Pular para o conteúdo principal
Fantoches na Hora do Conto
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Língua Portuguesa
Tipo: Texto
Onde encontrar: Na própria casa do aluno

CARACTERIZAÇÃO: Consiste em atividades de leitura, escuta e produção de textos, a partir de histórias que a família conta, com a utilização de teatro de fantoches.

JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.

DURAÇÃO: dois meses.

OBJETIVOS: Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc).
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Monitorar seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário.
  • Redigir diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
    - a relevância das partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos do texto;
    - a continuidade temática;
    - a explicação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação.
  • Realizar com propriedade e desenvoltura os padrões de escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção.
  • Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.
PRODUÇÕES FINAIS: Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com teatro de fantoches.

DESENVOLVIMENTO:
  • Cada aluno é convidado a trazer de casa uma história contada pela família (conto popular, episódio vivido pelos familiares, história folclórica etc).
  • O professor lê todas as histórias trazidas (este passo pode demorar mais que uma aula, dependerá do tamanho e quantidade das histórias e do nível de interesse da classe).
  • Cada grupo escolhe a história que irá adaptar para o gênero dramático (dentre as histórias do seu grupo).
  • As histórias escolhidas são adaptadas para o gênero dramático com a finalidade de apresentar um teatro de fantoches.
  • O professor faz a revisão dos textos adaptados.
  • Os alunos confeccionam os fantoches, utilizando meias velhas, botões, restos de lã, pedaços de tecido e outros materiais.
  • Os alunos ensaiam algumas vezes a apresentação definindo o papel que cada membro do grupo representará.
  • Numa HORA DO CONTO ESPECIAL, cada grupo apresenta a sua história, que é filmada para posteriormente ser assistida por toda a classe.
CLASSES ENVOLVIDAS: Ensino Fundamental

RECURSOS: Os textos trazidos de casa, meias velhas, botões, pedaços de tecido, restos de lã, um suporte para teatro de fantoche, que poderá ser confeccionado com papelão pela própria classe.

AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Quanto à produção de texto, a elaboração do texto dramático revela uma infinidade de aspectos gramaticais e estruturais que se pode analisar. As revisões individuais também possibilitam interferências significativas na busca de um texto que atenda às exigências do tema e da situação de leitura a que ele se submete.
O dia da apresentação é esperado com ansiedade e sua realização é um grande sucesso, o que dá aos alunos e professor uma sensação de conquista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...