Pular para o conteúdo principal



02/08 – Revisão de todos os critérios e discussão a partir das dificuldades encontradas nos textos produzidos pelos alunos no primeiro semestre.
Produção textual: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

09/08 – Reflexão, enfatizando os critérios, sobre o texto: Detalhes nada mais.
Com base no texto, elabore uma dissertação enfocando o uso da tecnologia para auxiliar no combate à corrupção.

16/08 – Produção textual sobre o tema: “O estilo de vida é fator determinante na saúde do indivíduo”.

23/08 – Produção textual com o tema: A ocupação desordenada e a falta de fiscalização dos órgãos públicos são as causas principais dos deslizamentos de terra no País.

30/08 –  Com base em informações, elabore uma dissertação sobre as causas e as consequências  do aumento da produção e do consumo de alimentos industrializados.
Plano de aula - mês de Agosto/2011


02/08 – Revisão de todos os critérios e discussão a partir das dificuldades encontradas nos textos produzidos pelos alunos no primeiro semestre.
Produção textual: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

09/08 – Reflexão, enfatizando os critérios, sobre o texto: Detalhes nada mais.
Com base no texto, elabore uma dissertação enfocando o uso da tecnologia para auxiliar no combate à corrupção.

16/08 – Produção textual sobre o tema: “O estilo de vida é fator determinante na saúde do indivíduo”.

23/08 – Produção textual com o tema: A ocupação desordenada e a falta de fiscalização dos órgãos públicos são as causas principais dos deslizamentos de terra no País.

30/08 –  Com base em informações, elabore uma dissertação sobre as causas e as consequências  do aumento da produção e do consumo de alimentos industrializados.










Projeto Oficina de Redação: Lugar de Transformação


                                                                         

O texto não é um pretexto para nada. Ou melhor, um texto exige apenas na medida em que se constitui ponto de encontro entre dois sujeitos: o que escreve e o que lê, escritor e leitor, reunidos pelo ato radicalmente solitário da leitura, contrapartida do igualmente solitário ato da escrita. (Mendes apud. Zilberman 1989: 52).

Forma de execução: aulas em grupo de no máximo 10 alunos.

Público-alvo: alunos que irão participar do processo de avaliação das Redações de Vestibulares e/ou que queiram melhorar sua produção textual.

Cronograma: uma vez por semana com duração de 1 hora e 30 minutos (2 aulas)

Justificativa:
Oficina: lugar onde se exerce um ofício. E, no sentido figurado, o lugar onde se dão grandes transformações. Apropriando-me do sentido benjaminiano para o estudo da narrativa, a oficina era, desde os primórdios dos tempos medievais, o lugar privilegiado da troca de experiências entre os artesãos entorno de histórias narradas a respeito das práticas vividas com relação (ou não) ao objeto a ser construído, transformado, aprimorado.

A Oficina de Redação será o lugar onde o aluno exercitará seus textos, sempre com base em leituras atuais, interpretação e/ou debates, aprimorando suas práticas e trocando suas experiências com os integrantes de seus grupos e/ou professora.

Será ressaltada durante o processo de produção textual a importância da releitura, da correção e consequentemente a refeitura.

A prova de Redação do vestibular tem como objetivo avaliar a expressão escrita do candidato, que deve desenvolver um tema a partir de um título, de imagem ou de leitura e compreensão e texto(s) oferecido(s) como motivação; levando em consideração alguns critérios básicos (I – Adequação; II – Coesão e Coerência; III – Informatividade e Argumentação), assim faz-se necessário a instrumentalização quando à aplicação destes critérios.

Objetivos:
Objetivos Gerais: - Preparar os alunos à pratica da produção textual, instrumentalizando-os quanto à aplicação dos critérios de avaliação propostos no Guia do Vestibulando. - Propiciar oportunidades de reflexão sobre as condições em que se dá a produção textual.

Objetivos Específicos: - Fornecer subsídios teóricos que orientem interpretações, reflexões e discussões a cerca do processo de produção textual. - Discutir os critérios propostos para a avaliação dos textos escritos. - Propor situações de aplicação prática dos critérios apontados. - Analisar comparativamente os resultados e refazer o texto (curto/longo prazo)Metodologia e Desenvolvimento: - Explanação dos critérios básicos da construção de texto. - Interpretação de textos como um exercício de verticalização. - Produção de texto com base em um dos textos e esboços apresentados durante a aula. - Correção individual, na qual professora e aluno definem os resultados (acertos e erros) e orienta o aluno à refeitura do texto (sala de aula ou em casa)Avaliação: Os alunos serão avaliados tendo como parâmetro os critérios básicos da construção de texto:

I – Adequação
* Ao tema proposto (considerar graus)
- interpretar adequadamente as situações propostas
- examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema
- definir a melhor perspectiva de abordagem
* A modalidade escrita em língua padrão
- com domínio de: regras gramaticais
- normas ortográficas
- recursos de pontuação
* Do vocabulário
- uso apropriado, rico e variado (sem ser pedante)
* Ao número de linhas solicitado (mínimo e máximo)

II- Coerência e Coesão
* Organização
- partes do texto bem articuladas entre si e ao todo
- distribuição adequada em parágrafos
- conclusão decorrente do previamente exposto
* Encadeamento de idéias
- com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto)
- com progressão temática (sem circularidade)
* Uso de recursos coesivos
- elementos anafóricos não-ambíguos (pronomes, advérbios, elipses...)
- articuladores apropriados (conjunções, operadores discursivos)
* Relações semânticas pertinentes (sem contradições)
- entre palavras
- entre frases e parágrafos

III- Informatividade e Argumentação
* Nível de informação
- apresentar informações pertinentes às ideias desenvolvidas
- condizente com o nível de escolaridade
* Nível de argumentação
- selecionar argumentos e organizá-los de modo consistente
-revelar espírito crítico
- não apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas
- não usar clichês e lugares-comuns

A correção acontecerá durante a aula, na qual a professora informa ao aluno seus acertos e erros. O aluno deverá entregar seu texto refeito, sendo que este ficará arquivado em uma pasta. No decorrer do ano, o aluno fará uma avaliação do seu processo, comparando seus textos.

Referências:
BIASI-RODRIGUES, B. A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo? Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC, CED, Florianópolis: EDUFSC, 1983, pp.49-63.
FARACO, C. A. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. Linguistica da norma. Org. Marcos Bagno. Edições Loyola, 2002, pp. 37-61.
FURLANETTO, M. M. Produzindo textos; gêneros ou tipo. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC, CED, Florianópolis: EDUFSC, 1983, pp.77-103.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2000.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, I. V. Desvendando o segredo do texto. São Paulo: Contexto, 2000.
PILAR, J. A redação no vestibular. Gêneros textuais e práticas discursivas. Orgs. José Luiz Meurer e Désirée Motta-Roth. Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002, pp. 159-174.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 4 ed. São Paulo: Global, 1985.

22/02 – Apresentação da professora e turma.
Apresentação do Projeto – Oficina de Redação.
Apresentação do Processo de Avaliação.
Apresentação de todos os critérios básicos da construção de texto.
Redigir: Construção coletiva – Tema: A importância da Leitura e da Escrita.


01/03 – Dissertação
- Aprofundar o critério Adequação ( ao tema proposto; a modalidade escrita em língua padrão; do vocabulário; ao número de linhas solicitado).
- Produção textual (individual) com o tema: A importância da leitura e da escrita. (3 textos – UFSC 2009).


08/03 – FERIADO CARNAVAL

15/03 – Narração
- Aprofundar o critério Coerência e Coesão ( organização; encadeamento de idéias; uso de recursos coesivos; estabelecimento de relações semânticas). - Produção textual com o tema Palmada baseado no Projeto de  Lei n 8.069 e o texto de Graciliano Ramos (UFSC 2011). Escreva um texto (conto ou crônica)  a partir de uma experiência pessoal.

22/03 – Descrição
- Aprofundar o critério Informatividade e Argumentação ( nível de informação; nível de argumentação).
- Produção textual com o tema: Escreva uma carta a Câmara dos Deputados com base no Projeto de  Lei n 8.069 e o texto de Graciliano Ramos (assunto Palmada - UFSC 2011)


29/03 – Problemas quanto aos critérios de avaliação: adequação; coerência e coesão; informatividade e argumentação.
- Produção textual com o tema: Ética e Moral. (UFSC 2009)
07/06 – Dissertação sobre a proposta: Com 17, 18 anos, a pessoa é madura o suficiente para decidir o que quer pelo resto da vida?




14/06 - Educação com textos e palavras chaves: Solidariedade, Liberdade – Amor – Limites – Crescimento – Respeito – Ética.



21/06 – Após a leitura do texto Amarelou, produza um texto narrativo.



28/06 – Produção textual: dissertação a partir do texto Debater não é brigar



05/07 – A partir do texto Rio 2016. produza um texto desenvolvendo o seguinte tema: O que os brasileiros ganham com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016?



12/07 – Olimpíadas



19/07 – Férias



26/07 – Férias
05/04 – Teoria quanto aos diferentes tipos de redação: narração, descrição e dissertação.
- Produção textual com o tema: complementar a frase “Eu preciso de...”


12/04 - Produção textual com base nos textos: Saga indígena.


19/04 – Redija um texto dissertativo respondendo: A família não é mais aquela? ( Com base no quadro Cena de Família)


26/04 –Texto narrativo com base no quadro Cena de Família e começando por: Era uma vez...


03/05 – Carta dirigida a um dos personagens da família do quadro (Cena de Família)


10/05 – Teoria sobre Gêneros Textuais: notícia, crônica e conto.
- Produção textual: dissertação com base na leitura dos textos Apocalipse e Samba Canção de Carmem Miranda)


17/05 – Produção textual: notícia de jornal a partir da manchete Suspeita de Bruxaria na Lagoa da Conceição.


24/05 – Produção textual: conto ou crônica a partir do texto Inscrição para um Portão de Cemitério de Mário Quintana.


31/05 – Produção textual: redija um texto a partir do conceito do fenômeno Bullying de Botelho e Capinussú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno