Orientação para leitura de textos - II
Desse modo, quando se realiza uma leitura, adotam-se procedimentos diferentes que dependem de por que escolhemos este ou aquele texto para ler. Quer dizer: se estivermos estudando mamíferos, buscaremos no texto informações que nos possibilitem compreender o que são mamíferos; assim, realizaremos uma leitura extensiva do texto, buscando tais informações. Se estivermos, ao contrário, procurando uma informação específica sobre a capacidade de adaptação dos mamíferos ao meio ambiente, apenas este tópico nos interessará e, na leitura, selecionaremos as informações, descartando todas as que não se referirem especificamente a esse tópico.
Se lermos a descrição de um imóvel com a finalidade de comprá-lo, certamente nos interessarão os aspectos relacionados às condições do imóvel, à sua localização, acabamento, tamanho, tipo de cômodos, preço, etc. Se, ao contrário, lêssemos a mesma descrição interessados em montar um escritório, os aspectos que nos chamariam a atenção seriam aqueles relativos às facilidades para entrar e sair do imóvel, à existência de vizinhos, de comércio e sistema bancário por perto etc.
Se procurarmos informações sobre um determinado tópico em um livro ou revista não conhecidos, certamente consultaremos o índice, a orelha, ou o prefácio, ou uma a uma dessas partes, à medida que quiséssemos confirmar expectativas.
Se fizermos uma leitura de revisão de texto, aspectos como a legibilidade do texto, as escolhas lexicais ficarão mais evidentes. Se lermos um texto para montar determinado aparelho, a leitura será passo a passo. Ao contrário, se lermos uma bula de remédio, apenas a parte que para nós é inteligível é que será objeto de nossa atenção.
Dessa forma, recomendamos que esses procedimentos de leitura sejam objeto de ensino: é preciso que as finalidades para as leituras propostas em sala de aula sejam apresentadas aos alunos de forma clara e distinta e, para além disso, é fundamental que essas diferenças entre os procedimentos e, portanto, entre as compreensões decorrentes desses procedimentos, sejam discutidas em aula.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Uma pessoa lê do mesmo jeito um anúncio no jornal ou uma carta de uma amiga? Se você observar sua própria leitura perceberá que não lemos os textos da mesma forma. Nem mesmo um texto conhecido, em momentos diferentes, é lido da mesma maneira: o que define as leituras, ou dito de outro modo, o que define os sentidos que vamos construir a respeito do texto são as finalidades que temos ao ler este ou aquele texto, determinando procedimentos diferentes para cada um deles. Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Desse modo, quando se realiza uma leitura, adotam-se procedimentos diferentes que dependem de por que escolhemos este ou aquele texto para ler. Quer dizer: se estivermos estudando mamíferos, buscaremos no texto informações que nos possibilitem compreender o que são mamíferos; assim, realizaremos uma leitura extensiva do texto, buscando tais informações. Se estivermos, ao contrário, procurando uma informação específica sobre a capacidade de adaptação dos mamíferos ao meio ambiente, apenas este tópico nos interessará e, na leitura, selecionaremos as informações, descartando todas as que não se referirem especificamente a esse tópico.
Se lermos a descrição de um imóvel com a finalidade de comprá-lo, certamente nos interessarão os aspectos relacionados às condições do imóvel, à sua localização, acabamento, tamanho, tipo de cômodos, preço, etc. Se, ao contrário, lêssemos a mesma descrição interessados em montar um escritório, os aspectos que nos chamariam a atenção seriam aqueles relativos às facilidades para entrar e sair do imóvel, à existência de vizinhos, de comércio e sistema bancário por perto etc.
Se procurarmos informações sobre um determinado tópico em um livro ou revista não conhecidos, certamente consultaremos o índice, a orelha, ou o prefácio, ou uma a uma dessas partes, à medida que quiséssemos confirmar expectativas.
Se fizermos uma leitura de revisão de texto, aspectos como a legibilidade do texto, as escolhas lexicais ficarão mais evidentes. Se lermos um texto para montar determinado aparelho, a leitura será passo a passo. Ao contrário, se lermos uma bula de remédio, apenas a parte que para nós é inteligível é que será objeto de nossa atenção.
Dessa forma, recomendamos que esses procedimentos de leitura sejam objeto de ensino: é preciso que as finalidades para as leituras propostas em sala de aula sejam apresentadas aos alunos de forma clara e distinta e, para além disso, é fundamental que essas diferenças entre os procedimentos e, portanto, entre as compreensões decorrentes desses procedimentos, sejam discutidas em aula.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
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