Pular para o conteúdo principal
Lendo boletins informativos
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Estratégias de leitura, estudo de panfleto informativo.
Tipo: Metodologias

O principal objetivo desta atividade é trabalhar com a leitura de um boletim informativo, observando suas características e algumas estratégias de leitura. É um texto que, em função do gênero no qual foi organizado (boletim informativo) e do veículo no qual foi publicado (panfleto eletrônico) articula elementos verbais e gráficos para cumprir sua finalidade. Por tratar-se de gênero de grande circulação social tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, seu estudo é relevante, sobretudo no que se refere à leitura.

Sugestão de Atividade:

Estudando o contexto de produção:



  • Leia o Boletim do RESEG e preencha o quadro abaixo.

    Elementos do Contexto de Produção
    Resposta
    Autor do texto e seu papel social  
    Leitor do texto e seu papel social  
    Finalidade do texto  
    Gênero do texto  
    Lugar de circulação do texto  
    Veículo de publicação  
    Conteúdos tratados  


    Analisando sua organização interna e construindo os sentidos


  • Que tipo de informações o Boletim apresenta?


  • De que forma esses diferentes tipos de informação são apresentadas para o leitor?


  • Segundo o texto, por que manter fechados os vidros dos veículos pode ajudar a evitar um assalto?


  • De acordo com o texto, por que não se deve reagir durante um assalto?


  • A que se referem as Técnicas de Posicionamento Inteligente que constam do texto? Explique.


  • Qual a função do esquema gráfico no texto?


  • As informações contidas no esquema gráfico são coerentes com as dicas apresentadas para evitar assalto?


  • As informações verbais do texto foram todas apresentadas de maneira esquemática. Considerando o lugar de circulação do texto você considera que esta escolha foi adequada? Justifique.


  • A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.

    Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

    PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

    CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno