Pular para o conteúdo principal
Televisão em sala de aula
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Fundamental II e Ensino Médio
Assunto: Televisão
Tipo: Metodologias
O livro "Televisão", de Ciro Marcondes Filho, tem como objetivo levar o leitor a perceber que a história da televisão e a sua influência têm a ver com a experiência de o homem olhar objetos, cenas, a natureza e buscar, através disso, algum tipo de resposta, satisfação, distração, conhecimento.

Analisa ainda o fenômeno da televisão como o meio que permite assistir não só a mundos que são fabricados em estúdios, mas também ao mundo marcado pela diversidade.

Sugestões de atividades:

1. Os alunos podem formar grupos e discutir algumas afirmações do autor, tais como:

As imagens, portanto, nunca são gratuitas nem estão sozinhas. Quando aparecem para que o homem as veja, servem de meio de ligação com outro mundo, que é o imaginário da sociedade.

Na narrativa de tevê o que importa é o diálogo, a fala, as palavras. Há um atrofiamento das demais formas expressivas (o silêncio, a linguagem dos ambientes, das paisagens, das cenas por si) em favor do texto.

É difícil dizer que a televisão produza de fato comportamentos chamados de "não-sadios" ou até mesmo que ela os dinamize. Na verdade, a televisão somos nós. Produzindo a televisão, fabricando seus programas, suas imagens, suas cenas, estamos reproduzindo exatamente a miséria, a pobreza, o vazio – mas também, vez por outra, algo da riqueza e da sensibilidade – que somos nesta época em que vivemos.

A telenovela faz parte, domina, preenche o cotidiano das pessoas, e, na maioria dos casos, de forma mais rica, densa e emocionante do que a própria vida. A imediaticidade deve-se ao fato de ela estar assim "colada" ao cotidiano de cada um e substituir um convívio social que por uma série de fatores já não se dá mais, mas, principalmente, por entrar para esse convívio através de um componente de familiaridade. É essa familiaridade do dia-a-dia telenovelístico que garante e facilita a aceitação das pessoas.

2. O professor pode direcionar os alunos numa discussão em torno do tema "telenovela", levando em conta:
– o tipo de relato que ela constitui;
– as seqüelas que ela provoca;
– as diferenças entre televisão e teatro.

3. Os alunos podem formar grupos e discutir o jornalismo que se vê diariamente:
– na Rede Globo;
– no SBT;
– em outros canais,
estabelecendo-se a comparação entre eles.

Filmes para debates
Rede de intrigas: uma sarcástica crônica sobre os bastidores de uma rede de televisão (Network). Um veterano comentarista de televisão passa a falar verdades que o vídeo nunca mostra.

Tootsie: a história de um ator que só encontra trabalho na TV quando se veste de mulher. Grande crítica à telenovela como gênero narrativo.

Íntimo e pessoal: a história de uma repórter principiante que disputa, inicialmente, uma vaga como meteorologista em importante rede de TV, em Miami (EUA). Excelente panorama dos bastidores da televisão; bom exemplo de como se fabrica uma estrela.

Fonte:
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Ponto de apoio em sala de aula. São Paulo: Scipione, 1998.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...