Pular para o conteúdo principal

Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano

Justificativa:

Levando em consideração que o folclore:
*é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
*forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural.

Objetivos:

* despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada;
* difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tradicionais do país;
* comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do país- costumes e crenças, diversidade vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
* discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades artísticas;
* pesquisar autores e estudiosos folcloristas a nível nacional estadual e municipal;
* conhecer a literatura de cordel-estrutura( forma ) e temática ( conteúdo );
* identificar a riqueza do material folclórico do brasil;
*pesquizar as três principais correntes étnicas que contribuíram para a formação do folclore brasileiro;
* conversar sobre o comportamento do povo brasileiro em relação à cultura popular;
* analisar as manifestações folclóricas das regiões circunvizinhas.


Desenvolvimento:

* Língua portuguesa:
+ Confecção de:
- coletânia de adágios, provérbios populares, frases de pára-choques, adivinhações, quadrilhas, e cantigas de ninar;
- varal folclórico ilustrado pelos alunos;
- almanaque por região fazento o levantamento do vocabulário regional, receitas típicas, lendas e mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, instrumentos folclóricos, cantigas e danças, festas e calendários turísticos folclóricos.
+Entrevista com:
-folcloristas da região para expor sobre as tendências folcóricas atuais;
-artistas do povo.
+ Realização de:
-concursos de trovas;
-pesquisa e criação de trava-línguas;
- intervalo ou recreio cultural com uma apresentação.
+ Teatro de:
- lendas e causos;
- produçao e declamação de poesias e trovas;
- desafio ( diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
- releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem... individual ou em grupos.


*Geo-história:
- seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origem indígena, portuguesa e africana;
- apresentações informativas; origem, principais personagens, enredo, áreas geográficas, épocas de representações, instrumentos que acompanham;
- confecção de cartazes e painéis das regiões brasileiras com: trajes típicos, instrumentos e danças, culinária característica, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, músicas folclóricas;

+ Educação Física;
- coreografia de músicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras;
- reviver as brincadeiras à moda antiga: barra-manteiga, queimada, pular elástico, pega-pega...
- fórmulas para pular corda;
- fórmulas para jogar bola.

+ Matemática:
-criação de problemas envolvendo brinadeiras ingênuas e simples, mas que exigem bom raciocínio: "se você é inteligente doutor ou caipira diga-me quanto fica quem de vinte e cinco tira?" Resposta: 15
- pesquisa e levantamento de crendices em que o foco superticioso é representado por números:
número da sorte e do azar....
- entrevista com os apostadores de loteria sobre os números da sorte e do azar.

+ Ciências:
-levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseiras e a maneira de prepará-los;
- discussão sobre a medicina popular, listagem dos nomes das ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades;
- exposição de : trabalhos artesanais ( moringas, cuias, torrados de café, pilão) e raízes e plantas usadas na medicina popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...