Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto 2, 2011

Bullying: um crime “comum”

Bullying: um crime “comum” Imagem retirada do Blog da Lora    REFLEXÕES: Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “quatro olhos”, “rolha de poço”, “baleia”, “cabeção”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. A “brincadeira” tão comum nas escolas recebe o nome de: bullying . O termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Seu único objetivo: intimidação.  O problema é mundial, e pode ocorrer em qualquer contexto de interação, mas o local onde ocorre com maior freqüência é nos ambientes escolares.            As vítimas d o bullying são p

EXERCÍCIOS – ORAÇÕES SUBORDINADAS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - ORAÇÕES SUBORDINADAS. EXERCÍCIOS – ORAÇÕES SUBORDINADAS I – Elabore um período bem redigido com as informações abaixo: 01 – O carro estava caro. Ele desistiu da compra. (Consecutiva) O carro estava tão caro que ele desistiu da compra. 02 – A porta foi se abrindo. Ela fez um enorme barulho. Levamos um susto. Ficamos sem voz. (Consecutiva) O susto que levamos ao ouvir o barulho da porta se abrindo foi tamanho, que ficamos sem voz. 03 – Cristovão estava muito cansado. Ele desistiu de ir à festa.   (causal) Como estava muito cansado, Cristovão desistiu de ir à festa. 04 – Eu quis assistir a nova série na TV. Minha irmã não conseguiu ficar acordada. (Concessiva) Embora quisesse assistir à nova série na TV, minha irmã não conseguiu ficar acordada. 05 – O Brasil possui grandes problemas sociais. Os problemas sociais continuam sem solução. Nos últimos anos as pessoas parecem ao menos estar alimentando um pouco melhor. (Concessiva) Os grandes problemas soc

Análise da música Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil.

Análise da música Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil. I – Cálice, é uma das composições mais panfletária de Chico Buarque, somando-se o fato dele ter como parceria a genialidade de Gilberto Gil, compuseram uma grande obra.   Os versos da canção estão imbuídos de metáforas usadas para contar o drama da tortura no Brasil no período militar. 01 – Levando em consideração o sentido metafórico do poema, no que tange ao título da canção, podemos inferir que. a) O título remete ao sangue de cristo, uma vez que nas liturgias cristãs o cálice ofertado simboliza o sangue de Jesus. b) Remete a agonia de Jesus no calvário. c) É uma expressão totalmente ambígua, pois não tem nada a ver com o sentimento do calvário. d) A ambiguidade da palavra “cálice” em relação ao imperativo do verbo calar, remete à atuação da censura durante o regime. e) Todas as alternativas estão corretas. alternativa D 02 – Em relação ao sentido metafórico do verso: “Pai, afasta de mim esse cálice”. a) Sintetiza

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS.

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS. REESCREVA AS FRASES A SEGUIR RESOLVENDO OS PROBLEMAS QUE ELAS APRESENTAM. 01 – Essa dor é muito dolorosa, mas vamos superar isso, porque a nossa formação não é fraca, a nossa força é forte. A dor é   insuportável, mas a superação é possível, pois somos fortes e temos uma boa formação. Embora a dor seja tamanha, é necessário encontrar formas de superar os obstáculos, pois somos fortes e temos uma boa formação.          02 – Ele quer que eu vejo o filme, porque insiste que se eu ver o filme, vou gostar. Ele insiste em dizer que se eu assistisse ao filme gostaria.          03 – Vendedor aluga imóvel ocupado. Imóvel ocupado é alugado por vendedor.          04 – Os alunos reclamaram que a Universidade exige a leitura de um livro que entrará no exame inexistente no Brasil.          Os alunos reclamaram que a Universidade recomenda a leitura de um livro ainda não publicado no Brasil.                 Há reclamações pelos alunos, de que a Universidade

SEMÂNTICA - EXERCÍCIOS

SEMÂNTICA - EXERCÍCIOS I – A ordem inversa permanece em todas as afirmativas abaixo, exceto em : 01 – a) Esteve meses a fio em   profundos estudos.               .         b) Em profundos estudo, esteve meses a fio.                                c) Meses a fio, em   profundos estudos, esteve.                            d) Em profundos   estudos, meses a fio, esteve.                                                         ALTERNATIVA - A  02 – a) À solenidade, compareceu, o chefe.          b) O chefe compareceu à solenidade.          c) Compareceu à solenidade, o chefe.          d) Na solenidade, o chefe compareceu.                                                    Alternativa B 03 – a) Na seleção de material está o problema.                               b) Está, na seleção do material, o problema.                                   c) O problema está na seleção do material.                                  d) Está o problema na seleção do material.                    

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.