Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 14, 2012

PRODUÇÃO DE TEXTOS

ATIVIDADE 1 Observe as Cenas: Maurício Veneza. A princesa e o sapo do jeito que o Príncipe contou. Belo Horizonte, Compor. Agora, imagine que você é repórter do jornal Diário do Bosque e estava presente a esse casamento. Continue a reportagem abaixo. Ela já tem título e introdução.                                            Noiva desencantada, cerimônia frustrada   Repórter:_____________________________________________________   Familiares e convidados para o matrimônio do príncipe Fernando Ludy Briado e da princesa Catarina Lambis Góia, ocorrido, ontem, na Catedral Santa Misericórdia, não esperavam presenciar uma cena tão insólita como a que aconteceu após o beijo nupcial. A igreja estava ricamente ornamentada à espera dos convidados que começaram a chegar por volta das 19h30min. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________

Leitura e interpretação do texto

O aprendizado da leitura Interessa a todos saber que procedimento se adotar para tirar  o maior rendimento possível da leitura de um texto. Mas não se pode responder a essa pergunta sem antes  destacar  que não  existe para ela uma solução  mágica, o que não quer dizer que não exista solução alguma. Genericamente, pode-se afirmar que uma leitura proveitosa pressupõe, além do conhecimento lingüístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. A título e ilustração, observe a questão seguinte, extraída de um vestibular da UNICAMP: Às vezes, quando um texto é ambígüo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê. Um bom exemplo é o texto que segue: "As videolocadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas

Questões Brasil - Região Nordeste

Questões Brasil - Região Nordeste pergunta: Analisando as informações representadas nos esquemas, compare o bloco regional Norte/Nordeste com o Sudeste/Sul. resposta: pergunta: Considere a seguinte afirmação do geógrafo Manoel Correia de Andrade, 1994, sobre o Nordeste brasileiro. "A população da Zona da Mata, fora dos períodos de seca, é muito mais mal alimentada e mais pobre do que a população do Sertão." Apresente dois fatos sócio-econômicos que explicam as diferenças entre o sertanejo e o trabalhador da Zona da Mata, expressas na frase anterior. resposta:   pergunta: A narrativa a seguir reconstitui uma paisagem típica do Brasil. "Criei-me nos mangues lamacentos do Capibaribe cujas águas fluindo diante dos meus olhos ávidos de criança, pareciam estar sempre a me contar uma longa história. O romance das longa

leitura e interpretação de texto Dormir fora de casa

Sugestão de leitura e interpretação de texto Dormir fora de casa   Por Ronaldo Simões Coelho A menina ficou entusiasmada com o convite. Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez. Preparou a bagagem. Encheu uma sacola, que a mãe examinou. Havia camisola, escova de dentes, brinquedos. A mãe tirou umas coisas e colocou outras. Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu. Passou um dia muito bom. Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse. Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho. A noite foi chegando... Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas. Fez uma carinha boa e pediu: _ Posso telefonar para minha mãe? Mamãe havia saído. O jeito era agüentar firme. Distraiu-se com os brinquedos. O sono chegou devagarinho. Dormiu abr

Dormir fora de casa

                               PORTUGUÊS  ALUNO(A):__________________________________________________ PROFESSORA: ______________________________________________ ESCOLA: ___________________________________________________ TURNO: ______________ TURMA:__________    DATA:___/___/ __ 1. Leia com atenção o texto abaixo: Dormir fora de casa               Ronaldo Simões Coelho            A menina ficou entusiasmada com o convite.          Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez.          Preparou a bagagem. Encheu   uma sacola, que a mãe examinou.          Havia camisola, escova de dentes,   brinquedos.          A mãe tirou umas coisas e colocou outras.          Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.          Passou um dia muito bom.          Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse. Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.          A no