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:: O ensino e as condições iniciais dos alunos


 
 O aluno já chega na escola com
algum conhecimento prévio
“O ensino deve partir dos conhecimentos prévios dos alunos”. O que quer dizer esta expressão bastante utilizada atualmente? O que ela pode significar em relação ao Planejamento do Ensino?

Para começar, é necessário definir os “conhecimentos prévios”, já que é comum haver uma confusão com relação a essa idéia, inclusive chegando a significar o conjunto de “conteúdos que os professores da série anterior ensinou e que os alunos deveriam ter aprendido”.

Conhecimento prévio é um conceito que se tornou famoso entre os educadores a partir de reflexões em educação com base teórica na pesquisa piagetiana. A construção do conhecimento pelo sujeito que pensa é a principal preocupação dessas pesquisas. Compreender como é o conhecimento que esse sujeito tem em um determinado momento de sua vida e com relação a um objeto é fundamental para refletir sobre a forma como esse sujeito aprende, ou seja, como ele transforma esse conhecimento prévio, passando a ter um maior conhecimento sobre o objeto.

Para os pesquisadores que trabalham com a construção do conhecimento, ou seja, com a forma como se dá a aprendizagem em relação a diferentes objetos de conhecimento, saber como são os conhecimentos prévios de uma pessoa (criança, jovem ou adulto) significa fazer uma pesquisa científica. Isso implica cuidados metodológicos, fundamentação teórica e tempo de observação, no mínimo. Muitas pesquisas têm sido feitas em torno dessa questão. Os educadores, sem dúvida, devem conhecê-las, pois elas podem nos orientar sobre decisões a tomar do ponto de vista didático. No entanto, um professor não precisa, e nem deve, a não ser que exista uma justificativa pedagógica para isso, desenvolver pesquisas em sala de aula para determinar quais são os conhecimentos prévios dos alunos toda vez que inicia uma ação pedagógica em relação a determinado conteúdo.

O que é preciso conhecer são as condições iniciais dos alunos, para planejar e desenvolver com eles as atividades de ensino e aprendizagem. Sempre que há aprendizagem, os conhecimentos prévios do sujeito que aprende estão em jogo, e isso faz parte das condições iniciais dos alunos, mas isso não é tudo. É preciso levar em conta também, entre outros aspectos:
  • a relação que os alunos têm com o esforço de aprender;
  • como eles encaram novos desafios;
  • que aprendizagens precisam ter vivido para dar conta das atividades na forma como elas estão planejadas.

Os conhecimentos prévios do aluno devem ser considerados na medida em que entram em ação durante a atividade. Ou seja, quando o professor percebe que um aluno não consegue responder a uma questão, ou escrever um texto, ou ainda, se a atividade não teve interesse porque ele já sabia as respostas, deve observar melhor o que esses alunos já sabem para ajustar as propostas de ensino às condições iniciais.

Durante a elaboração do Planejamento do Ensino, as condições iniciais dos alunos, em particular os conhecimentos prévios, precisam ser considerados também para que esse planejamento fique o mais próximo possível de sua realização. No entanto, somente durante a ação pedagógica é possível certificar-se se as hipóteses sobre as condições iniciais dos alunos foram adequadas ou não, para alterar o plano inicial e torná-lo melhor para aquele grupo de alunos, caso seja necessário.

Professores do Ensino Fundamental – guardadas as diferenças - convivem com cenas comuns nas escolas públicas ou privadas de todo o país, que envolvem as condições iniciais dos alunos.

Logo no início do ano letivo, na segunda semana de aula, um professor de Matemática entra na sala dos professores e, vendo seus colegas, afirma: “Esses alunos da 5ª série não vão aprender nada. Estou começando a ensinar frações e eles não sabem nem multiplicar. Dividir então, nem pensar”. Por que esse professor não pára imediatamente seu trabalho e reavalia seu planejamento? Por que não conversa com a coordenação pedagógica a respeito dessas dificuldades do grupo e solicita uma parceria para reorientar seu plano de trabalho de modo a dar conta das dificuldades de aprendizagem de seus alunos?

Existem muitas respostas para essas questões e uma delas diz respeito à formação dos professores nos cursos de licenciatura que, em geral, não abordam esse tipo de problema. Muito raramente em Matemática, por exemplo, estudam como deve ser a didática do ensino das operações fundamentais. Em conseqüência, aqueles que tentam realizar esse ensino na quinta ou sexta série, o fazem por meio de aulas expositivas. O professor resolve algumas contas na lousa, explicando “detalhadamente” cada “passagem” do algoritmo e perguntam se os alunos entenderam. Em seguida, considerando que o silêncio da classe significa “Sim, entendemos”, passa uma lista de contas para fazer em classe e em casa. E os alunos continuam sem saber multiplicar e dividir.


:: Problematizar – uma competência que o professor deve ter


Em todo início de trabalho com um conteúdo, mesmo que este já tenha sido trabalhado anteriormente, é necessário que o professor se preocupe em mobilizar os alunos para as aprendizagens que deverão ocorrer. Essa mobilização, que depende das condições iniciais dos alunos, pode ser despertada pelo professor por meio de problematizações do conteúdo.

Problematizar significa criar questões que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondidas de imediato, provocando-lhes uma vontade de saber. Em muitos casos, o Projeto de Escola já apresenta problematizações apropriadas para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Mas, em geral, os professores precisam, a partir do Projeto de Escola, selecionar conteúdos e, considerando as condições iniciais de seus alunos, realizar o Planejamento do Ensino e as problematizações necessárias ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem.

É importante que fique bem claro que, se os alunos não se interessarem pelas questões que o professor faz a eles, então, são as questões que precisam mudar, não os alunos.

Essas reflexões podem ser aplicadas ao trabalho de todos os professores da educação básica, seja uma professora alfabetizadora, um professor de 5ª a 8ª série ou de Ensino Médio.

Texto original: Vinicius Signoreli
Edição: Equipe EducaRede
Ilustrações: Michele Iacocca/Acerco CENPEC

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