Projeto "Contando causos"
Gravar uma fita cassete contendo causos – que podem ser de assombração e de mistério, por exemplo – selecionados pela classe, para ser doada para uma instituição que trabalhe com crianças e adolescentes portadores de deficiência visual.
Expectativas de aprendizagem
Variará entre trabalho coletivo e individual, conforme a atividade a ser realizada.
Atividades previstas 1. Pesquisar histórias do gênero selecionado para o trabalho.
Os alunos coletam, ouvindo, anotando e gravando em fita cassete, causos conhecidos por seus familiares, vizinhos, pessoas próximas.
2. Ouvir causos gravados em fita cassete e assistir a vídeos de contadores de histórias.
Duas vezes por semana, os alunos ouvem fitas/assistem aos vídeos e fazem comentários sobre os causos ouvidos, com o objetivo de selecionar os que serão contados e gravados posteriormente.
3. Ler transcrições adaptadas de causos.
Uma vez por semana os alunos lêem causos transcritos e apresentam seus comentários para os demais colegas, procurando analisar a adequação da sua seleção para os propósitos do projeto.
4. Selecionar os causos.
a) Os alunos estabelecem os critérios que deverão utilizar para selecionar os causos que serão gravados.
b) Selecionam os causos.
5. Aprender a contar causos.
a) Os alunos analisam o conteúdo de algumas fitas para ver quais contadores de histórias consideram mais interessantes.
b) Discutem os critérios que utilizaram para escolher o contador.
c) Estudam a forma e as estratégias de contar utilizadas pelo contador.
6. Estudar os causos.
a) Os alunos estudam os causos para poder contá-los e gravá-los, considerando o discutido na atividade anterior.
b) Os alunos contam seus causos para a classe e discutem a adequação da atuação do contador.
7. Estudar os recursos disponíveis para serem utilizados na gravação dos causos.
a) Os alunos conhecem e estudam possibilidades de recursos sonoros a serem utilizados como apoio da narração.
b) Selecionam os recursos que utilizarão, em função das finalidades e necessidades de interpretação levantadas.
8. Gravar os causos.
Os alunos gravam os causos utilizando os recursos disponíveis, articulando-os de maneira adequada.
9. Avaliar o trabalho realizado.
Após audição da gravação de cada um, os alunos analisam e avaliam a qualidade da gravação e atuação do contador, a partir de critérios combinados previamente.
Aluna apresenta seu trabalho durante evento do Projeto Aulas Unidas Foto: EducaRede |
Expectativas de aprendizagem
a) Compreensão das características lingüístico-discursivas do gênero priorizado para o trabalho (o causo).Forma de organização
b) Articulação dos elementos lingüísticos e outros de natureza não-verbal (gestos, entonação, ritmo, por exemplo) para o reconhecimento de intenções, valores e preconceitos veiculados no discurso.
c) Construção de referências de interpretação dos causos selecionados.
d) Construção de critérios de seleção dos causos a serem estudados, interpretados, contados e gravados.
e) Aprendizagem de procedimentos de planejamento do contar causo, selecionando formas de interpretação adequadas ao interlocutor presumido e para as demais características da situação de comunicação (finalidades, lugar de circulação, suporte material, por exemplo).
Variará entre trabalho coletivo e individual, conforme a atividade a ser realizada.
Atividades previstas 1. Pesquisar histórias do gênero selecionado para o trabalho.
Os alunos coletam, ouvindo, anotando e gravando em fita cassete, causos conhecidos por seus familiares, vizinhos, pessoas próximas.
2. Ouvir causos gravados em fita cassete e assistir a vídeos de contadores de histórias.
Duas vezes por semana, os alunos ouvem fitas/assistem aos vídeos e fazem comentários sobre os causos ouvidos, com o objetivo de selecionar os que serão contados e gravados posteriormente.
3. Ler transcrições adaptadas de causos.
Uma vez por semana os alunos lêem causos transcritos e apresentam seus comentários para os demais colegas, procurando analisar a adequação da sua seleção para os propósitos do projeto.
4. Selecionar os causos.
a) Os alunos estabelecem os critérios que deverão utilizar para selecionar os causos que serão gravados.
b) Selecionam os causos.
5. Aprender a contar causos.
a) Os alunos analisam o conteúdo de algumas fitas para ver quais contadores de histórias consideram mais interessantes.
b) Discutem os critérios que utilizaram para escolher o contador.
c) Estudam a forma e as estratégias de contar utilizadas pelo contador.
6. Estudar os causos.
a) Os alunos estudam os causos para poder contá-los e gravá-los, considerando o discutido na atividade anterior.
b) Os alunos contam seus causos para a classe e discutem a adequação da atuação do contador.
7. Estudar os recursos disponíveis para serem utilizados na gravação dos causos.
a) Os alunos conhecem e estudam possibilidades de recursos sonoros a serem utilizados como apoio da narração.
b) Selecionam os recursos que utilizarão, em função das finalidades e necessidades de interpretação levantadas.
8. Gravar os causos.
Os alunos gravam os causos utilizando os recursos disponíveis, articulando-os de maneira adequada.
9. Avaliar o trabalho realizado.
Após audição da gravação de cada um, os alunos analisam e avaliam a qualidade da gravação e atuação do contador, a partir de critérios combinados previamente.
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