Proposta de atividade Ensino
:: Proposta: Produção de Resenhas
Elaborar uma resenha de um livro lido nas atividades de leitura de escolha pessoal.
Expectativas de Aprendizagem:
Espera-se que os alunos:
a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando as especificidades, o contexto de produção definido e as especificidades do gênero.
b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.
c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.
No que se refere aos alunos de Ensino Médio, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:
:: Proposta: Produção de Resenhas
Elaborar uma resenha de um livro lido nas atividades de leitura de escolha pessoal.
Ilustração: Michele Iacocca |
Espera-se que os alunos:
a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando as especificidades, o contexto de produção definido e as especificidades do gênero.
b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.
c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.
No que se refere aos alunos de Ensino Médio, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:
Evidentemente, quanto mais conhecimento os alunos possuírem a respeito do gênero e do assunto, mais seus textos - a análise e caracterização da obra - serão mais elaborados. :: Organização da atividade A atividade deverá ser organizada em três momentos: a) Aprendendo o que é uma resenha. b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe. c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal. Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha: Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas, programas de TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores. Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc. É importante que o professor combine horários semanais para leitura e organize-os segundo os objetivos que pretende atingir com os alunos, de modo que, ao final do ano, eles tenham feito um percurso de leitura com textos de diferentes autores, gêneros e épocas. Faz parte desse trabalho a leitura de obras de literatura que podem ser iniciadas na sala de aula e comentadas ao longo dos capítulos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o trabalho estiver sendo feito com um romance como Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc. Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal: Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção. Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados. Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo. :: Avaliação Neste momento, o professor deverá verificar se durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor. Sugestão de ficha de auto-avaliação Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem, então ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos. Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.
Texto original: Kátia Bräkling Edição: Equipe EducaRede |
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