Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2011
Imagem
Obras Literárias 2012 Praxe, a lista de livros que serão exigidos nos processos seletivos 2012, em todo país. Muitas das universidades já divulgaram as obras que serão cobradas e, à medida que as demais instituições divulgarem a relação, estas serão acrescentadas aqui no Blog. Os livros que possuem resumo disponível na seção Resumos de Livros do site http://vestibular.brasilescola.com estão linkados (em azul). Se quiser encontrar uma universidade específica de forma rápida, digite Ctrl+F e, em seguida, a sigla da instituição que está buscando.

Casper Líbero
Faculdade Casper Líbero
Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antonio de Almeida
♦ 50 poemas escolhidos pelo autor - Manuel Bandeira
♦ Laços de família - Clarice Lispector
♦ Dois irmãos - Milton Hatoum
♦ Os da minha rua - Ondjaki

Cefet-MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Joias de família - Zulmira Ribeiro Tavares
Raro mar - Armando Freitas Filho
FGV
Fundaçã…
Imagem
Veja 10 Erros Comuns Da Língua Portuguesa
Para auxiliar quem prestará o Enem 2011, a rede ibero-americana de colaboração universitária, Universia Brasil, divulgou um guia com os 10 erros de ortografia mais comuns nas redações de língua portuguesa.
De acordo com a instituição, embora a língua seja a quinta mais falada no mundo, ainda existem dúvidas na hora de escrever uma redação ou pronunciar alguma palavra. Entre os erros apontados está a grafia de palavras e o uso do ç, s, ss e z.
Os erros foram agrupados pelo escritor Eduardo Martins em seu livro Os 300 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa, da Editora Laselva.
1 - "Estava paralizado de medo" O s entre duas vogais nos substantivos também está presente no verbo.
O correto é: Estava paralisado de medo. (de paralisia)
Outros exemplos:
Vamos analisar os resultados. (de análise)
Carro com catalisador polui menos. (de catálise)
A moda agora é alisar os cabelos. (de liso)
2 - "Relacione todas as excessões" É …
Imagem
Enem 2011; Entenda As Regras Do Exame Provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.
Inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (23).
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (19) no "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão abertas às 10h desta segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, espera um total de 6 milhões de inscritos nesta edição do exame. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. O Berçario Pedagógico mostra abaixo alguns pontos importantes q…
Imagem