Analisar as características dos personagens pode ser uma boa atividade para que a turma compreenda o enredo de uma história Objetivos - Aumentar o repertório literário. - Ler textos pré-selecionados e analisar os personagens, identificando as características e a importância de cada um para a narrativa. - Apresentar um seminário sobre os personagens das histórias lidas. Conteúdo - Leitura. Anos - 7º ao 9º. Tempo estimado - 12 aulas. Material necessário - Textos: Felicidade Clandestina (Clarice Lispector, 60 págs., Ed. Rocco ), O Doido da Garrafa (Adriana Falcão, 132 págs, Ed. Planeta do Brasil ), Suflê de Chuchu (publicado em Comédias Para se Ler na Escola, Luis Fernando Veríssimo, 148 págs, Ed. Objetiva ), Rosa Regada (publicado em Boa Companhia – Contos, Amilcar Bettega Barbosa, 128 págs. Ed. Companhia das Letras ). Desenvolvimento 1ª Etapa Retome com os jovens a estrutura básica de uma narrativa (espaço, narrador, tempo, enredo, personagem, tipo de d...
- Língua Portuguesa - planos de aula e Atividades REDAÇÃO 2019