Pular para o conteúdo principal

 
 
 
Michele Iacocca Fábrica das Letras
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias


Objetivo
Incentivar aqueles que quiserem compartilhar seus escritos – ou idéias para futuros escritos – com outros interessados, conquistando assim um espaço para diálogo, críticas e sugestões.
Execução
  • Proponha ao grupo que faça uma pesquisa com pais de alunos da escola e seus conhecidos, moradores do bairro ou da cidade, para descobrir quem gosta de escrever (cartas, versos, letras de música, letras de rap) e também quem já teve algum livro publicado, ou já colaborou em algum jornal ou revista.
  • Convide essas pessoas para falar com o grupo sobre questões como: Por que escrevem? O que sentem ao escrever? Como percebem a reação dos leitores?
  • Aproxime participantes que vivenciam uma mesma situação – morte, desemprego, velhice, adolescência, namoro, amor não correspondido, ser mãe/pai – e proponha uma oficina de criação literária. Você pode começar oferecendo um rol de textos que tratam dessas situações e depois pedir que cada um tente colocar no papel os próprios sentimentos e vivências. Forme duplas. Os textos produzidos serão trocados entre os participantes de cada dupla e cada um, se for autorizado, poderá sugerir alterações no texto do parceiro.
  • Sugira aos participantes que reúnam os textos em uma única publicação, que poderá ser ilustrada por aqueles que gostam de desenhar, pintar ou fazer gravuras. Motivar o grupo para conseguir patrocínio, junto às casas comerciais e indústrias da região, para reproduzir o livro.
  • Organize, com o grupo, uma noite de autógrafos, com ampla divulgação no bairro e na cidade.
Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Representação, publicação elaborada pelo CENPEC.
Edição: Equipe EducaRede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno