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Michele Iacocca Fábrica das Letras
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias


Objetivo
Incentivar aqueles que quiserem compartilhar seus escritos – ou idéias para futuros escritos – com outros interessados, conquistando assim um espaço para diálogo, críticas e sugestões.
Execução
  • Proponha ao grupo que faça uma pesquisa com pais de alunos da escola e seus conhecidos, moradores do bairro ou da cidade, para descobrir quem gosta de escrever (cartas, versos, letras de música, letras de rap) e também quem já teve algum livro publicado, ou já colaborou em algum jornal ou revista.
  • Convide essas pessoas para falar com o grupo sobre questões como: Por que escrevem? O que sentem ao escrever? Como percebem a reação dos leitores?
  • Aproxime participantes que vivenciam uma mesma situação – morte, desemprego, velhice, adolescência, namoro, amor não correspondido, ser mãe/pai – e proponha uma oficina de criação literária. Você pode começar oferecendo um rol de textos que tratam dessas situações e depois pedir que cada um tente colocar no papel os próprios sentimentos e vivências. Forme duplas. Os textos produzidos serão trocados entre os participantes de cada dupla e cada um, se for autorizado, poderá sugerir alterações no texto do parceiro.
  • Sugira aos participantes que reúnam os textos em uma única publicação, que poderá ser ilustrada por aqueles que gostam de desenhar, pintar ou fazer gravuras. Motivar o grupo para conseguir patrocínio, junto às casas comerciais e indústrias da região, para reproduzir o livro.
  • Organize, com o grupo, uma noite de autógrafos, com ampla divulgação no bairro e na cidade.
Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Representação, publicação elaborada pelo CENPEC.
Edição: Equipe EducaRede

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