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Proposta de atividade Ensino

:: Proposta: Produção de Resenhas


Elaborar uma resenha de um livro lido nas atividades de leitura de escolha pessoal.



Ilustração: Michele Iacocca
Expectativas de Aprendizagem:

Espera-se que os alunos:

a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando as especificidades, o contexto de produção definido e as especificidades do gênero.

b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.

c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.

No que se refere aos alunos de Ensino Médio, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:



  • identifiquem e caracterizem a obra;

  • apresentem uma síntese do conteúdo da obra;

  • analisem criticamente o conteúdo da obra de referência.

    Evidentemente, quanto mais conhecimento os alunos possuírem a respeito do gênero e do assunto, mais seus textos - a análise e caracterização da obra - serão mais elaborados.


    :: Organização da atividade

    A atividade deverá ser organizada em três momentos:

    a) Aprendendo o que é uma resenha.

    b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe.

    c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal.

    Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha:

  • seu contexto histórico de produção;

  • suas características de composição estrutural;

  • os recursos estilísticos do gênero.

    Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas, programas de TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores.

    Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc.

    É importante que o professor combine horários semanais para leitura e organize-os segundo os objetivos que pretende atingir com os alunos, de modo que, ao final do ano, eles tenham feito um percurso de leitura com textos de diferentes autores, gêneros e épocas. Faz parte desse trabalho a leitura de obras de literatura que podem ser iniciadas na sala de aula e comentadas ao longo dos capítulos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o trabalho estiver sendo feito com um romance como Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc.

    Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal:

  • quem será o interlocutor (e quais suas características);

  • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);

  • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);

  • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);

  • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).

    Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção.

    Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados.

    Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo.


    :: Avaliação

    Neste momento, o professor deverá verificar se durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.

    Sugestão de ficha de auto-avaliação

    Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem, então ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos.

    Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.


    FICHA DE AVALIAÇÃO DAS RESENHAS
    ALUNO: ........................................................................................
    SÉRIE:
    .................PROFESSOR(A): ...........................................
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS SIM NÃO COMENTÁRIOS
    Na produção da resenha:
    Os dados bibliográficos foram apresentados?      
    Há síntese do conteúdo da obra?      
    Há análise da obra como um todo?      
    Foram feitos comentários sobre a obra?      
    A resenha está adequada ao contexto de produção definido?      
    A progressão temática realizada está adequada ás finalidades do texto?      
    O texto foi organizado em parágrafos?      
    Os critérios de paragrafação são adequados e coerentes?      
    A pontuação interna dos parágrafos está adequada, atendendo aos efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor?      
    Os recursos lingüísticos utilizados estão corretos (ortografia, concordância, regência, por exemplo)?      
    Na revisão da resenha:
    Os aspectos apontados foram corrigidos?      
    Os comentários feitos pelo colega foram considerados? (Explique)      
    Os comentários feitos pelo professor foram considerados? (Explique)      
    Na apresentação da resenha:
    O texto está legível?      
    Foi respeitada a formação combinada?      
    O trabalho está limpo?      


    Texto original: Kátia Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

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