Pular para o conteúdo principal

 
 
 
Reprodução
Capa do livro Os Miseráveis Como trabalhar com os clássicos da literatura universal
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6ºao 9º
Assunto: Clássicos universais
Tipo: Materiais didáticos

O objetivo do trabalho com os livros da coleção "Literatura em Minha Casa", do Programa Nacional Biblioteca da Escola  – PNBE, distribuídos pelo Ministério da Educação aos alunos de 5º e 6º séries, é possibilitar que os alunos sejam realmente leitores desses e de outros textos. Para isso, é necessário que o professor seja ele próprio um leitor e faça da sala de aula um lugar de leituras, um espaço para se compartilhar estratégias e mecanismos utilizados, assim como os diferentes sentidos que possam ter os textos.

Para que os alunos saibam ler o contexto em que os livros são produzidos e publicados; quem são os autores, editora, época de publicação, para quem foram escritos, se foram traduzidos, ilustrados e todo tipo de informação que os capacite a estabelecer relações, fazer inferências e formular hipóteses sobre o texto que lêem, peça-lhes que tragam os livros da coleção identificados como “Clássicos” no dia da semana destinado à leitura.

Organize a classe em pequenos grupos e proponha a seus alunos que eles descubram nos livros desse conjunto informações sobre a história sem ler o texto propriamente dito. A idéia é que eles, ao manusearem os livros, identifiquem informações sobre:
  • quem escreveu o texto;
  • quem editou;
  • se foi ilustrado e quem fez isso;
  • data da edição;
  • época em que foi escrito;
  • outras informações sobre capa, revisão, introdução, sumário.
O professor deve estar disponível para ajudar os grupos, discutindo com eles a diferença, por exemplo, de autor e tradutor, explicando o que são histórias de tradição oral.

Depois disso, o professor pode agrupar os alunos que tenham os mesmos livros e propor-lhes que folheiem o livro e conversem sobre as idéias que eles têm da história a partir das informações colhidas nos títulos, nas ilustrações e nos textos anexos (se houver) como “Notas explicativas”, “Sobre o autor”, entre outros.

O professor pode dar pistas que os ajudem a estabelecer relações e formular hipóteses plausíveis como, por exemplo, perguntando se o livro tem fadas, se há indícios de mistérios. Os alunos devem registrar as opiniões no caderno.

Depois de um tempo, os grupos devem compartilhar o resultado dessa discussão e trocar idéias sobre as hipóteses levantadas. A partir daí, o professor deve combinar a leitura do texto, que pode ser feita parte na escola, parte em casa, desde que prazos e horários estejam bem acertados.

Uma alternativa é começar no grupo pequeno com alguém lendo em voz alta e os demais acompanhando no livro. O próprio grupo pode combinar e marcar com o professor quanto vai ler em casa para que essa atividade tenha continuidade na aula seguinte.

O importante aqui é que a leitura seja acompanhada de troca de impressões sobre o texto a cada aula, buscando, com isso, também conferir os acertos e desvios das hipóteses estabelecidas antes da leitura.

Depois de lidos os livros, o professor pode estimular os alunos a trocarem os textos para leitura em casa, ou mesmo refazer o trabalho mudando aquilo que já passou para o domínio da turma.

Para finalizar, o professor pode propor aos alunos que:
  • leiam para alguém da família ou da comunidade: para pais, avós, irmãos, vizinhos, amigos, familiares;
  • conversem com eles sobre o texto;
  • escrevam o relato dessa atividade.
Na classe, no dia marcado para isso, a turma pode ler e comentar em grupo os relatos escritos, corrigi-los, reescrevê-los caso queira publicá-los.
Veja também as dicas:
Como trabalhar com novelas
Como trabalhar com contos
Como trabalhar com poesia

Edição: Equipe EducaRede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno