Fantoches na Hora do Conto
CARACTERIZAÇÃO: Consiste em atividades de leitura, escuta e produção de textos, a partir de histórias que a família conta, com a utilização de teatro de fantoches.
JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.
DURAÇÃO: dois meses.
OBJETIVOS: Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
DESENVOLVIMENTO:
RECURSOS: Os textos trazidos de casa, meias velhas, botões, pedaços de tecido, restos de lã, um suporte para teatro de fantoche, que poderá ser confeccionado com papelão pela própria classe.
AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Quanto à produção de texto, a elaboração do texto dramático revela uma infinidade de aspectos gramaticais e estruturais que se pode analisar. As revisões individuais também possibilitam interferências significativas na busca de um texto que atenda às exigências do tema e da situação de leitura a que ele se submete.
O dia da apresentação é esperado com ansiedade e sua realização é um grande sucesso, o que dá aos alunos e professor uma sensação de conquista.
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Língua Portuguesa
Tipo: Texto
Onde encontrar: Na própria casa do aluno
Tipo: Texto
Onde encontrar: Na própria casa do aluno
CARACTERIZAÇÃO: Consiste em atividades de leitura, escuta e produção de textos, a partir de histórias que a família conta, com a utilização de teatro de fantoches.
JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.
DURAÇÃO: dois meses.
OBJETIVOS: Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
- Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
- Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc).
- Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
- Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
- Monitorar seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário.
- Redigir diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
- a relevância das partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos do texto;
- a continuidade temática;
- a explicação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação. - Realizar com propriedade e desenvoltura os padrões de escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção.
- Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.
DESENVOLVIMENTO:
- Cada aluno é convidado a trazer de casa uma história contada pela família (conto popular, episódio vivido pelos familiares, história folclórica etc).
- O professor lê todas as histórias trazidas (este passo pode demorar mais que uma aula, dependerá do tamanho e quantidade das histórias e do nível de interesse da classe).
- Cada grupo escolhe a história que irá adaptar para o gênero dramático (dentre as histórias do seu grupo).
- As histórias escolhidas são adaptadas para o gênero dramático com a finalidade de apresentar um teatro de fantoches.
- O professor faz a revisão dos textos adaptados.
- Os alunos confeccionam os fantoches, utilizando meias velhas, botões, restos de lã, pedaços de tecido e outros materiais.
- Os alunos ensaiam algumas vezes a apresentação definindo o papel que cada membro do grupo representará.
- Numa HORA DO CONTO ESPECIAL, cada grupo apresenta a sua história, que é filmada para posteriormente ser assistida por toda a classe.
RECURSOS: Os textos trazidos de casa, meias velhas, botões, pedaços de tecido, restos de lã, um suporte para teatro de fantoche, que poderá ser confeccionado com papelão pela própria classe.
AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Quanto à produção de texto, a elaboração do texto dramático revela uma infinidade de aspectos gramaticais e estruturais que se pode analisar. As revisões individuais também possibilitam interferências significativas na busca de um texto que atenda às exigências do tema e da situação de leitura a que ele se submete.
O dia da apresentação é esperado com ansiedade e sua realização é um grande sucesso, o que dá aos alunos e professor uma sensação de conquista.
Comentários
Postar um comentário