Pular para o conteúdo principal
A arca de Noé
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º 
Assunto: Leitura de Poemas
Tipo: Texto
Reprodução
Os alunos da 5ª série vêm ainda motivados a trabalhar com músicas, desenhos, danças e movimentos. É muito importante aproveitar essa situação para incentivar a sensibilidade e a criatividade, que geralmente são neutralizadas com o passar dos anos. Por meio dos poemas de Vinicius, que exprimem altíssima sensibilidade e apelo musical, iniciamos um contato mais formal com a língua escrita explorando a linguagem e seus meios de expressão.

Nesse trabalho os alunos são orientados a:
  • Selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Redigir diferentes tipos de textos.
  • Utilizar a linguagem para estruturar a experiência.
  • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos.
Procedimentos Metodológicos e Conteúdos:
  1. Leitura de diversos poemas do livro A arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
  2. Escuta de músicas do disco A arca de Noé (composições de Toquinho e Vinicius).
  3. Confecção de um livreto com seleções de poemas:
    • capa;
    • contra-capa;
    • ficha catalográfica;
    • dedicatória;
    • índice;
    • apresentação do trabalho (introdução);
    • poemas selecionados;
    • biografia de Vinicius de Moraes;
    • conclusão.
  4. Realização de um Sarau
  5. Avaliação.
Esta atividade possibilitou uma diversidade de situações de leitura e produção de texto. Lemos poemas, biografia, elaboramos textos dissertativos (apresentação e conclusão) etc.

No momento de produzir a apresentação percebi a dificuldade dos alunos em redigir tal tipo de texto. Precisavam de diretrizes que norteassem o texto e, para resolver tal situação, iniciei com questões pensando que isso ajudaria, mas, pelo contrário, eles começaram a fazer pequenas frases, ou até mesmo escrever as perguntas e as respostas. Mudei tudo e decidimos fazer um texto coletivo. Foi bem melhor.

Já no texto de conclusão eles entenderam a proposta e conseguiram escrevê-lo.

Os alunos começaram a pegar livros de poemas na biblioteca da escola e alguns ensaiaram leituras em duplas para apresentar na classe.

Foi o primeiro trabalho desse tipo. Gosto muito de propor atividades assim, considero-as completas quanto à função da língua. O aluno está em contato com um texto completo, cuja linguagem é compreensível e o modo de apresentação atraente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno