Pular para o conteúdo principal
Fantoches na Hora do Conto
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Língua Portuguesa
Tipo: Texto
Onde encontrar: Na própria casa do aluno

CARACTERIZAÇÃO: Consiste em atividades de leitura, escuta e produção de textos, a partir de histórias que a família conta, com a utilização de teatro de fantoches.

JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.

DURAÇÃO: dois meses.

OBJETIVOS: Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc).
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
  • Monitorar seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário.
  • Redigir diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
    - a relevância das partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos do texto;
    - a continuidade temática;
    - a explicação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação.
  • Realizar com propriedade e desenvoltura os padrões de escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção.
  • Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.
PRODUÇÕES FINAIS: Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com teatro de fantoches.

DESENVOLVIMENTO:
  • Cada aluno é convidado a trazer de casa uma história contada pela família (conto popular, episódio vivido pelos familiares, história folclórica etc).
  • O professor lê todas as histórias trazidas (este passo pode demorar mais que uma aula, dependerá do tamanho e quantidade das histórias e do nível de interesse da classe).
  • Cada grupo escolhe a história que irá adaptar para o gênero dramático (dentre as histórias do seu grupo).
  • As histórias escolhidas são adaptadas para o gênero dramático com a finalidade de apresentar um teatro de fantoches.
  • O professor faz a revisão dos textos adaptados.
  • Os alunos confeccionam os fantoches, utilizando meias velhas, botões, restos de lã, pedaços de tecido e outros materiais.
  • Os alunos ensaiam algumas vezes a apresentação definindo o papel que cada membro do grupo representará.
  • Numa HORA DO CONTO ESPECIAL, cada grupo apresenta a sua história, que é filmada para posteriormente ser assistida por toda a classe.
CLASSES ENVOLVIDAS: Ensino Fundamental

RECURSOS: Os textos trazidos de casa, meias velhas, botões, pedaços de tecido, restos de lã, um suporte para teatro de fantoche, que poderá ser confeccionado com papelão pela própria classe.

AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Quanto à produção de texto, a elaboração do texto dramático revela uma infinidade de aspectos gramaticais e estruturais que se pode analisar. As revisões individuais também possibilitam interferências significativas na busca de um texto que atenda às exigências do tema e da situação de leitura a que ele se submete.
O dia da apresentação é esperado com ansiedade e sua realização é um grande sucesso, o que dá aos alunos e professor uma sensação de conquista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno