Pular para o conteúdo principal
 

 
 
 
Orientação para produção de textos II
(6º ao 9º série)
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Uma aprendizagem efetiva pressupõe a construção sólida de conceitos. Isso significa estabelecer relações de comparação e identificar diferenças e semelhanças entre exemplos, ou seja, comparar fatos e conteúdos, quaisquer que sejam eles. A comparação é necessária para que se possa observar as características do tema em estudo, construindo os conceitos respectivos.

Por exemplo, ao propor aos alunos a produção de um artigo de opinião, é preciso que eles conheçam as características desse gênero. Para tanto, o professor pode trabalhar tais características, realizando duas atividades:


  • A primeira visa a comparação de textos de um determinado gênero com outros de gêneros diversos, para estabelecer diferenças;


  • A segunda tem por objetivo a comparação de textos dentro de um mesmo gênero, para estabelecer semelhanças e aprofundar as observações anteriores.

    O professor pode solicitar que os alunos comparem uma notícia com uma reportagem e com um editorial, para observar as características que os diferenciam. Isso possibilita o levantamento das características específicas da notícia, tais como:


  • relato de um fato acontecido (no dia anterior — para o caso dos jornais e revistas; em momento anterior — para o caso da Internet, televisão e rádio);


  • texto organizado em um eixo de relevância (dos aspectos mais importantes do acontecido para os detalhes de menor importância);


  • inicia-se por uma manchete (o título da notícia), seguida de um olho (pequeno trecho apresentado abaixo da manchete, em letras menores, no qual ela é um pouco mais detalhada) e do lead (primeiro parágrafo, onde são apresentadas informações relativas ao fato — quando, onde, como e envolvendo quem).

    No caso de se trabalhar com jornal, é interessante que a comparação seja feita entre gêneros que circulam dentro dele, para que se possa ver que esse veículo comporta textos de gêneros bastante diferentes, como artigo de opinião, reportagem, notícia, anúncio, carta de leitor, editorial, crônica, horóscopo, resenha, edital, nota de falecimento, nota social, entre outros. Assim, pode-se romper com a idéia de que o jornal é um todo homogêneo que contém textos organizados em gêneros semelhantes entre si.

    É importante que as observações feitas na comparação entre textos de diferentes gêneros sejam registradas por escrito (coletiva ou individualmente), para que sejam comparadas com as observações que forem feitas na segunda atividade, de comparação entre textos de um mesmo gênero.

    Como essa proposta tem por objetivo realizar tanto uma generalização quanto um aprofundamento, é interessante que, após o primeiro registro, se procure caracterizar explicitamente o gênero em estudo. Isso pode ser feito por meio da elaboração de um verbete, ao qual se deve voltar depois da segunda atividade para acrescentar informações e reformular o enunciado, aprofundando o conceito.

    Texto original: Kátia Lomba Bräkling
    Edição: Equipe EducaRede

  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

    PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

    PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

    CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

    PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno