Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 9, 2011
Quem fez isso, deve ser alguem que tem muita imaginação. PRA ANIMAR O DIA ...

EU USO FACA, O JOSÉ SERRA.

EU JOGO NA QUINA, O AYRTON SENNA
EU DISSE "MEU DEUS!", O OSWALDO CRUZ.
EU QUERO GUERRA, A BÁRBARA PAZ
EU QUEBRO PRÉDIOS, A TATI QUEBRA BARRACO
EU FALO BONITA, O MIGUEL FALABELA
EU GOSTO DO BATMAN, O LUCIANO HULCK
EU SOU BRASILEIRO, O RENATO RUSSO.
EU NÃO ESTIVE, MAS A ADRIANA ESTEVES
EU GOSTO DO CHAPOLIN, O HUGO CHAVEZ
EU ANDO DE ONIBUS, O JAMES BOND
EU PINTO RETRATO, O JANIO QUADROS
EU BEBO CAFÉ, A CLAUDIA LEITE
EU USO SHAMPOO SEDA, O ÉRIC JOHNSON
EU COMO MAÇÃ, A DANI BANANINHA
EU NÃO FAÇO, MAS A BETH FARIA
O MEU ACORDA TARDE, O SEU MADRUGA
EU GOSTO DE CEREJA, A CAMILA PITANGA
EU GOSTO DE VINHO TINTO, A DEBORA SECO
EU NÃO QUERIA, MAS A CASSIA KISS
EU ME CASO ANO QUE VEM A MARJORIE ESTIANO
EU ANDO DE GOL, O DEDÉ SANTANA
EU TORÇO PELO FLAMENGO, A ANA BOTAFOGO
EU JOGO NO VASCO, O SILVIO SANTOS.
EU TENHO CASA PEQUENA, O CARLOS…
Dia Nacional do Livro Infantil


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos Externato Alfredo Backer
Projeto: Montagem de uma peça teatral a partir da leitura de uma história.
Título do projeto: Quando a história leva à fantasia e a fantasia à representação.
Tema: Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – data do nascimento de Monteiro Lobato).
Duração do projeto: aproximadamente um mês.
Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Dramatização, Música e Informática.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto. Converse sobre os temas que serão desenvolvidos:
• O papel da literatura infantil e a importância de escritores de literatura infantil, como Monteiro Lobato.
• A biografia de Monteiro Lobato – Recomende que explorem e busquem informações interessantes sobre Monteiro Lobato.
• Ressalte a necessidade do envolvimento de todos na elaboração do projeto, na responsabilidade de cada um e qual será o produ…
Leitura de fábulas


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos
Objetivos
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de: Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte; Construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas do sentido, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc); Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade; Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte. Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser hum…
Cantinho da leitura


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos
Objetivos
Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis. Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia. Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura. Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.
Temas Transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde:
importância da conservação da saúde mental.
Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.
Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas.
Material a ser utilizado
Duas carteiras (mesas) e cadeiras. Papel colorido para forrar as mesas. Livros infantis variados. Algun…
Como trabalhar com Poemas


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos
Objetivos
Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões. Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, juntamente com a impressão causada por eles (cada um deles). Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento. Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema. Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras. Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais através de poemas.
Temas Transversais

Ética:
diálogo, respeito mútuo, solidariedade, cooperação. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos e de compartilhar desco…