéia nasceu o documentário Super Size Me (Estados Unidos, 2004). Para fazer Super Size Me, Spurlo

PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICA

Atividade 2: A narrativa Páginas 29-30 Professor, para o preenchimento do quadro, será necessário que você analise, coletivamente, partes do filme que considere importantes para construir cada uma das versões dos fatos e recuperar pistas para chegar ao suposto “criminoso”. O objetivo da atividade é justamente conduzir os estudantes a esse percurso de reconstrução dos fatos, observando no filme elementos que possam responder às demandas de uma narrativa de enigma. Oralidade Páginas 30-31 1. Professor, é importante que os estudantes reconheçam, ao final da atividade, que as narrativas de enigma ou mistério sempre apresentam acontecimentos que precisam ser investigados. Para tanto, há pelo menos um detetive (ou personagens que agem como se fossem detetives), vários suspeitos (caso contrário, não haveria necessidade de investigar o fato), um culpado, um motivo. Espera-se que eles identifiquem essas características em todos os exemplos de narrativas de enigma levados para a roda. 2. A respo

PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICA

Oralidade Página 21 Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilhar suas percepções sobre as fotos e a utilizar sua imaginação ao relacioná-las a uma possível história. Avalie a coerência da argumentação e a criatividade. Não se espera que os alunos respondam a todas as questões, mas eles devem ser instigados a, pelo menos, pensar nelas para compreender que um fato representa sempre o olhar de alguém sobre o objeto (pessoa, paisagem etc.) fotografado. Páginas 21-22 Professor, nesta atividade, é muito importante estimular os estudantes a fazer uma pesquisa de imagens com base nos temas tratados na atividade Leitura e análise de texto. Eles devem conseguir encontrar imagens (fotos e ilustrações); observar se elas dialogam ou não com o tema proposto; selecionar aquelas que melhor respondem à demanda da atividade e, depois, analisá-las considerando as informações aparentes que apresentam e aquelas que estão diretamente relacionadas com a história de cada imagem. Por exemplo, as inform

PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICA

Oralidade Professor, o objetivo dessa sondagem é justamente partir do conhecimento que os alunos já têm sobre o assunto, ampliando-os, neste momento de conversa, com suas contribuições. Evidentemente, você pode elaborar outras questões, solicitando aos estudantes que reflitam sobre o tema. Páginas 3-4 Após essa conversa, apresente-lhes a ideia da Gincana de Produções de Narrativas e de Letras de Música, reforçando o caráter lúdico e educativo da proposta. É muito importante, neste momento, que os estudantes compreendam o desafio desse tipo de gincana: colocar em prática seu conhecimento sobre a língua materna, sobre os gêneros textuais propostos nesta série e sobre a própria estrutura do jogo, a fim de realizarem as tarefas e receberem pontuação. A pesquisa sobre o tema “gincana” deve propiciar aos estudantes o conhecimento sobre os tipos de gincana existentes, sua organização e suas regras, tipos de premiação, a necessidade de trabalhar em grupo etc. Páginas 4-6 1. Professor, é muito