Pular para o conteúdo principal
Proposta de atividade Ensino

:: Proposta: Produção de Resenhas


Elaborar uma resenha de um livro lido nas atividades de leitura de escolha pessoal.



Ilustração: Michele Iacocca
Expectativas de Aprendizagem:

Espera-se que os alunos:

a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando as especificidades, o contexto de produção definido e as especificidades do gênero.

b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.

c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.

No que se refere aos alunos de Ensino Médio, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:



  • identifiquem e caracterizem a obra;

  • apresentem uma síntese do conteúdo da obra;

  • analisem criticamente o conteúdo da obra de referência.

    Evidentemente, quanto mais conhecimento os alunos possuírem a respeito do gênero e do assunto, mais seus textos - a análise e caracterização da obra - serão mais elaborados.


    :: Organização da atividade

    A atividade deverá ser organizada em três momentos:

    a) Aprendendo o que é uma resenha.

    b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe.

    c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal.

    Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha:

  • seu contexto histórico de produção;

  • suas características de composição estrutural;

  • os recursos estilísticos do gênero.

    Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas, programas de TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores.

    Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc.

    É importante que o professor combine horários semanais para leitura e organize-os segundo os objetivos que pretende atingir com os alunos, de modo que, ao final do ano, eles tenham feito um percurso de leitura com textos de diferentes autores, gêneros e épocas. Faz parte desse trabalho a leitura de obras de literatura que podem ser iniciadas na sala de aula e comentadas ao longo dos capítulos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o trabalho estiver sendo feito com um romance como Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc.

    Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal:

  • quem será o interlocutor (e quais suas características);

  • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);

  • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);

  • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);

  • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).

    Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção.

    Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados.

    Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo.


    :: Avaliação

    Neste momento, o professor deverá verificar se durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.

    Sugestão de ficha de auto-avaliação

    Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem, então ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos.

    Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.


    FICHA DE AVALIAÇÃO DAS RESENHAS
    ALUNO: ........................................................................................
    SÉRIE:
    .................PROFESSOR(A): ...........................................
    ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS SIM NÃO COMENTÁRIOS
    Na produção da resenha:
    Os dados bibliográficos foram apresentados?      
    Há síntese do conteúdo da obra?      
    Há análise da obra como um todo?      
    Foram feitos comentários sobre a obra?      
    A resenha está adequada ao contexto de produção definido?      
    A progressão temática realizada está adequada ás finalidades do texto?      
    O texto foi organizado em parágrafos?      
    Os critérios de paragrafação são adequados e coerentes?      
    A pontuação interna dos parágrafos está adequada, atendendo aos efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor?      
    Os recursos lingüísticos utilizados estão corretos (ortografia, concordância, regência, por exemplo)?      
    Na revisão da resenha:
    Os aspectos apontados foram corrigidos?      
    Os comentários feitos pelo colega foram considerados? (Explique)      
    Os comentários feitos pelo professor foram considerados? (Explique)      
    Na apresentação da resenha:
    O texto está legível?      
    Foi respeitada a formação combinada?      
    O trabalho está limpo?      


    Texto original: Kátia Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

    PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

    CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno