Pular para o conteúdo principal
Lendo boletins informativos
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Estratégias de leitura, estudo de panfleto informativo.
Tipo: Metodologias

O principal objetivo desta atividade é trabalhar com a leitura de um boletim informativo, observando suas características e algumas estratégias de leitura. É um texto que, em função do gênero no qual foi organizado (boletim informativo) e do veículo no qual foi publicado (panfleto eletrônico) articula elementos verbais e gráficos para cumprir sua finalidade. Por tratar-se de gênero de grande circulação social tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, seu estudo é relevante, sobretudo no que se refere à leitura.

Sugestão de Atividade:

Estudando o contexto de produção:



  • Leia o Boletim do RESEG e preencha o quadro abaixo.

    Elementos do Contexto de Produção
    Resposta
    Autor do texto e seu papel social  
    Leitor do texto e seu papel social  
    Finalidade do texto  
    Gênero do texto  
    Lugar de circulação do texto  
    Veículo de publicação  
    Conteúdos tratados  


    Analisando sua organização interna e construindo os sentidos


  • Que tipo de informações o Boletim apresenta?


  • De que forma esses diferentes tipos de informação são apresentadas para o leitor?


  • Segundo o texto, por que manter fechados os vidros dos veículos pode ajudar a evitar um assalto?


  • De acordo com o texto, por que não se deve reagir durante um assalto?


  • A que se referem as Técnicas de Posicionamento Inteligente que constam do texto? Explique.


  • Qual a função do esquema gráfico no texto?


  • As informações contidas no esquema gráfico são coerentes com as dicas apresentadas para evitar assalto?


  • As informações verbais do texto foram todas apresentadas de maneira esquemática. Considerando o lugar de circulação do texto você considera que esta escolha foi adequada? Justifique.


  • A forma global como o texto foi organizado e o tipo de informações selecionadas para tratar o assunto estão adequados para que o texto possa cumprir sua finalidade? Justifique.

    Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Peça de Teatro - Proclamação da República

      ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
    Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...