Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto 25, 2011

Texto 13 - Jogo do ler, dar, crer e ver.

Área: Português Atividade: Jogo do ler, dar, crer e ver Objetivos Grafar corretamente os verbos ler, dar, crer e ver no presente do indicativo. Introdução Eles lêm ou lêem? Creem, crêm ou crêem? Preparar previamente uma grande caixa com objetos diversos. Uma pequena caixa com cartões contendo os números 1, 2, 3 e 4. Ler o texto com os alunos e fazer perguntas absurdas relativas ao texto: Que nome teria o grão de arroz que foi produzido com os genes do inhame? Que pessoa seria reproduzida centena de vezes em sua cidade se você fosse um cientista e soubesse a fórmula de reproduzir pessoas? Se você fosse uma personagem de desenho, qual gostaria de ser? Se os ratos aprendessem a ler, que tipo de texto escolheriam para seu deleite? Se fôssemos descendentes dos ratos, como seria nossa civilização? E outras perguntas que apenas despertem a imaginação. Uso de ler, dar, crer e ver. Pedir que os alunos observem a frase: "Alguns ratos geneticamente modif

Texto 11 - Uso do hífen em expressões que repetem palavras.

Área: Português Atividade: Uso do hífen em expressões que repetem palavras. Objetivos Ampliar a capacidade de grafar corretamente o hífen em expressões que repetem palavras. Introdução Qual das três frases está correta: Como é o dia-a-dia de um consumidor? Como é o dia à dia de um consumidor? Como é o dia a dia de um consumidor? Ler o texto com os alunos. Conversar sobre os direitos do consumidor e a efetiva ação para colocar em prática esses direitos. Pedir que observem os versos: Por isso vamos falar Nesse livrinho rimado Os passos que devemos dia a dia com cuidado Seguir para comprar Pra melhor utilizar Nosso dinheiro suado Compras por telefone Ou reembolso postal Vendas porta a porta Não são de todo mal Vindo a se arrepender Sete dias pra devolver De volta o valor tot al Pedir que procurem, na memória, palavras como dia-a-dia e porta a porta, que se repetem para formar uma expressão (gota a gota, frente a frente, cara a cara, boca a boca, passo a passo, an

Texto 8 - O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo “tirar

Área: Português Atividade: O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo "tirar" Objetivos Praticar a expressão oral e escrita com expressões coloquiais. Criar frases para ordenar, informar, perguntar, mostrar surpresa, dúvida ou desejo. Introdução Alguém já mandou você tirar o cavalo da chuva? Você já chorou pelo leite derramado? Ler o texto com os alunos. Comentar sobre hábitos de consumo. Perguntar: Qual o sentido, no texto, da expressão "esconder o leite"? Discutir os sentidos possíveis. Lembrar, se necessário, que "esconder o leite" é uma expressão coloquial que significa encobrir, fingir, dissimular, ocultar alguma coisa, negar o que havia prometido, mostrar-se medroso, não revelar um plano, uma idéia, uma realização, um dom etc. Informar que, no Rio Grande do Sul, as pessoas usam a expressão "tirar leite de vaca morta". Qual é o sentido pretendido? Lamentar-se de males para os quais já não há remédio. Pedir aos

Texto 7 - Dinâmica da Cozinha - Argumentação

Área: Português Atividade: Dinâmica da Cozinha – Argumentação Objetivos Ampliar a capacidade de criar argumentos. Introdução O que fazer com os maus hábitos? Pedir que comentem a seguinte frase: "Não serão os medicamentos que solucionarão os problemas advindos do tabagismo, do alcoolismo, do excesso de comida." Perguntar se vivem para comer ou comem para viver. Verificar a quantidade de remédios consumida pela classe para sanar os problemas relativos à obesidade e diabetes. Provocar a discussão. Dinâmica da Cozinha: PARTE I: Preparar, previamente, cinco caixas que representarão, geladeira, lixeira, despensa, pia, fogão. Preparar também aproximadamente 10 filipetas para cada grupo. Informar aos alunos que o tema será "Maus Hábitos". Cada aluno relacionará em seu caderno seus dez principais maus hábitos que prejudicam a cada um, a família e a sociedade. A seguir, pedir que cada aluno relacione dez atitudes dos outros que lhe causem irritação

Texto 6 - Uso das expressões “É PROIBIDO”, “É NECESSÁRIO”, “É BOM”

Área: Português Atividade: Uso das expressões "É PROIBIDO","É NECESSÁRIO", "É BOM" Objetivos Fazer a correta concordância das expressões em predicados nominais constituídos pelo verbo SER mais adjetivo. Introdução É proibido venda de bebidas alcoólicas? Essa frase está correta? Contexto no mundo do trabalho: Trabalho e consumo. Ler o texto com os alunos. Tecer comentários sobre os direitos básicos do consumidor e o respeito que damos a eles no dia-a-dia. Perguntar se há, na classe, alunos que tenham sido vítimas de publicidade abusiva. Escrever no quadro: É necessário informação adequada. É necessária a informação adequada. É permitido facilitação da defesa dos direitos. É permitida a facilitação da defesa dos direitos. É proibido não reparação de danos patrimoniais. É proibida a não reparação de danos patrimoniais. É proibida a venda de bebidas alcoólicas. É proibido bebidas alcoólicas. É necessária a autorização dos

Texto 5 - “Festa na sala – .Uso de "A" e "Há"

Área: Português Atividade: Festa na sala. Uso de "A" e "Há" Objetivos Grafar corretamente "A" e "Há" na indicação de espaço de tempo. - Criar cartazes e livro de receitas econômicas. Introdução Ela saiu A dez minutos? ou Ela saiu HÁ dez minutos? Discutir o texto com os alunos. Verificar se conhecem receitas econômicas e o que aprenderam sobre economia com a leitura. Pedir que observem a frase: "A semente para o preparo integral dos alimentos foi lançada há dez anos". Explicar: Na indicação de um espaço de tempo, tanto se pode usar "a" como "há". Usamos "há" quando se trata de um espaço de tempo que já passou: (Fiz isso há dez anos. Ela saiu há dez minutos. (Observar que, normalmente, é possível substituir o "há" por "faz"). Usamos o "a" quando se trata de um espaço de tempo que ainda não passou (Ela voltará daqui a dez minutos. Implantarei o

Texto 3 - Coesão Textual; Uso de MAS e PORÉM

Área: Português Atividade: Coesão Textual; Uso de MAS e PORÉM Objetivos Estabelecer correta coesão: uso das conjunções adversativas. Introdução Qual é a idéia contida em “adversativa”? Escrever no quadro ou entregar digitadas as seguintes frases: O Relatório da Pirataria Comercial de 2005, da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, alerta que, a cada três discos musicais vendidos no mundo, um é pirata. No mercado brasileiro, essa proporção é muito maior: o comércio pirata supera ligeiramente o de discos vendidos dentro da lei O relatório destaca que as ações de combate à pirataria musical têm surtido efeito e as vendas ilegais, no mundo todo, cresceram apenas 2% em 2004, o menor nível em cinco anos. A IFPI aponta dez países onde considera urgente aumentar a repressão à pirataria e o Brasil é um deles. As atenções se voltaram para cá porque as vendas de DVD musicais aumentaram 100% em 2004, o que levou o país a ser o 7º- maior mercado n

Texto 2 - Sujeitos de infinitivo

Área: Português Atividade: Sujeitos de Infinitivo Objetivos Utilizar, corretamente, sujeitos de infinitivo na norma culta. Introdução Apesar do ou Apesar de o...? Trabalhar com o conhecimento prévio dos alunos sobre transgênicos. Sugerimos as seguintes perguntas: Que são transgênicos? Resultam de experimentos da engenharia genética nos quais o material genético é movido de um organismo a outro, visando a obtenção de características específicas. É verdade que os transgênicos podem ser usados com fins medicinais? O organismo transgênico apresenta características impossíveis de serem obtidas por técnicas de cruzamento tradicionais. Como os transgênicos alteram nossa qualidade de vida? A alteração genética é feita para tornar plantas e animais mais resistentes e, com isso, aumentar a produtividade de plantações e criações. Como os transgênicos podem afetar o meio ambiente? A resistência a agrotóxicos pode levar ao aumento das doses de pesticidas apl

Texto 1 - Uso de “ter”e “vir”

Área: Português Atividade: Uso de "ter" e "vir" Objetivos Grafar corretamente os verbos ter e vir no presente do indicativo. Escrever, adequadamente, uma reclamação de leitor para um jornal. Introdução Tem ou têm? Vem, vêm ou vêem? Contexto no mundo do trabalho: Direitos do consumidor. Ler o texto com os alunos e refletir sobre hábitos de consumo, influência da mídia nos gastos e tipos de apelos (a mídia cria necessidades, não vende propriamente produtos, mas, sim, sonhos, lugares retóricos: juventude (cremes de beleza), saúde (vitaminas em geral), status (bebidas caríssimas), beleza (roupas, jóias), infância feliz (lojas com lanches caríssimos e apelos para o consumo das crianças), etc. Escrever na lousa a frase do texto: "Procurar saber se a empresa tem um balanço social e solicitar informações a respeito". Pedir que passem a frase para o plural: Procurar saber se as empresas têm balanços sociais e solicitar infor

Texto 11 - Ler e criar literatura de cordel

Área: Português   Atividade: Ler e criar literatura de cordel Objetivos Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel. Introdução Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista? Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio. Atividades de Leitura: Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu . Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê? Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia,