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Mostrando postagens de setembro 10, 2011
Para presidente do Inep, exame docente não pode ser usado como "Enem do professor" Camila Campanerut* Clipping Educacional - Enviada do UOL Educação  O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que ainda está em fase de elaboração pelo Inep, tem como objetivo ser aplicado para novos professores que pretendem trabalhar na rede pública e, não para avaliar os antigos. O assunto foi um dos temas que gerou dúvidas entre os secretários municipais de educação, durante o 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municípios de Educação, quando a proposta foi apresentada. A presidente do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], Malvina Tuttman, conversou com o UOL Educação sobre o tema. Veja alguns trechos da entrevista realizada em Mata de São João (BA). UOL Educação - Há possibilidade de se usar a prova como um “Enem do professor”, um ranking para comparar os profissionais da área? Malvina Tuttma
Secretários acham insuficiente proposta do MEC para um exame nacional para professores Camila Campanerut* Clipping Educacional - Enviada do UOL Educação  A proposta de um "Enem" para professores -- uma prova para profissionais interessados na carreira docente -- é vista com cautela por alguns secretários municipais de Educação ouvidos pela reportagem do UOL. Para eles,a intenção o MEC (Ministério da Educação) de  substituir os concursos para preenchimento das vagas na rede pública com a nova prova poderia ser um processo gradual e dependeria da aceitação e da adesão nacional à proposta. “Temos que fazer a experiência, mas não é fácil de fazer. Temos que ver quem vai aplicar, quais outros critérios para usar junto. Só ela sozinha não vai ser suficiente [para avaliar os professores]”, disse secretário de educação município de Paranacity (PA), Adair do Amaral.  Na mesma linha, outra profissional do setor de outra região, a professora aposentada e
Testes não medem eficiência da escola, diz especialista ANTÔNIO GOIS Clipping Educacional - Folha de São Paulo O brasileiro Flávio Cunha, 38, ingressou há 11 anos no doutorado em economia da Universidade de Chicago disposto a estudar lei de falências. Ao assistir as aulas do prêmio Nobel de Economia James Heckman, no entanto, mudou de ideia. Heckman, mundialmente reconhecido por estudos que comprovam a importância de intervenções de qualidade nos primeiros anos de vida da criança, convenceu Cunha a se juntar a ele em uma nova empreitada. Juntos, os dois passaram a investigar o impacto que intervenções na infância tinham em habilidades não mensuradas em testes escolares. A conclusão foi que, mesmo não tendo efeito tão significativo em testes de linguagem ou matemática, programas de alta qualidade foram decisivos para, na vida adulta, diminuir o envolvimento em crimes ou casos de gravidez precoce. Para ele, esses achados evidenciam que é um erro avaliar
Governo defende parceria de escolas públicas com lan houses para ampliar acesso à internet Pedro Peduzzi  Clipping Educacional - Agência Brasil Em Brasília O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, avalia como “acertada” a estratégia do governo de querer ampliar o acesso à internet de alta velocidade na zona rural por meio da frequência de 450 mega-hertz (MHz), em vez do uso de satélites. Ele disse que o Estado tem “uma dívida com o Brasil rural” por ainda não ter concretizado a inclusão digital nessas áreas e acenou com a possibilidade de o governo criar mecanismos para as aproximar lan houses das escolas públicas e dos cursos técnicos promovidos pelo Sebrae. Ele credita esse atraso a uma decisão estratégica do governo, que optou pela migração da frequência de rádio usada pela Polícia Federal (450 MHz) a fim de abrir espaço para a interiorização da internet. “Atrasarmos em dois anos [aguardando a liberação da frequência, pela P
O professor dos novos tempos Renato Deccache Clipping Educacional - Folha Dirigida Um dos principais desafios das salas de aula, atualmente, é o fato de o aprendizado não mais acontecer exclusivamente a partir do professor. Na medi da em que o acesso à internet torna-se um hábito cada vez mais frequente, mesmo entre as crianças, o aluno de hoje tem acesso a um volume de informações muito maior que o estudante de outras épocas. Deste quadro, surge uma nova demanda, em especial para quem ensina: fazer das novidades tecnológicas um aliado para conquistar seus alunos. É o que defende, por exemplo, a professora Lígia Leite, que tem doutorado e pós-doutorado em Tecnologia Educacional, respectivamente, pela Universidade Temple e Universidade de Pittsburgh, ambas dos Estados Unidos. A educadora, que tem mestrado e formou-se em Pedagogia, em ambos os casos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, salienta que é fundamental o professor saber adequar, ao e
"O Ideb não deve ser um rótulo na escola", diz presidenta do Inep Cinthia Rodrigues Clipping Educacional - IG Educação Prestes a passar por seu primeiro Enem a frente do órgão de avaliação do MEC, Malvina Tuttman fala sobre o exame, o Ideb e a avaliação para professores A presidenta do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, disse que a prova para ingresso de professores na carreira, que começa a ser aplicada no ano que vem, buscará apaixonados pela profissão. Ela mesma se declara uma. Em palestra no 4º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), disse às 905 secretárias presentes que aceitou o convite para o atual cargo quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que queria uma professora a frente do órgão. Ao iG, ela disse ainda que pretende voltar a dar aulas quando se aposentar, mas defendeu também boa remuneração. "Não é um sacerdócio", afirmou. A semanas de
Projeto de Lei n.º 267/11 - Estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores Clipping Educacional - UDEMO A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei n.º 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90), para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física con
Brasil precisa medir proficiência em escrita, dizem especialistas Marina Morena Costa Clipping Educacional - iG São Paulo Algumas avaliações criam escalas para mensurar o nível dos estudantes, mas ainda não há uma nacional Diferentemente de Leitura e Matemática, o Brasil não tem como mensurar e comparar o desempenho dos estudantes na escrita. As redações dos estudantes são corrigidas em avaliações internas e externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem uma escala que possibilite mensurar o nível de proficiência dos alunos em escrita. Já Leitura e Matemática, seguem a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na qual os pontos significam habilidades e competências. Algumas redes e avaliações têm desenvolvido escalas próprias para medir o desempenho dos estudantes. A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) , primeira avaliação externa aplicada a alunos do 3º ano do ensino fundamental de todas as capitais
Faça você mesmo a sua escola Clóvis Rossi Clipping Educacional - Folha de São Paulo O Reino Unido está inaugurando esta semana 24 "escolas livres", que vêm a ser estabelecimentos de ensino financiados pelo poder público, mas geridos pela comunidade ou por alguma empresa que se disponha a fazê-lo. O pano de fundo ideológico da ideia está na pregação de campanha (vitoriosa) de David Cameron, conservador. Se desse para resumir em um slogan, como é da praxe deste mundo dominado pelo twitter, diria que é "menos Estados, mais sociedade". Na prática, funciona assim: um grupo de pais, por exemplo, ou alguma organização decide criar uma escola. Deve, então, enviar requerimento ao Ministério da Educação, demonstrar que existe demanda local de parte de pais e/ou alunos, apresentar um projeto educativo e o plano financeiro. Se aprovada a proposta, o governo financia a instalação da escola, que, no entanto, permanece gratuita. A partir daí, o E
LEITURA É A PORTA ABERTA.... ...para o mundo imaginário e real, para um futuro promissor.....Profª Miriá "Se eu não enxergo o mundo de uma forma melhor, os livros me fazem enxergar." Bárbara Cristina Guerino 6ª2 "O livro nos leva para o futuro." Bárbara da Siva Gomes 6ª4 "Leitura, passaporte para o conhecimento"! Rebeca Larissa da Silva  6ª4 "Para saber é preciso ler. Para ler, basta querer. " Whitney G. Lopes 6ª4 "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever sua própria história." Marcos V. F. Bonfim   6ª4 "O simples ato da leitura transforma a nossa forma de pensar, enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável. " Gabriela C. C. da Silva 6ª4 "Com a leitura, adquirimos muito conhecimento. Por isso leia muitos livros. " Júlia Rafaelly Alves Sena 6ª4 &
Algumas ideias para uma prática mais criativa nas aulas de Língua Portuguesa O conceito de criatividade não se tem prestado, na comunidade científica, a uma definição aceite incondicionalmente por todos. Conforme os autores e as correntes de pensamento que perfilham e dada a complexidade do fenómeno (é um construto extremamente complexo e difuso que envolve muitas dimensões), assim ganha o conceito de criatividade esta ou aquela significância. No entanto, poderemos dizer que as variadíssimas definições propostas se enquadram, grosso modo, com aspectos que se interligam, nos seguintes espaços de perspectivação: -- focagem centrada na pessoa; -- focagem centrada no processo/meio/acto; -- focagem centrada no produto/objecto/fim; -- focagem centrada no ambiente. Mas a falta de uma definição unânime não significa uma imprecisão total do conceito de criatividade . Há contornos que já são claros e vistos por todos. Assim, entendemos a criatividade como um d
O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: SUGESTÕES DE AULAS CRIATIVAS E DIVERTIDAS APLICADAS A ALGUNS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª A 8ª SÉRIE                               RESUMO Entender as transformações pelas quais passa a educação hoje, o papel do professor de Língua Portuguesa, do aluno na etapa de desenvolvimento a que se destina a pesquisa, da escola, é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser melhorado de forma efetiva. Porém, não se pode esquecer que constitui, sobretudo, um desafio a professores que desejam construir aprendizagens e estratégias educacionais. A ludicidade através dos jogos pode ser um excelente meio incentivador de auxilio a aprendizagens, já que nem sempre se limitam somente àquelas que prevê o livro didático. No jogo, o indivíduo aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações, experimentar, descobrir, inventar, além de ter estimulada a curiosidade, a autoconfiança, a a