A arca de Noé
Os alunos da 5ª série vêm ainda motivados a trabalhar com músicas, desenhos, danças e movimentos. É muito importante aproveitar essa situação para incentivar a sensibilidade e a criatividade, que geralmente são neutralizadas com o passar dos anos. Por meio dos poemas de Vinicius, que exprimem altíssima sensibilidade e apelo musical, iniciamos um contato mais formal com a língua escrita explorando a linguagem e seus meios de expressão.
Nesse trabalho os alunos são orientados a:
No momento de produzir a apresentação percebi a dificuldade dos alunos em redigir tal tipo de texto. Precisavam de diretrizes que norteassem o texto e, para resolver tal situação, iniciei com questões pensando que isso ajudaria, mas, pelo contrário, eles começaram a fazer pequenas frases, ou até mesmo escrever as perguntas e as respostas. Mudei tudo e decidimos fazer um texto coletivo. Foi bem melhor.
Já no texto de conclusão eles entenderam a proposta e conseguiram escrevê-lo.
Os alunos começaram a pegar livros de poemas na biblioteca da escola e alguns ensaiaram leituras em duplas para apresentar na classe.
Foi o primeiro trabalho desse tipo. Gosto muito de propor atividades assim, considero-as completas quanto à função da língua. O aluno está em contato com um texto completo, cuja linguagem é compreensível e o modo de apresentação atraente.
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura de Poemas
Tipo: Texto
Tipo: Texto
Os alunos da 5ª série vêm ainda motivados a trabalhar com músicas, desenhos, danças e movimentos. É muito importante aproveitar essa situação para incentivar a sensibilidade e a criatividade, que geralmente são neutralizadas com o passar dos anos. Por meio dos poemas de Vinicius, que exprimem altíssima sensibilidade e apelo musical, iniciamos um contato mais formal com a língua escrita explorando a linguagem e seus meios de expressão.
Nesse trabalho os alunos são orientados a:
- Selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
- Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
- Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
- Redigir diferentes tipos de textos.
- Utilizar a linguagem para estruturar a experiência.
- Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos.
- Leitura de diversos poemas do livro A arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
- Escuta de músicas do disco A arca de Noé (composições de Toquinho e Vinicius).
- Confecção de um livreto com seleções de poemas:
- capa;
- contra-capa;
- ficha catalográfica;
- dedicatória;
- índice;
- apresentação do trabalho (introdução);
- poemas selecionados;
- biografia de Vinicius de Moraes;
- conclusão.
- Realização de um Sarau
- Avaliação.
No momento de produzir a apresentação percebi a dificuldade dos alunos em redigir tal tipo de texto. Precisavam de diretrizes que norteassem o texto e, para resolver tal situação, iniciei com questões pensando que isso ajudaria, mas, pelo contrário, eles começaram a fazer pequenas frases, ou até mesmo escrever as perguntas e as respostas. Mudei tudo e decidimos fazer um texto coletivo. Foi bem melhor.
Já no texto de conclusão eles entenderam a proposta e conseguiram escrevê-lo.
Os alunos começaram a pegar livros de poemas na biblioteca da escola e alguns ensaiaram leituras em duplas para apresentar na classe.
Foi o primeiro trabalho desse tipo. Gosto muito de propor atividades assim, considero-as completas quanto à função da língua. O aluno está em contato com um texto completo, cuja linguagem é compreensível e o modo de apresentação atraente.
Comentários
Postar um comentário