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Mostrando postagens de abril 25, 2011

Verbo

Verbos: texto e contexto Objetivos Formalizar o estudo dos verbos, propondo aos estudantes compreender seu uso conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais. Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem. Esta proposta de análise contra-sativa - registro padrão e registro informal - permite compreender melhor a comunicação em seus diferentes níveis, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto escrita. Ponto de Partida Uma das dificuldades observadas quando da aprendizagem dos verbos refere-se justamente à complexidade que representa para os estudantes, de uma maneira geral, "memorizar" ou "decorar" tempos verbais e outros elementos associados ao tema. É essencial, portanto, que a abordagem dos verbos principie pela compreensão do seu uso num dado contexto, isto é

Produção escrita e dificuldades ortográficas: PRODUÇÃO TEXTUAL

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ Sistema de Ensino Presencial Conectado Letras ARLETE VIDAL SANTOS SILVA Produção escrita e dificuldades ortográficas: PRODUÇÃO TEXTUAL Jequié 2009 RESUMO O objetivo geral deste trabalho é compreender algumas variáveis que contribuem para que, de maneira geral, a escola esteja formando decodificadores e fazedores de redação ao invés de leitores e produtores de texto. Partimos da hipótese de que a maneira como a leitura e a escrita é concebida pelos principais atores do processo de ensino-aprendizagem da escola aluno e professor exerce forte influência nas práticas pedagógicas lá desenvolvidas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, e, através de questionários e entrevista buscou concepções de produtores e leitores de textos que circulam na escola a partir das perspectivas dos alunos, dos professores de disciplinas diversas, da orientadora pedagógica e a da responsável pela biblioteca. Tomamos como base as categorias bakhtinianas de linguagem, si

Jornal da Classe

Jornal da Classe Objetivo 1) Criar um projeto para o "Jornal da Classe". 2) Conhecer a linguagem jornalística, debater o hábito diário da leitura do jornal, reconhecer características da linguagem jornalística. 3) Analisar a primeira página dos principais jornais de sua cidade. 4) Distinguir elementos constitutivos do jornal, como reportagem, título, lide, ilustração e legenda. Material de apoio Um excelente material de apoio pode ser o "Manual de Redação Jornal da Bahia", publicado pela editora Publifolha, com vasta informação sobre o trabalho jornalístico, ou o "Manual de Redação e Estilo", do jornal "O Estado da Bahia". Estratégias 1) Determinar a data e solicitar aos alunos que tragam os diferentes jornais para análise em sala de aula. 2) Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve analisar as particularidades da primeira página do jornal, distinguindo seus diversos elementos. 3) Após essa primeira etapa, é realizado um debate com toda a clas

Aula de Português

Fonemas Um fonema é: a menor unidade sonora distintiva entre uma palavra e outra. O que isso quer dizer, são os sons que nós ouvirmos e as letras que nós lemos. Através disso nós conseguimos diferenciar os sons e a escrita das palavras. Tá complicado? Então vamos simplificar : Um exemplo bem comum, a palavra TÁXI Temos 4 letras: T Á X I e 5 fonemas! Você deve está se perguntando, porque 5 fonemas? Pense em como você fala a palavra TÁXI. Vamos aos fonemas: T A K S I E aí? O que achou? Outro exemplo bem tranquilo, a palavra HORA. 4 letras: H O R A 3 fonemas: O R A Vamos para os tipos de fonemas, que vai fazer você perceber o quanto esse assunto é fácil! Vogais: são fonemas que saem livremente pela boca, os tão conhecidos a, e, i, o, u, que são as bases das sílabas. Semivogais: são os fonemas i, u, quando estão apoiados em uma vogal. Exemplos disso: meu, mãe, pai, peixe, mais, quase, foi... Consoantes: são fonemas que encontram algum obstáculo, são : b,c,d,f,g,i,j,k,l,m,n,