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Projeto "Contando histórias de esperteza: lerdo e esperto todos nós somos ao certo"



Alunas de Ensino Fundamental da escola Pracinhas da FEB, São Paulo
Foto: Jonathan Nóbrega
Gravar uma fita cassete que contenha histórias populares da tradição oral, do tipo contos de “esperteza”, selecionadas pela classe, para ser doada para uma instituição que trabalhe com crianças portadoras de deficiência visual.

Expectativas de aprendizagem
a) Compreensão das características lingüístico-discursivas do gênero priorizado para trabalho.

b) Articulação dos elementos lingüísticos e outros de natureza não-verbal (gestos, entonação, ritmo, por exemplo) para o reconhecimento de intenções, valores e preconceitos veiculados no discurso.

c) Construção de referências de interpretação das histórias selecionadas.

d) Construção de critérios de seleção das histórias a serem estudadas, interpretadas, contadas e gravadas.

e) Aprendizagem de procedimentos de planejamento para contar história, selecionando formas de interpretação adequadas ao interlocutor presumido e para as demais características da situação de comunicação (finalidades, lugar de circulação, suporte material, por exemplo).
Forma de organização

Variará entre trabalho coletivo e individual conforme a atividade a ser realizada.

Atividades previstas

1. Pesquisar histórias do gênero selecionado para o trabalho.
Os alunos coletam, ouvindo, anotando e gravando em fita cassete, histórias conhecidas por seus familiares, vizinhos, pessoas próximas.

2. Ouvir histórias gravadas em fita cassete e assistir a vídeos de contadores de histórias.
Duas vezes por semana, os alunos ouvem fitas/assistem aos vídeos e fazem comentários sobre as histórias ouvidas, com o objetivo de selecionar as que serão contadas e gravadas posteriormente.

3. Ler transcrições adaptadas de histórias:
Uma vez por semana os alunos lêem histórias transcritas e apresentam seus comentários para os demais colegas, procurando analisar a adequação da sua seleção para os propósitos do projeto.

4. Selecionar histórias.
a) Os alunos levantam critérios que deverão utilizar para selecionar as histórias que serão gravadas.
b) Selecionam as histórias.

5. Aprender a contar histórias.
a) Os alunos analisam o conteúdo de algumas fitas para ver quais contadores de histórias consideram mais interessantes.
b) Discutem os critérios que utilizaram para escolher o contador.
c) Estudam a forma e as estratégias de contar utilizadas pelo contador.

6. Estudar as histórias.
a) Os alunos estudam as histórias para poder contá-las e gravá-las, considerando o discutido na atividade anterior.
b) Os alunos contam suas histórias para a classe e discutem a adequação da atuação do contador.

7. Estudar os recursos disponíveis para serem utilizados na gravação das histórias.
a) Os alunos conhecem e estudam possibilidades de recursos sonoros a serem utilizados como apoio da narração.
b) Selecionam os recursos que utilizarão, em função das finalidades e necessidades de interpretação levantadas.
8. Gravar as histórias.
Os alunos gravam as histórias utilizando os recursos disponíveis, articulando-os de maneira adequada.

9. Avaliar o trabalho realizado.
a) Após audição da gravação de cada um, os alunos analisam e avaliam a qualidade da gravação e atuação do contador, a partir de critérios combinados previamente.

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