Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2011
EM APUAREMA -BA VEREADORES DESABAFAM EM SESSÃO Hoje, sexta-feira dia 16 de setembro, foi realizada mais uma sessão solene na Câmara de Vereadores, com a participação da Sra. Andréia e Aevile, Joedson  Santos da Vitória FM e comunidade apuaremense. Na plenária, o Sr. Robson Santos - Presidente da COAP explanou as informações apresentadas na palestra sobre o cultivo da seringueira, mostrando suas particularidades, expansão de mercado, rentabilidade, dificuldades e  adaptação em nossa região. Todos os vereadores proferiram perguntas a Robson, ficando as mesmas sanadas. 
Conforme o sorteio, o primeiro vereador a se pronunciar foi * Fabrício Duarte (PRP), parabenizando Robson pela participação na plenária e pelo enriquecimento dos assuntos abordados por este Casa. Convidou também a comunidade a participar da Cavalgada que acontecerá no próximo sábado (24/09), no Povoado do Novo Horizonte. * Helenildo Martins (PRP) contestou sobre a utilização de eternit para a cobertura dos …
Edital de Abertura do Processo Seletivo para Membro do Conselho Tutelar de Itamari- Bahia
Edital de Abertura do Processo Seletivo para Membro do Conselho Tutelar de Itamari- Bahia Resolução nº 01/2011
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itamari,no uso de suas atribuições legais, constantes na Lei Federal 8.069/90 e na Lei Municipal N° 103/2006 e considerando o término do mandato dos atuais membros do Conselho Tutelar, RESOLVE e TORNA PÚBLICO, através do edital abaixo, a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização do Processo Seletivo para Membro do Conselho Tutelar, para gestão 2011 a 2013. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I Art. 1º - A presente disposição regulamenta o processo de escolha e posse do Conselho Tutelar, órgão permanente autônomo não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente composto de 05 (cinco) membros titulares e 05 (cinco) suplentes eleitos para um man…
Literatura
Biblioteca escolar: um mundo a descobrir As pupilas do senhor leitor Lorenzo Aldé Parabéns por estar lendo isto. Você está em frente à tela de um computador, adivinhei? Mas poderia estar folheando uma revista, lendo um jornal, mergulhado num romance ou estudando para um concurso.
Pode estar apaixonado
e só querer ler poesia,
Ou pode ser advogado
preparando com cuidado
sua defesa diante da promotoria.
Se o seu forte são as palavras-cruzadas, ou se você se orgulha de sua coleção de quadrinhos do Fantasma, não importa. Você está dentro do fantástico universo das palavras escritas, um labirinto que não tem saída e não tem fim. Mas quem quer sair, se ele nos permite continuar a sua construção, e se dentro dele está depositada toda a grandeza e perplexidade da alma humana?
Cada uma destas palavras aqui produzidas carrega sentidos ancestrais e nos empurra para frente, neste estranho caminho chamado tempo, que também só foi inventado porque sabíamos ler e escrever.  queremos…
Estratégias de leitura Palmyra Baroni Nunes Mestre em Linguística Aplicada ao ensino de Inglês, professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio Em nosso dia a dia, usamos diferentes estratégias para superar nossas dificuldades. Com base nisso, decidi pesquisar em sala de aula as estratégias usadas pelos alunos para superar os obstáculos impostos pelas lacunas existentes em seu conhecimento de Língua Inglesa, disciplina com a qual trabalho, na área específica de leitura, por se tratar de uma atividade primordial para a aprendizagem, não só de Inglês como também de outras disciplinas.
O objetivo principal da investigação era identificar os recursos já utilizados pelos alunos que facilitavam sua aprendizagem para depois, de maneira sistematizada, mostrar a eles a importância desses recursos, valorizando e incentivando o seu uso.
A investigação foi realizada segundo os princípios da pesquisa-ação, visto que os participantes eram meus próprios alunos e que interferi no …
Língua Portuguesa A Língua Portuguesa agradece... Nossos ouvidos também! Não diga:
Menas (sempre menos)Iorgute (iogurte)Mortandela (mortadela)Mendingo (mendigo)Trabisseiro (travesseiro)Trezentas gramas (é O grama e não A grama)Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)Cardaço (cadarço)Asterístico (asterisco)Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)Meia cansada (meio cansada) Lembre-se também:
Mal - BemMau - BomA casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotarO certo é CUSPIR e não GOSPIR.O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.Homens dizem OBRIGADO e mulheres, OBRIGADA;O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO;“FAZ dois anos q…
II Campeonato de Xadrez da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato acontece neste fim de semana
Aumento da criatividade, da concentração, da auto-estima e da disciplina, são alguns dos benefícios que o jogo do xadrez pode proporcionar para quem o pratica. Pensando em aproveitar o potencial do jogo, no desenvolvimento intelectual e cognição dos jovens, a Fundação Pedro Calmon/SecultBa, por intermédio da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, realiza no próximo dia 18 (domingo), a segunda edição do Campeonato de Xadrez. Além de ser uma brincadeira prazerosa, o Xadrez promove o desenvolvimento do raciocínio matemático, a melhoria da comunicação, o aumento da memória e ajuda nos momentos de decisões complexas. O evento é voltado para adolescentes, entre 12 e 16 anos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na secretaria da biblioteca até o sábado (17). Os três primeiros colocados serão premiados. Para maiores informações os interessados poderão entrar em contato no…
Curso - oficina 200 Anos de Poesia na Bahia presta homenagem a poesia baiana Quem veio hoje à tarde ao Quadrilátero da Biblioteca Publica do Estado da Bahia pôde fazer uma viajem poética  que foi desde o  início do século XIX  aos românticos e pós-modernos dos nossos tempos. Finalizando o curso – oficina Bahia: 200 Anos de Poesia na Bahia, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, escritores, poetas, atrizes e professores de literatura retribuíram o aprendizado em forma de versos. “Poesia é vida. É amor. É expressão. É contestação. E também é arte”. "Fazemos um trajeto sobre a poesia baiana que é rica e expressiva. Buscamos utilizar esta arte como satisfação humana. Para isso, estudamos  ícones  que sempre  nos serviram de exemplos, que vão desde Junqueira Freire, Castro Alves, Luiz Gama,  poeta negro  e filho de Luiza Mahin, militante negra símbolo de resistência da identidade afro-brasileira, que são poetas e poetizas do século passado", destacou Douglas de…
ANIVERSÁRIO DE JAIRO CARVALHO  É com imensurável carinho que homenageamos esse grande cidadão apuaremense, neste dia 16 de setembro, data a qual completa mais um ano de vida. Fomos agraciados por Deus na década de 90 com a chegada do PM Jairo Batista Carvalho. Passando a residir em Apuarema, criou raízes e uma bela família, onde até hoje se encontra. Um homem integro, ético, respeitador, temente a Deus, honesto, trabalhador; é pequena a expressividade das palavras para demonstrarmos a dimensão do carinho e admiração que temos por esse exemplar apuaremense.

Homenagem do Blog a Carvalho: Este dia é o que Deus colocar-lhe no mundo com alguns propósitos e um deles é alegrar a vida de muita gente que lhe conhece e tem o prazer de desfrutar da sua companhia. Em mais esse aniversário queremos lhe desejar saúde plena, paz e confiança em Deus que tudo realiza de acordo com o que vê melhor e com certeza está lhe abençoando para fazer de você a criatur…
Reunião Extraordinária Ocorreu na tarde desta quarta-feira 14/09 em Itamari –Ba -por volta das 15:30 na Biblioteca  Municipal Jorge Arévalo ,uma reunião extraordinária  onde estiveram presentes :o prefeito Kçulo , vice nem ,vereadores, diretores, coordenadores, secretários e outras pessoas da comunidade,   sargento Santiago e o tenente Fabio Américo. Nessa reunião foram abordados vários temas, entre eles:
·Educação integral
·Direito do cidadão
·Criação do PROERD – Programa Educacional Resistência as Drogas e a Violência
·Escolas que foram contempladas ao programa  PROERD: Dídimo pereira, Waldemar pereira luz, Jose Martins.
Segundo o que foi apresentado pelo sargento Santiago serão 10 encontros  com todos os alunos  referentes às escolas  citadas acima e no 11º (décimo primeiro) encontro será a grande formatura dos alunos . Onde estarão presentes varias autoridades , os  pais e alunos.


Na reunião também foi apresentado o resultado do IDEB do município o qual esta muito bem;
Todas …