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Mostrando postagens de setembro 6, 2011
DESAFIO DE HISTÓRIA No dia 7 de setembro foi comemorado o Dia da Independência do Brasil, vimos no desafio abaixo que quem deu o famoso grito "Independência ou Morte" foi D. Pedro I, que desobedeceu o rei (seu pai) e acabou ficando no Brasil e libertando nosso país do comando de Portugal. Só que D. Pedro era a abreviatura do nome do príncipe filho do rei João de Prtugal. A pergunta é... Qual é o nome completo de D.Pedro I? RESPOSTA:  Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Folclore    No dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore. Você sabe o que é folclore? Leia o texto abaixo e fique por dentro de tudo, sobre esta data tão importante para nós brasileiros. O que é folclore?   Podemos definir o folclore como um conjunto de  mitos e lendas  que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do  brasil . Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.as lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Algumas lendas, mitos e contos
DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil! No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I. O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil! Durante um tempo, D.P edro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia. Os
PLANO DE AÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO Situação Problema: Dificuldade de leitura e interpretação de textos. INTRODUÇÃO: Esse projeto foi elaborado após um período de observação e participação em estágio de gestão escolar e coordenação pedagógica, o qual será executado com professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante um período de aproximadamente 60 dias, uma vez que observamos ser a dificuldade de ler e interpretar uma das causas de maior incidência negativa no desempenho dos alunos nas disciplinas. Será dada ênfase à importância da leitura e interpretação como habilidade necessária para que o aluno possa ter uma maior compreensão e domínio dos conceitos essenciais nas diversas disciplinas. É fundamental que o professor se envolva nesse processo de modo a estimular os alunos utilizando recursos que melhor se explicam em cada momento do processo ensino-aprendizagem. A execução desse processo deverá também envolver o pessoal da biblioteca, os quais ajudarão os a
Projeto : Jornal na escola - O Jornal visa à melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos, reciclagem, preservação do meio ambiente, etc... Para chamar a atenção dos alunos, podemos expor o jornal em local visível da escola e um quadro de honras, com os nomes dos escritores e desenhistas que colaboraram para a produção do jornal. Metodologia / Execução - Apresentar aos alunos vários jornais locais para que eles estabeleçam as semelhanças e diferenças na primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas; - Solicitar a iden
AMPLIANDO HORIZONTES – O BRASIL E O MUNDO NAS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS O JORNAL NA SALA DE AULA - INTRODUÇÃO O presente trabalho teve como objetivo principal iniciar alunos do oitavo ano e nono ano do Ensino Fundamental , na leitura e no mundo das reportagens jornalísticas. Durante o trabalho, escrevemos uma carta para um jornal de grande circulação e fomos respondidos. Para finalizar sugerimos aos alunos que criassem o próprio noticiário da escola. Iniciaram, portanto, a coleta de entrevistas, a montagem e elaboração de textos, até que nós (professoras envolvidas) realizamos a revisão e a montagem. JUSTIFICATIVA O trabalho teve como ponto de partida a carência dos alunos aos meios de comunicação e principalmente a leitura. A partir desse conhecimento inicial, decidimos trabalhar com o jornal em sala de aula devido à diversidade de gêneros textuais que esse abrange: notícias, editoriais, artigos, reportagens, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc. Cabe lembrar que
PROJETO 'SHOW DO SABER' - Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação. A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia. É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conheci
PROJETO TEMPO DE LEITURA - Introdução: Não existe educação plena sem domínio completo da leitura e da escrita. O estudante precisa ler e escrever como quem respira. Deve dominar a leitura como se fosse mais um dos seus sentidos. E a Língua Portuguesa pode proporcionar isso; quando pratica constantemente a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva, já que uma das principais funções da escola é contribuir para a democratização social e cultural, garantindo a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício pleno da cidadania. Justificativa: Partindo do pressuposto de que o brasileiro não possui o hábito de leitura e de que nossos alunos estão necessitando de praticar o ato de ler, devido a sua pouc
PROJETO DIDÁTICO – "Encanto" - A importância da música na vida dos seres humanos é indiscutível. Ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Vale lembrar o caráter democrático da música que permeia todas as classes ultrapassando barreiras de gênero e de idade. A música afeta a sensibilidade e mexe com a inteligência das pessoas. Criatividade, pesquisa, invenção e construção. Esses conceitos são primordiais, quando se fala em educação, e, mais ainda, em educação através da arte. Mesmo se o contato com a música é feito somente pela apreciação, sem adentrar criticamente sob os aspectos da letra, mas simplesmente ouvindo com atenção e propriedade (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais são bastante intensos. Ao mesmo
Proposta de atividade: Escolher um dos textos sugeridos para planejar uma atividade de interpretação, produção de texto e de análise linguística. Planejamento de atividade – texto 2 1) O poema abaixo foi inspirado na quadro acima do pintor Italiano Giuseppe Arcimboldo. Observe o quadro com atenção e faça relações entre o título do poema . 2) O texto é composto de 8 palavras contrapostas e um frase explicativa. Identifique os 4 “maus” elementos e os 4 “bons” elementos. Explique os critérios de sua seleção de bom e mau. 3) Em nossa Língua Portuguesa, podemos observar que através de uma pequena alteração gráfica na hora de escrevermos uma palavra muda completamente o seu significado. O autor brinca com a grafia e assim retira outros significados das palavras. FOGO MÁGOA BAR GUERRA JOGO ÁGUA AR TERRA a) Retire os quatro maus elementos do texto e anagrame retirando outras possíveis palavras. 4) Justifique o emprego da palavra maus escrita com a v
Plano de Aula de Leitura Leitura com textos jornalísticos   PROFESSORES: PÚBLICO ALVO: Alunos do9º ano ensino fundamental TEMPO ESTIMADO: 7 aulas de 50 minutos OBJETIVOS: Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens. Conhecer a organização de alguns jornais. Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais. Localizar as informações principais numa reportagem. Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem. Destacar as diferentes vozes numa reportagem. CONTEÚDO: Diferentes gêneros presentes no jornal. Cadernos dos jornais. Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem. Papel das imagens e das legendas. Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. Identificação das vozes dentro da reportagem. MATERIAIS NECESSÁRIOS: Diferentes jornais, transparência, retroprojetor, uma folha de papel craft e fita crepe. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos
PLANEJAMENTO PROFESSORES: PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental TEMPO ESTIMADO: 2 meses OBJETIVOS: Despertar o prazer da leitura e pela leitura; trabalhar expressão oral, criatividade, capacidade de contar, recontar histórias; aplicar os conhecimentos adquiridos através da leitura no cotidiano do leitor. CONTEÚDO: Histórias literárias diversas MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, folha chamex, lápis, borracha, cola, canetinha, cenário etc... DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Separar livros com histórias diferentes e que cada história tenha o número de livros suficiente para todo o grupo.  Dividir a turma em grupos de 5 a 7 alunos e deixar que o grupo escolha o livro a ser lido.  Dar um tempo de 15 dias para que os alunos leiam o livro e depois deixar que o grupo decida como fará a apresentação da história para toda a classe.  Apresentar a história de maneira criativa e que desperte nos outros alunos a vontade de ler o livro. AVALIAÇÃO: A aval
PLANEJAMENTO PROFESSORES: PÚBLICO ALVO: 9º ano TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula OBJETIVOS: Incentivar a leitura, conhecimento de mundo, trabalhando compreensão e interpretação. Desenvolver a apresentação teatral, desenvoltura, expressão corporal, criatividade, imaginação, trabalho em equipe. CONTEÚDO: Leitura e linguagem oral MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, vestuário, cenário,som, microfone DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Escolher livros com peças teatrais prontas.  Ler para os alunos uma parte da história e parar num trecho interessante, despertando neles o interesse deles pela leitura do livro.  Deixar que os alunos leiam o livro proposto.  Preparar com os alunos a peça teatral, definindo personagens, cenário e falas.  Apresentar a peça para toda a escola. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo de realização da atividade, observando se os objetivos propostos foram atingidos. BIBLIOGRAFIA: Literatura em minha casa - obras de Maria Clara Machado,
Atividade Elaboração de uma atividade de literatura para adolescentes,considerando os objetivos da unidade 24: 1- avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem; 2- conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras; 3- desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura. PLANEJAMENTO PROFESSORES: PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula OBJETIVOS: Desenvolver o interesse para leitura, capacidade de síntese CONTEÚDO: Livros literários selecionados de acordo com o nível social dos alunos, vocabulário adequado e com temas referentes à realidade deles. MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, papel cartão, folha chamex, cadernos de 30 folhas, lápis, borracha, cola, canetinha etc... DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Organização em grupos de 5 alunos.  Tempo para escolha das Cartelas com as Sinopses dos livros (nel
Plano de aula Público alvo: alunos do 9º ano Objetivo: Levar os alunos a reconhecer características dos gêneros textuais em estudo. Desenvolvimento: Leitura do texto  Explorando a musicalidade do texto, através das rimas proparoxítonas.  Ritmo da canção.  Chamar a atenção para a divisão das estrofes, com os momentos da inversão das últimas palavras possibilitando várias interpretações.  Compreensão Interpretação  Correlação entre título e o poema, aspectos simbólicos e metalinguísticos.  Aspectos sociais abordados na canção  O cotidiano sobre prismas diversos. Atividade de Produção  Criação de um texto informativo/ narrativo de uma ocorrência trágica. Trabalhar aspectos gênero informativo (dados das vítimas, situação, local, fatos, compromisso com relato real, imparcialidade).  Texto de opinião sobre a banalização da violência Avaliação: Leitura das produções por toda a turma e análise das características específicas dos gêneros textuas.
Plano de aula Público alvo: alunos do 9º ano. Objetivo: Fazer com que os alunos percebam a diferença do gênero textual notícia de jornal/poema Poema trabalhado – Poema tirado de uma notícia de jornal – Manual Bandeira Desenvolvimento: - Destacar características do poema ( versos livres, disposição dos versos, ausência de pontuação, engajamento social, minimalista). Notícia de jornal ( Manchetes com palavras em destaque, lide, legenda, foto, texto).  Induzir a inferências ( como exemplo o motivo do suposto suicídio) Atividade proposta: Redigir um texto de opinião (expositivo ou argumentativo) Avaliação: A avaliação será feita com a leitura dos textos pela turma e análise das principais características de um texto de opinião.
História do Brasil...O sete de setembro, A exploração do trabalho manual História do Brasil Nível fundamental Sete de Setembro Objetivos 1) Reconhecer as concepções dos alunos sobre liberdade. Debatê-las para que eles se reconheçam como sujeitos de suas vidas e para que percebam as interferências deles na sociedade. 2) Perceber as forças em jogo no processo de independência nacional - as influências inglesas, a resistência portuguesa etc. 3) Reconhecer o significado das comemorações de datas como a independência para o presente, ou seja, estabelecer relações entre história e memória. 4) Refletir sobre os beneficiados pelo processo de independência e sobre aqueles que não tiveram as condições de vida alteradas substancialmente. Comentário introdutório Qualquer tema histórico, ao ser debatido para a construção de um posicionamento crítico, deve mostrar a relação com a vida cotidiana do grupo de alunos. Assim, o conhecimento da relação presente-passado-presente será ele
Gramática com textos: 6º ano - pretérito perfeito e imperfeito Introdução Esta é a primeira de uma série de 16 sequências didáticas que fazem parte de um programa de estudo de gramática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Confira ao lado todas as aulas da série. Objetivos Reconhecer o uso dos tempos verbais no texto; Analisar os usos do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito. Conteúdo Tempos verbais do passado - pretérito perfeito e pretérito imperfeito. Tempo estimado Três aulas Ano 6º ano Desenvolvimento O trabalho a ser desenvolvido nas aulas apresentadas abaixo permite que os alunos reflitam sobre o uso de pretérito perfeito e imperfeito e sistematizem alguns conhecimentos a respeito deles. A escola deve ser um lugar de reflexão sobre a língua e de investigação. Ela não deve apenas oferecer regras, mas propiciar aos alunos que pensem sobre os usos e potencialidades da língua em situações de leitura e de produção de textos. Dessa forma, o ponto de partida d

Planos de Aula

gramatical (escrita e poder) Objetivos: - Fazer com que os alunos percebam a importância da leiturae do domínio da escrita no convívio social. - Levar os alunos a refletir sobre a necessidade do letramento, inclusive para que possam resgatar sua própria história. - Reconhecer gêneros textuais diversos de acordo com o meio discursivo utilizado. Série: 9º ano -8ª série Metodologia: Discutir com os alunos sobre a importância do domínio da escrita e levá-los a identificar tais aspectos no filme. Em seguida dividir a sala em grupos de 4 alunos e pedir para que cada grupo redija um texto mostrando o que eles acham importante em sua cidade,que tem valor para todos. Posteriormente solicitar aos alunos que exponham seus escritos oralmente. Após essa atividade, contar aos alunos que esta mesma cidade será destruída, inundada, e cada ,grupo deverá relatar o fato à comunidade local como quiserem, usando o gênero textual adequado ao meio discursivo escolhido. Para finalizar os grupos deve
Plano de aula Unidade Escolar _____________________________ Professor(a): _________________________ Disciplina: História/ Português Série/Ano: 6º Turma/Turno: Planejamento de Aulas / Tempo: 02 aulas Objetivos: Fazer levantamento do conhecimento do aluno acerca da História e do papel do historiador; Introduzir o aluno aos estudos históricos; Mostrar ao aluno que todos fazem a História. Eixo Norteador: Memória Competência: : Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças no modo de vida dos diferentes povos. Habilidade: Perceber a importância do estudo da Historia como ciência que estuda as ações humanas no tempo. Conteúdo: Introdução aos estudos históricos. O que estuda a história; O papel do historiador; Fontes históricas. Metodologia: Começaremos o trabalho fazendo uma sondagem com os alunos, pedindo para que falem o que entendem por História, o que ela estuda, como é