Pular para o conteúdo principal
A arca de Noé
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º 
Assunto: Leitura de Poemas
Tipo: Texto
Reprodução
Os alunos da 5ª série vêm ainda motivados a trabalhar com músicas, desenhos, danças e movimentos. É muito importante aproveitar essa situação para incentivar a sensibilidade e a criatividade, que geralmente são neutralizadas com o passar dos anos. Por meio dos poemas de Vinicius, que exprimem altíssima sensibilidade e apelo musical, iniciamos um contato mais formal com a língua escrita explorando a linguagem e seus meios de expressão.

Nesse trabalho os alunos são orientados a:
  • Selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Redigir diferentes tipos de textos.
  • Utilizar a linguagem para estruturar a experiência.
  • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos.
Procedimentos Metodológicos e Conteúdos:
  1. Leitura de diversos poemas do livro A arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
  2. Escuta de músicas do disco A arca de Noé (composições de Toquinho e Vinicius).
  3. Confecção de um livreto com seleções de poemas:
    • capa;
    • contra-capa;
    • ficha catalográfica;
    • dedicatória;
    • índice;
    • apresentação do trabalho (introdução);
    • poemas selecionados;
    • biografia de Vinicius de Moraes;
    • conclusão.
  4. Realização de um Sarau
  5. Avaliação.
Esta atividade possibilitou uma diversidade de situações de leitura e produção de texto. Lemos poemas, biografia, elaboramos textos dissertativos (apresentação e conclusão) etc.

No momento de produzir a apresentação percebi a dificuldade dos alunos em redigir tal tipo de texto. Precisavam de diretrizes que norteassem o texto e, para resolver tal situação, iniciei com questões pensando que isso ajudaria, mas, pelo contrário, eles começaram a fazer pequenas frases, ou até mesmo escrever as perguntas e as respostas. Mudei tudo e decidimos fazer um texto coletivo. Foi bem melhor.

Já no texto de conclusão eles entenderam a proposta e conseguiram escrevê-lo.

Os alunos começaram a pegar livros de poemas na biblioteca da escola e alguns ensaiaram leituras em duplas para apresentar na classe.

Foi o primeiro trabalho desse tipo. Gosto muito de propor atividades assim, considero-as completas quanto à função da língua. O aluno está em contato com um texto completo, cuja linguagem é compreensível e o modo de apresentação atraente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...