Pular para o conteúdo principal



02/08 – Revisão de todos os critérios e discussão a partir das dificuldades encontradas nos textos produzidos pelos alunos no primeiro semestre.
Produção textual: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

09/08 – Reflexão, enfatizando os critérios, sobre o texto: Detalhes nada mais.
Com base no texto, elabore uma dissertação enfocando o uso da tecnologia para auxiliar no combate à corrupção.

16/08 – Produção textual sobre o tema: “O estilo de vida é fator determinante na saúde do indivíduo”.

23/08 – Produção textual com o tema: A ocupação desordenada e a falta de fiscalização dos órgãos públicos são as causas principais dos deslizamentos de terra no País.

30/08 –  Com base em informações, elabore uma dissertação sobre as causas e as consequências  do aumento da produção e do consumo de alimentos industrializados.
Plano de aula - mês de Agosto/2011


02/08 – Revisão de todos os critérios e discussão a partir das dificuldades encontradas nos textos produzidos pelos alunos no primeiro semestre.
Produção textual: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

09/08 – Reflexão, enfatizando os critérios, sobre o texto: Detalhes nada mais.
Com base no texto, elabore uma dissertação enfocando o uso da tecnologia para auxiliar no combate à corrupção.

16/08 – Produção textual sobre o tema: “O estilo de vida é fator determinante na saúde do indivíduo”.

23/08 – Produção textual com o tema: A ocupação desordenada e a falta de fiscalização dos órgãos públicos são as causas principais dos deslizamentos de terra no País.

30/08 –  Com base em informações, elabore uma dissertação sobre as causas e as consequências  do aumento da produção e do consumo de alimentos industrializados.










Projeto Oficina de Redação: Lugar de Transformação


                                                                         

O texto não é um pretexto para nada. Ou melhor, um texto exige apenas na medida em que se constitui ponto de encontro entre dois sujeitos: o que escreve e o que lê, escritor e leitor, reunidos pelo ato radicalmente solitário da leitura, contrapartida do igualmente solitário ato da escrita. (Mendes apud. Zilberman 1989: 52).

Forma de execução: aulas em grupo de no máximo 10 alunos.

Público-alvo: alunos que irão participar do processo de avaliação das Redações de Vestibulares e/ou que queiram melhorar sua produção textual.

Cronograma: uma vez por semana com duração de 1 hora e 30 minutos (2 aulas)

Justificativa:
Oficina: lugar onde se exerce um ofício. E, no sentido figurado, o lugar onde se dão grandes transformações. Apropriando-me do sentido benjaminiano para o estudo da narrativa, a oficina era, desde os primórdios dos tempos medievais, o lugar privilegiado da troca de experiências entre os artesãos entorno de histórias narradas a respeito das práticas vividas com relação (ou não) ao objeto a ser construído, transformado, aprimorado.

A Oficina de Redação será o lugar onde o aluno exercitará seus textos, sempre com base em leituras atuais, interpretação e/ou debates, aprimorando suas práticas e trocando suas experiências com os integrantes de seus grupos e/ou professora.

Será ressaltada durante o processo de produção textual a importância da releitura, da correção e consequentemente a refeitura.

A prova de Redação do vestibular tem como objetivo avaliar a expressão escrita do candidato, que deve desenvolver um tema a partir de um título, de imagem ou de leitura e compreensão e texto(s) oferecido(s) como motivação; levando em consideração alguns critérios básicos (I – Adequação; II – Coesão e Coerência; III – Informatividade e Argumentação), assim faz-se necessário a instrumentalização quando à aplicação destes critérios.

Objetivos:
Objetivos Gerais: - Preparar os alunos à pratica da produção textual, instrumentalizando-os quanto à aplicação dos critérios de avaliação propostos no Guia do Vestibulando. - Propiciar oportunidades de reflexão sobre as condições em que se dá a produção textual.

Objetivos Específicos: - Fornecer subsídios teóricos que orientem interpretações, reflexões e discussões a cerca do processo de produção textual. - Discutir os critérios propostos para a avaliação dos textos escritos. - Propor situações de aplicação prática dos critérios apontados. - Analisar comparativamente os resultados e refazer o texto (curto/longo prazo)Metodologia e Desenvolvimento: - Explanação dos critérios básicos da construção de texto. - Interpretação de textos como um exercício de verticalização. - Produção de texto com base em um dos textos e esboços apresentados durante a aula. - Correção individual, na qual professora e aluno definem os resultados (acertos e erros) e orienta o aluno à refeitura do texto (sala de aula ou em casa)Avaliação: Os alunos serão avaliados tendo como parâmetro os critérios básicos da construção de texto:

I – Adequação
* Ao tema proposto (considerar graus)
- interpretar adequadamente as situações propostas
- examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema
- definir a melhor perspectiva de abordagem
* A modalidade escrita em língua padrão
- com domínio de: regras gramaticais
- normas ortográficas
- recursos de pontuação
* Do vocabulário
- uso apropriado, rico e variado (sem ser pedante)
* Ao número de linhas solicitado (mínimo e máximo)

II- Coerência e Coesão
* Organização
- partes do texto bem articuladas entre si e ao todo
- distribuição adequada em parágrafos
- conclusão decorrente do previamente exposto
* Encadeamento de idéias
- com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto)
- com progressão temática (sem circularidade)
* Uso de recursos coesivos
- elementos anafóricos não-ambíguos (pronomes, advérbios, elipses...)
- articuladores apropriados (conjunções, operadores discursivos)
* Relações semânticas pertinentes (sem contradições)
- entre palavras
- entre frases e parágrafos

III- Informatividade e Argumentação
* Nível de informação
- apresentar informações pertinentes às ideias desenvolvidas
- condizente com o nível de escolaridade
* Nível de argumentação
- selecionar argumentos e organizá-los de modo consistente
-revelar espírito crítico
- não apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas
- não usar clichês e lugares-comuns

A correção acontecerá durante a aula, na qual a professora informa ao aluno seus acertos e erros. O aluno deverá entregar seu texto refeito, sendo que este ficará arquivado em uma pasta. No decorrer do ano, o aluno fará uma avaliação do seu processo, comparando seus textos.

Referências:
BIASI-RODRIGUES, B. A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo? Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC, CED, Florianópolis: EDUFSC, 1983, pp.49-63.
FARACO, C. A. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. Linguistica da norma. Org. Marcos Bagno. Edições Loyola, 2002, pp. 37-61.
FURLANETTO, M. M. Produzindo textos; gêneros ou tipo. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC, CED, Florianópolis: EDUFSC, 1983, pp.77-103.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2000.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, I. V. Desvendando o segredo do texto. São Paulo: Contexto, 2000.
PILAR, J. A redação no vestibular. Gêneros textuais e práticas discursivas. Orgs. José Luiz Meurer e Désirée Motta-Roth. Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002, pp. 159-174.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 4 ed. São Paulo: Global, 1985.

22/02 – Apresentação da professora e turma.
Apresentação do Projeto – Oficina de Redação.
Apresentação do Processo de Avaliação.
Apresentação de todos os critérios básicos da construção de texto.
Redigir: Construção coletiva – Tema: A importância da Leitura e da Escrita.


01/03 – Dissertação
- Aprofundar o critério Adequação ( ao tema proposto; a modalidade escrita em língua padrão; do vocabulário; ao número de linhas solicitado).
- Produção textual (individual) com o tema: A importância da leitura e da escrita. (3 textos – UFSC 2009).


08/03 – FERIADO CARNAVAL

15/03 – Narração
- Aprofundar o critério Coerência e Coesão ( organização; encadeamento de idéias; uso de recursos coesivos; estabelecimento de relações semânticas). - Produção textual com o tema Palmada baseado no Projeto de  Lei n 8.069 e o texto de Graciliano Ramos (UFSC 2011). Escreva um texto (conto ou crônica)  a partir de uma experiência pessoal.

22/03 – Descrição
- Aprofundar o critério Informatividade e Argumentação ( nível de informação; nível de argumentação).
- Produção textual com o tema: Escreva uma carta a Câmara dos Deputados com base no Projeto de  Lei n 8.069 e o texto de Graciliano Ramos (assunto Palmada - UFSC 2011)


29/03 – Problemas quanto aos critérios de avaliação: adequação; coerência e coesão; informatividade e argumentação.
- Produção textual com o tema: Ética e Moral. (UFSC 2009)
07/06 – Dissertação sobre a proposta: Com 17, 18 anos, a pessoa é madura o suficiente para decidir o que quer pelo resto da vida?




14/06 - Educação com textos e palavras chaves: Solidariedade, Liberdade – Amor – Limites – Crescimento – Respeito – Ética.



21/06 – Após a leitura do texto Amarelou, produza um texto narrativo.



28/06 – Produção textual: dissertação a partir do texto Debater não é brigar



05/07 – A partir do texto Rio 2016. produza um texto desenvolvendo o seguinte tema: O que os brasileiros ganham com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016?



12/07 – Olimpíadas



19/07 – Férias



26/07 – Férias
05/04 – Teoria quanto aos diferentes tipos de redação: narração, descrição e dissertação.
- Produção textual com o tema: complementar a frase “Eu preciso de...”


12/04 - Produção textual com base nos textos: Saga indígena.


19/04 – Redija um texto dissertativo respondendo: A família não é mais aquela? ( Com base no quadro Cena de Família)


26/04 –Texto narrativo com base no quadro Cena de Família e começando por: Era uma vez...


03/05 – Carta dirigida a um dos personagens da família do quadro (Cena de Família)


10/05 – Teoria sobre Gêneros Textuais: notícia, crônica e conto.
- Produção textual: dissertação com base na leitura dos textos Apocalipse e Samba Canção de Carmem Miranda)


17/05 – Produção textual: notícia de jornal a partir da manchete Suspeita de Bruxaria na Lagoa da Conceição.


24/05 – Produção textual: conto ou crônica a partir do texto Inscrição para um Portão de Cemitério de Mário Quintana.


31/05 – Produção textual: redija um texto a partir do conceito do fenômeno Bullying de Botelho e Capinussú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...