Selecionando gêneros do discurso para trabalho.
Dissemos também que as características do contexto de produção dos discursos são definidoras do texto que resulta desse processo, e que os gêneros são um dos elementos constitutivos do contexto de produção. Assim, é desnecessário insistirmos na importância de tomá-los como objeto de ensino.
No entanto, os gêneros do discurso são inúmeros e o tempo escolar, bastante limitado. Por isso temos de priorizar o que será estudado e, para isto, temos de definir critérios. Recomendamos que sejam escolhidos os temas importantes para a participação social, o que nos remete aos gêneros de circulação em instâncias públicas de linguagem.
Além disso, é preciso considerar que nem todos os gêneros devem ser tratados igualmente em leitura/escuta e em produção; ao contrário, há gêneros cujo trabalho deve centrar-se na produção e outros, na leitura; há gêneros que se prestam mais à escuta e outros, à fala.
Sugerimos ao professor elaborar um quadro como o que segue para organização do trabalho com os gêneros.
A seleção dos gêneros deve articular-se com as competências pretendidas para os alunos. Se, por exemplo, pretende-se a formação de um aluno que seja capaz de compreender criticamente a realidade social, trabalhar com gêneros que prevejam a argumentação — como o debate, o artigo de opinião, a mesa-redonda — é fundamental.
A seguir, apresentamos uma relação de alguns gêneros classificados de acordo com a esfera de circulação, que pode servir de referência para a organização curricular.
Escolha o mais interessante para os seus alunos, elabore um planejamento possível de ser realizado em sala de aula e bom trabalho.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Seleção de gêneros do discurso.
Tipo: Metodologias
Em dicas anteriores referimo-nos à necessidade de tomar as características dos gêneros do discurso como objeto de ensino, dado que todo discurso produzido é organizado em um gênero da linguagem oral ou escrita. Tipo: Metodologias
Dissemos também que as características do contexto de produção dos discursos são definidoras do texto que resulta desse processo, e que os gêneros são um dos elementos constitutivos do contexto de produção. Assim, é desnecessário insistirmos na importância de tomá-los como objeto de ensino.
No entanto, os gêneros do discurso são inúmeros e o tempo escolar, bastante limitado. Por isso temos de priorizar o que será estudado e, para isto, temos de definir critérios. Recomendamos que sejam escolhidos os temas importantes para a participação social, o que nos remete aos gêneros de circulação em instâncias públicas de linguagem.
Além disso, é preciso considerar que nem todos os gêneros devem ser tratados igualmente em leitura/escuta e em produção; ao contrário, há gêneros cujo trabalho deve centrar-se na produção e outros, na leitura; há gêneros que se prestam mais à escuta e outros, à fala.
Sugerimos ao professor elaborar um quadro como o que segue para organização do trabalho com os gêneros.
A seleção dos gêneros deve articular-se com as competências pretendidas para os alunos. Se, por exemplo, pretende-se a formação de um aluno que seja capaz de compreender criticamente a realidade social, trabalhar com gêneros que prevejam a argumentação — como o debate, o artigo de opinião, a mesa-redonda — é fundamental.
A seguir, apresentamos uma relação de alguns gêneros classificados de acordo com a esfera de circulação, que pode servir de referência para a organização curricular.
Escolha o mais interessante para os seus alunos, elabore um planejamento possível de ser realizado em sala de aula e bom trabalho.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
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