Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 10, 2011
Interpretação de Texto O DESCOBRIMENTOAbancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro
Fique trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.

Não vê que me lembrei lá do norte, meu Deus!
muito longe de mim,
Na escuridão ativa da noite que caiu,
Um homem pálido, magro, escorrendo nos olhos
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou, está dormindo.

Esse homem é brasileiro que nem eu...

O poeta estava numa grande cidade, em São Paulo; onde estava o outro brasileiro? Num seringal. A atividade do poeta era ler, abancado à escrivaninha; qual era a atividade do outro brasileiro? Extrair o látex de seringueiras. O outro brasileiro era um homem pálido, magro, de cabelo escorrendo nos olhos; e o poeta, como era? Vestido de terno. PORTUGUÊS VERBOS IRREGULARES
Complete: 1) Nós os alimentos na mesa. (pôr - pret. imperfeito)



2) conversa a eles. (dar - pres. do subjuntivo - 3ª pes. do plural)



3) Se , aí tudo. (cabe…
O dia em que os jacarés invadiram Nova York Deu no jornal: experiências genéticas produziram minúsculos jacarés que foram vendidos aos milhares em Nova York como brinquedo. Mas eram ferozes como seus ancestrais e os pais, receosos de que os filhos fossem mordidos, despejaram os jacarezinhos nos vasos sanitários e puxaram a descarga. Foi um erro fatal: centenas de jacarés sobreviveram e fizeram dos esgotos da cidade seu habitat. E lá, durante anos, se reproduziram. E cada geração - sabe-se lá os insondáveis mistérios da genética - aumentavam de tamanho, acabando por produzir espécies muito maiores que os crocodilos do Nilo. Quando as autoridades deram pela coisa era tarde. Pela saídas do metrô, pelas galerias de esgotos, pelo rio Hudson, milhões de jacarés gigantescos ganharam as ruas num ataque de surpresa e comeram a maior parte da população. Mais espantoso ainda: os jacarés assimilavam a personalidade daqueles que devoravam. De modo que a estrutura da cidade não se a…
Curso Introdução à Educação Digital - EPROINFO

Novas práticas pedagógicas - Wikipédia

Tenho utilizado vários vídeos do Youtube em minhas aulas. Acredito que inseridos em uma sequência didática bem elaborada e com objetivos claros, os vídeos enriquecem as aulas tornando-as mais atrativas. Em geral os alunos têm demonstrado um maior interesse pelas aulas e a avaliação tem sido positiva.
7º ano  Leitura: O diamante azul Arthur Conan Doyle O carbúnculo azul
Título original: The Blue Carbuncle
Publicado pela primeira vez na Strand Magazine, em Janeiro de 1892 e com 8 ilustrações de Sidney Paget.

Sobre o texto em português:
Este texto digital reproduz a
tradução de The Blue Carbuncle publicado em
As Aventuras de Sherlock Holmes, Volume II,
editado pelo Círculo do Livro
e com tradução de Hamílcar de Garcia.     Fui visitar o meu amigo Sherlock Holmes na segunda manhã depois do Natal, com a intenção de lhe apresentar meus cumprimentos. Ele estava recostado no sofá, envolto num roupão azul, o cachimbo do lado direito e, ao alcance da mão, um maço de jornais amarrotados, evidentemente consultados há pouco. Ao lado havia uma cadeira sobre cujo espaldar estava pendurado um chapéu de feltro, bastante velho, de aspecto repulsivo e até rasgado em diversos lugares. Uma lente e uma pinça encontravam-se no assento da cadeira, o que sugeria que o chapéu estava ali para ser mais cu…