Analisando estratégias de dizer
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Estratégias e recursos expressivos e os efeitos de sentido produzidos.
Tipo: Metodologias
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Estratégias e recursos expressivos e os efeitos de sentido produzidos.
Tipo: Metodologias
A atividade apresentada a seguir tem por objetivo discutir com os alunos estratégias e recursos expressivos utilizados pelo autor no processo de construção do texto e os efeitos de sentido decorrentes de sua utilização.
Para tornar isso mais claro na prática, leia este texto e, depois, responda às questões apresentadas.
- O texto que você leu discute uma questão bastante interessante da Língua Portuguesa. Qual é ela?
- Qual é a posição do autor sobre a questão fundamental que aborda? Justifique sua resposta.
- O autor do texto, ao escrevê-lo, utilizou uma estratégia curiosa para convencer o leitor da opinião que possui sobre a escrita em Português. Qual foi? Explique.
- Você considera que esta estratégia foi adequada para que o texto pudesse convencer o leitor? Justifique sua resposta.
- Considerando a identidade do produtor do texto, que relação você vê entre a estratégia utilizada no texto e sua atividade profissional? Justifique.
Após os alunos terem respondido individualmente às questões apresentadas é interessante que o professor crie um clima propício à discussão a respeito das respostas formuladas pelos estudantes. Esse procedimento poderá ser bastante rico para o aprendizado porque pode levar o aluno à argumentação.
Texto Original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
Comentários
Postar um comentário