Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 28, 2011
Dia do Índio Brincar de índio ou conscientizar?
Sempre descalço, com o rosto pintado, penas na cabeça, o arco e a flecha nas mãos, com suas roupas rústicas que revelam a simplicidade da vida de mãos dadas com a natureza, o índio é assim retratado em muitas das escolas do Brasil. É no dia 19 de abril que alunos de escolas públicas e particulares voltam para casa com pinturas e adereços próprios da cultura indígena. Esta data foi escolhida por representar um marco histórico na América no ano de 1940 quando ocorreu no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com o objetivo de devolver a dignidade e cidadania aos povos indígenas que sofreram com a colonização da América.

O congresso contou com líderes de todos os países da America, entre tanto, os índios, desconfiados das reais intenções do evento se fizeram presentes apenas alguns dias depois do início dos debates, exatamente no dia 19 de abril de 1940. No Brasil foi Getúlio Vargas quem instituiu esta data comem…
Páscoa
Atividades para a Semana da Páscoa
Objetivos:

- Reconhecer o preço do sacrifício de Cristo.
- Compreender que o sacrifício de Jesus só faz diferença na vida quando, através da decisão pessoal, o aceitamos como nosso Salvador.
- Entender que Jesus nos purifica de todo o pecado.
- Conhecer um pouco da cultura do Oriente Médio: vestimentas, culinária, ambientes e outros;

Para introduzir o tema:

Mostrar no mapa mundi o Egito e os países vizinhos. Fazer um Power Point com curiosidades destes países, como culinária, esportes, vestimentas, etc. Mostrar algumas a cada dia e falar a respeito dessa curiosidade. No terceiro dia as crianças deverão vir vestidas como os árabes e assistir aulas vestidas assim. Serviremos pão sem fermento, coalhada seca, alface e suco de uva.

Prepare algo com as figuras de coelho, ovo, cruz, Jesus e todas as outras que foram separadas para o momento. Pode também vestir uma criança de coelho.
Escolha uma criança para segurar cada gravura, assim haverá …
Dicas para o Sucesso Escolar - Tarefa de Casa Tarefa de casa: Um momento especial
A realidade da família moderna é bem diferente da de outros tempos. No passado, trabalhar para prover a manutenção da família, era dever do homem. Hoje, tanto o homem quanto a mulher necessitam trabalhar para atender as necessidades da família. E ainda com a realidade do divórcio, a educação e a manutenção dos filhos terminam recaindo somente sobre um dos pais, que tem que se desdobrar entre o trabalho para prover o sustento e ainda dedicar tempo para acompanhar e educar os filhos.

Diante da realidade dos tempos atuais, infelizmente não é muito raro vermos a educação dos filhos ser negligenciada e pais transferindo suas obrigações na educação para as escolas. O primeiro dever na educação dos filhos é dos pais, a escola deve complementar e dar continuidade à educação do lar.


Os pais possuem as grandiosas e importantes tarefas de manter, orientar, educar, ensinar valores e moldar o caráter de seu…
Hábitos de estudo X temperamentos Objetivo: Incentivar a prática do estudo diário através do autoconhecimento e da conscientização quanto aos aspectos que devem ser potencializados para que seja atingido um melhor desempenho escolar.
Envolvidos: Serviço de Orientação Educacional (SOE), estudantes, professores e pais
Procedimentos:


- Organização do programa de acordo com o nível (Fundamental 2 e Médio).
- Seleção de palestras sobre temperamentos em PowerPoint e testes práticos sobre temperamentos.
- Agendamento de reunião de pais para entenderem o projeto; encontros na capela para explanação das palestras; aulas com os professores e alunos para aplicação de testes e análise dos resultados.
- Distribuição de roteiros com dicas de melhoria de desempenho acadêmico de acordo com os temperamentos estudados.
Conteúdo básico:

Os seres humanos podem ser divididos em dois grupos principais: os introvertidos (com temperamentos melancólico e fleumático) e os extrovertidos (com temperamen…

Projeto de Leitura

Projeto de Leitura Projeto para o Dia do Livro
Podemos chamá-lo de "Chave da Sabedoria", "Amigo que Fala" ou "Janela do Saber".  É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos ensiná-la a amar os livros.

Justificativa

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ele se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo, sua capacidade crítica e criativa. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.

Datas Co…