Pular para o conteúdo principal
Como trabalhar com contos
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6ºao 9º
Assunto: Conto
Tipo: Materiais didáticos

Essa atividade está sendo proposta para os professores que desejam trabalhar com o gênero literário conto, especialmente com os livros da coleção "Literatura em Minha Casa", do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, distribuídos pelo Ministério da Educação.

O acervo, destinado a alunos de 5º e 6º séries do Ensino Fundamental de todo o Brasil, compõe-se de cinco conjuntos de livros (cada um em um gênero literário – novela, conto, poesia, teatro, clássico), sendo que cada conjunto reúne seis títulos.

Para começar, é importante pensarmos um pouco sobre o gênero conto. O que é o conto? Alguns dizem que é uma narrativa bem mais curta do que o romance. Outros preferem destacar o fato de que o conto se concentra geralmente em um episódio central, envolvendo poucos personagens. Uma espécie de retrato de um acontecimento marcante na vida de certas pessoas. Um fato às vezes comum ganha outro significado, graças à sensibilidade do escritor, para revelar detalhes do comportamento humano que, em geral, não se percebe.

Por suas características, os contos podem ser interessantes de serem lidos e trabalhados em classe. Isto porque, além da ação concentrada e de poucos personagens, em geral eles são pouco extensos, e os jovens encontram diferentes temas em uma pequena antologia. Desse modo, é possível começar um projeto de leitura com esse gênero, com o objetivo de capacitar os alunos na leitura de textos um pouco mais extensos e trabalhar com as estruturas da narrativa.

De qualquer modo, em todos os gêneros literários, a leitura feita pelo professor é importante para que os alunos aprendam sobre as estratégias de leitura nas atividades de leitura colaborativa. Essa leitura é fundamental quando se tem por finalidade ampliar a competência leitora dos alunos, visando à leitura de textos mais extensos.

É comum os alunos se sentirem intimidados com a extensão de um determinado romance de aventura, ou mesmo de um conto mais longo. Com essa dificuldade, eles acabam selecionando sempre, para leitura, os textos mais curtos. É preciso, então, ensinar-lhes procedimentos de leitura que possibilitem a construção de uma competência para a leitura independente de textos mais longos.

Uma vez distribuídos os livros a serem trabalhados, o professor deve selecionar alguns contos que serão lidos pela classe, em conjunto, em determinadas datas pré-combinadas.
A seleção deve contemplar as necessidades e possibilidades de leitura dos alunos, sem sobrepor dificuldades: se se pretende ampliar sua proficiência na leitura de textos mais extensos, então é preciso isolar esta dificuldade de outras possíveis, selecionando um gênero que seja conhecido pelos alunos, no caso o conto, e um tema de seu interesse que não seja tratado de maneira muito complexa pelo autor.

O professor precisa, então, organizar um cronograma de leitura com os alunos: determinar as datas em que a leitura será feita em classe e os contos que serão lidos. Os alunos devem ser orientados a ler antecipadamente os textos, se assim o desejarem, o que facilita a conversa coletiva na aula. É importante fazer um cronograma que esteja inserido na rotina da classe. Por exemplo, se às quartas e sextas-feiras a classe trabalha com leitura de livros, as datas do cronograma devem contemplar esses dias.

Na data combinada, os alunos se organizam em grupos para acompanhar a leitura, se o número de livros não for suficiente para contemplar a todos.

O professor lê para os alunos, que acompanham a leitura em seus livros. Durante a leitura e depois dela, comenta o texto e problematiza os aspectos que considerar relevantes para a compreensão do texto, solicitando sempre a efetiva participação dos alunos.

É fundamental que o professor apresente informações sobre o autor – quem é, quando viveu, que tipos de temas costuma abordar em suas obras, algumas características de sua escrita – e sobre a época em que o texto foi produzido, podendo, até mesmo, relacioná-lo com outras obras contemporâneas.

Depois da leitura de alguns textos, o professor propõe que os alunos escolham no livro que receberam um novo conto e o leiam em casa. No dia combinado, a classe se organiza em três ou quatro grupos e o professor propõe a brincadeira “Telefone sem Fio”. É importante determinar antes o tempo que será destinado para essa etapa e sortear um aluno em cada círculo.

O aluno sorteado conta ao ouvido do colega ao lado o resumo da história que leu; porém, não pode repetir detalhes da história que está relatando.

O colega que ouviu reconta a história para o próximo, respeitando as mesmas regras, e assim por diante. O último vai contar para a classe a versão da história que chegou até ele.

O professor verifica se conhecem o ditado popular – “Quem conta um conto, aumenta um ponto” – e pergunta se concordam com tal afirmação. Em seguida, o aluno que iniciou a brincadeira e detentor da versão original deve contá-la para a classe. Todos os grupos fazem o mesmo.

O professor faz com a classe a comparação entre as versões, verificando os desvios, acréscimos e omissões em relação à versão original. Com a ajuda dos alunos, pode-se anotar na lousa ou em um papel pardo essas informações. Nesse momento, o professor aproveita para explorar a diferença das narrativas orais e o papel documental da escrita e da imagem.

Depois de ler todos os contos, o professor pode propor a produção de uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa. Por exemplo, recontar o conto “O Torcedor”, de Carlos Drummond de Andrade, do ponto de vista da moça ou de um outro torcedor que estava no ônibus, fazendo as mudanças necessárias na narrativa para integrar esse novo ponto de vista.

É preciso não esquecer que a produção desses textos deve ter um planejamento e uma revisão, com a reescrita de trechos ou correção, se necessárias. Outro aspecto importante é a organização da coletânea como um livro, incluindo ilustrações, capas, créditos dos autores. Caso o conjunto seja muito grande, é possível dividi-lo em dois livros ou fazer uma seleção entre os textos individuais da classe, estabelecendo-se critérios para seleção e um grupo de alunos para ajudar na escolha.
Para saber mais:
Pequeno glossário do conto
Pesquise na Biblioteca, as resenhas dos contos e as biografias dos autores.

Veja também as dicas:
Como trabalhar com novelas
Como trabalhar com poesia
Como trabalhar com os clássicos

Edição: Equipe EducaRede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno