Pular para o conteúdo principal
Semana de Arte Moderna
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Literatura e Produção de textos
Tipo: Texto
Reprodução de
CARACTERIZAÇÃOPesquisa sobre a Semana de Arte Moderna colecionando material para a apresentação de um seminário e a produção de mais uma edição da revista da classe, criada em 2002, cujo título é Literart e que terá como tema principal desta edição a Semana de Arte Moderna.

JUSTIFICATIVAEm 2002, criamos a Revista Literart, fruto de um trabalho de pesquisa e seleção de textos para a produção de uma pequena revista elaborada pelos alunos da 7ª série. Fizemos duas edições e já iniciamos o ano de 2003 em busca de um tema para a primeira deste ano. Lendo as sugestões da revista Nova Escola, vi as propostas sobre técnicas de seminário utilizando A Semana de Arte Moderna como tema. Achei que poderia ser um assunto interessante para a sala, já que tem um breve conhecimento sobre alguns artistas plásticos e o envolvimento desses na Semana e um contato com obras poéticas de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Lancei o desafio para a turma, e os alunos se empolgaram, principalmente com a idéia de apresentar para a sala.

DURAÇÃO
O ano todo.

OBJETIVOS
Colaborar para que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.

CONTEÚDOS
  • Leitura de textos/livros diversos, exibição de filmes, identificando sua função, recursos utilizados, bem como o gênero a que pertencem (literário, jornalístico, administrativo).
  • Comparação entre textos literários (conto, poema) e jornalísticos (notícia/editorial), estabelecendo relações entre eles (intertextualidade), no que se refere ao tema, estrutura, objetivos, recursos lingüísticos próprio a cada um.
  • Dramatização de contos, cenas de livros, poesias.
  • Produção de dissertações, narração com descrição, textos poéticos, publicitários e jornalísticos. Leitura e exposição dos mesmos para a classe.
PRODUÇÕES FINAIS
  1. A pesquisa escrita.
  2. O seminário.
  3. A revista.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Fase
  • Pesquisa informativa sobre a Semana de Arte Moderna realizada na sala de aula utilizando livros de consulta fornecidos pela professora e pela biblioteca da escola.
  • Apresentação da pesquisa escrita utilizando os textos pesquisados e ilustrados com figuras fornecidas pela professora.
Roteiro para a pesquisa:
  • Apresentação
  • Antecedentes Históricos
  • A Semana de Arte Moderna
  • Modernismo
  • Idéias e Objetivos
  • Características da poesia e da prosa
  • Artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade e Mário de Andrade
  • Repercussão na imprensa da época
  • Conclusão
  • Bibliografia
Segunda Fase

Apresentação do Seminário
Roteiro de Sugestões:
  • Apresentação: oral, dramatizada, leitura de poema seguida de explicação etc.
  • Antecedentes Históricos: mapas (localização); linha do tempo; tópicos utilizando retroprojetor, cartazes, lousa, flanelógrafos etc.
  • A Semana de Arte Moderna: um breve resumo do evento e as atividades podem ser transcritas em papel pardo, em transparência ou mesmo na lousa.
  • Modernismo: esquema das principais idéias utilizando os mesmos recursos já citados para textos.
  • Artistas plásticos: mostrar fotos dos artistas estudados, apresentar cópias de obras famosas e comentá-las.
  • Escritores: recitar poemas, dramatizar poemas, transcrever um poema em cartaz, transparência e localizar algumas das principais características do modernismo.
  • Conclusão: oral, fazer questões, lançar desafios.
Terceira Fase
Elaboração da 3ª edição da Revista Literart, Ano 2.
Reportagem Especial: A Semana de 22
Além do tema principal sobre a Semana de Arte Moderna, acrescentamos os seguintes assuntos:
  • Entrevista com o Professor de Educação Física- Norberto Falseti.
  • A Semana de Conscientização Lingüística (evento criado na escola como um outro projeto).
  • As reformas no Lago Municipal.
  • Higiene Bucal.
  • Visita ao Asilo.
  • Dicas de Leitura.
  • Poema ilustrado.
  • Concurso: Um poema chamado Brasil.
  • Charge.
Os assuntos foram divididos por grupos, conforme escolha dos alunos e gradativamente as tarefas foram realizadas. Depois de todos os temas trabalhados, os textos foram sendo digitados e a elaboração das demais partes da revista foram observadas a partir da análise de outras revistas.

Consultamos uma série de revistas diferentes para observar as diferenças, os estilos e as formas de apresentação, bem como a intencionalidade de quem a produz.

Pensamos juntos em todos os passos e determinamos um dia para o lançamento da revista, que será comemorado com bolo e guaraná, substituindo o champanhe.

Divisão de trabalho:
  • Pesquisa: todos os grupos realizaram todos os pontos da pesquisa.
  • Seminário: cada grupo apresentou somente um tema.
  • Revista: outros grupos foram formados e cada um deles responsabilizou-se por uma reportagem.
RECURSOSLivros de literatura para pesquisa; cartazes; máquina fotográfica; fotos; filmadora; revistas.
AVALIAÇÃO
Registros do professor e dos alunos no processo dos trabalhos desenvolvidos; produções dos alunos; apresentação do seminário; produto final.
AVALIAÇÃO PROFISSIONAL
Foi realmente um trabalho produtivo e envolvente. Conseguimos concluí-lo no prazo estabelecido e atingimos o máximo de participação da classe. Embora tenha sido muito longo, foi possível estabelecer uma seqüência dos assuntos e vinculá-los à prática das atividades de rotina da sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno