Semana de Arte Moderna
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Literatura e Produção de textos
Tipo: Texto
Tipo: Texto
CARACTERIZAÇÃOPesquisa sobre a Semana de Arte Moderna colecionando material para a apresentação de um seminário e a produção de mais uma edição da revista da classe, criada em 2002, cujo título é Literart e que terá como tema principal desta edição a Semana de Arte Moderna.
JUSTIFICATIVAEm 2002, criamos a Revista Literart, fruto de um trabalho de pesquisa e seleção de textos para a produção de uma pequena revista elaborada pelos alunos da 7ª série. Fizemos duas edições e já iniciamos o ano de 2003 em busca de um tema para a primeira deste ano. Lendo as sugestões da revista Nova Escola, vi as propostas sobre técnicas de seminário utilizando A Semana de Arte Moderna como tema. Achei que poderia ser um assunto interessante para a sala, já que tem um breve conhecimento sobre alguns artistas plásticos e o envolvimento desses na Semana e um contato com obras poéticas de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Lancei o desafio para a turma, e os alunos se empolgaram, principalmente com a idéia de apresentar para a sala.
DURAÇÃO
O ano todo.
OBJETIVOS
Colaborar para que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
CONTEÚDOS
JUSTIFICATIVAEm 2002, criamos a Revista Literart, fruto de um trabalho de pesquisa e seleção de textos para a produção de uma pequena revista elaborada pelos alunos da 7ª série. Fizemos duas edições e já iniciamos o ano de 2003 em busca de um tema para a primeira deste ano. Lendo as sugestões da revista Nova Escola, vi as propostas sobre técnicas de seminário utilizando A Semana de Arte Moderna como tema. Achei que poderia ser um assunto interessante para a sala, já que tem um breve conhecimento sobre alguns artistas plásticos e o envolvimento desses na Semana e um contato com obras poéticas de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Lancei o desafio para a turma, e os alunos se empolgaram, principalmente com a idéia de apresentar para a sala.
DURAÇÃO
O ano todo.
OBJETIVOS
Colaborar para que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
CONTEÚDOS
- Leitura de textos/livros diversos, exibição de filmes, identificando sua função, recursos utilizados, bem como o gênero a que pertencem (literário, jornalístico, administrativo).
- Comparação entre textos literários (conto, poema) e jornalísticos (notícia/editorial), estabelecendo relações entre eles (intertextualidade), no que se refere ao tema, estrutura, objetivos, recursos lingüísticos próprio a cada um.
- Dramatização de contos, cenas de livros, poesias.
- Produção de dissertações, narração com descrição, textos poéticos, publicitários e jornalísticos. Leitura e exposição dos mesmos para a classe.
PRODUÇÕES FINAIS
- A pesquisa escrita.
- O seminário.
- A revista.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Fase
- Pesquisa informativa sobre a Semana de Arte Moderna realizada na sala de aula utilizando livros de consulta fornecidos pela professora e pela biblioteca da escola.
- Apresentação da pesquisa escrita utilizando os textos pesquisados e ilustrados com figuras fornecidas pela professora.
Roteiro para a pesquisa:
- Apresentação
- Antecedentes Históricos
- A Semana de Arte Moderna
- Modernismo
- Idéias e Objetivos
- Características da poesia e da prosa
- Artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade e Mário de Andrade
- Repercussão na imprensa da época
- Conclusão
- Bibliografia
Segunda Fase
Apresentação do Seminário
Apresentação do Seminário
Roteiro de Sugestões:
- Apresentação: oral, dramatizada, leitura de poema seguida de explicação etc.
- Antecedentes Históricos: mapas (localização); linha do tempo; tópicos utilizando retroprojetor, cartazes, lousa, flanelógrafos etc.
- A Semana de Arte Moderna: um breve resumo do evento e as atividades podem ser transcritas em papel pardo, em transparência ou mesmo na lousa.
- Modernismo: esquema das principais idéias utilizando os mesmos recursos já citados para textos.
- Artistas plásticos: mostrar fotos dos artistas estudados, apresentar cópias de obras famosas e comentá-las.
- Escritores: recitar poemas, dramatizar poemas, transcrever um poema em cartaz, transparência e localizar algumas das principais características do modernismo.
- Conclusão: oral, fazer questões, lançar desafios.
Terceira Fase
Elaboração da 3ª edição da Revista Literart, Ano 2.
Elaboração da 3ª edição da Revista Literart, Ano 2.
Reportagem Especial: A Semana de 22
Além do tema principal sobre a Semana de Arte Moderna, acrescentamos os seguintes assuntos:
Além do tema principal sobre a Semana de Arte Moderna, acrescentamos os seguintes assuntos:
- Entrevista com o Professor de Educação Física- Norberto Falseti.
- A Semana de Conscientização Lingüística (evento criado na escola como um outro projeto).
- As reformas no Lago Municipal.
- Higiene Bucal.
- Visita ao Asilo.
- Dicas de Leitura.
- Poema ilustrado.
- Concurso: Um poema chamado Brasil.
- Charge.
Os assuntos foram divididos por grupos, conforme escolha dos alunos e gradativamente as tarefas foram realizadas. Depois de todos os temas trabalhados, os textos foram sendo digitados e a elaboração das demais partes da revista foram observadas a partir da análise de outras revistas.
Consultamos uma série de revistas diferentes para observar as diferenças, os estilos e as formas de apresentação, bem como a intencionalidade de quem a produz.
Pensamos juntos em todos os passos e determinamos um dia para o lançamento da revista, que será comemorado com bolo e guaraná, substituindo o champanhe.
Divisão de trabalho:
Consultamos uma série de revistas diferentes para observar as diferenças, os estilos e as formas de apresentação, bem como a intencionalidade de quem a produz.
Pensamos juntos em todos os passos e determinamos um dia para o lançamento da revista, que será comemorado com bolo e guaraná, substituindo o champanhe.
Divisão de trabalho:
- Pesquisa: todos os grupos realizaram todos os pontos da pesquisa.
- Seminário: cada grupo apresentou somente um tema.
- Revista: outros grupos foram formados e cada um deles responsabilizou-se por uma reportagem.
RECURSOSLivros de literatura para pesquisa; cartazes; máquina fotográfica; fotos; filmadora; revistas.
AVALIAÇÃO
Registros do professor e dos alunos no processo dos trabalhos desenvolvidos; produções dos alunos; apresentação do seminário; produto final.
Registros do professor e dos alunos no processo dos trabalhos desenvolvidos; produções dos alunos; apresentação do seminário; produto final.
AVALIAÇÃO PROFISSIONAL
Foi realmente um trabalho produtivo e envolvente. Conseguimos concluí-lo no prazo estabelecido e atingimos o máximo de participação da classe. Embora tenha sido muito longo, foi possível estabelecer uma seqüência dos assuntos e vinculá-los à prática das atividades de rotina da sala de aula.
Foi realmente um trabalho produtivo e envolvente. Conseguimos concluí-lo no prazo estabelecido e atingimos o máximo de participação da classe. Embora tenha sido muito longo, foi possível estabelecer uma seqüência dos assuntos e vinculá-los à prática das atividades de rotina da sala de aula.
Comentários
Postar um comentário