Álbum de Família
Atividade para alunos de 5º. e 6º. séries.
Material a ser utilizado:
Explore com os alunos textos que contenham descrições de pessoas: físicas, psicológicas, comportamentos, tiques etc. Pode-se fazer uma lista e mostrar para os alunos como os autores dos textos compuseram suas personagens.
Segundo momento
Peça aos alunos que levem para a sala de aula fotos de familiares, lembrando-os que cada um possui uma estrutura familiar própria: há alunos que vivem com os avós; outros, só com a mãe; com o pai e a madrasta etc. O objetivo aqui é desmistificar o conceito de família, muitas vezes preconceituoso.
Nesse momento é importante não emitir julgamentos sobre a estrutura da família dos alunos, pois eles são muito sensíveis a isso.
Terceiro momento
Os alunos colam as fotos com durex (para não estragá-las). Aceite qualquer tipo de foto, mesmo as 3 x 4. Caso os alunos não possuam fotos, aceite também desenhos dos familiares, isto porque, às vezes, a família nunca tirou fotos ou simplesmente não as têm. Em seguida, eles fazem uma pequena descrição de cada familiar.
Quarto momento
Confeccione a capa do álbum (livre).
Disciplina: História, Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ciclo: Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Assunto: Descrição de pessoas,história familiar
Tipo: Texto
Tipo: Texto
Atividade para alunos de 5º. e 6º. séries.
Material a ser utilizado:
- Fotos de familiares dos alunos
- Folhas sulfites
- Cartolina para a capa do álbum
Explore com os alunos textos que contenham descrições de pessoas: físicas, psicológicas, comportamentos, tiques etc. Pode-se fazer uma lista e mostrar para os alunos como os autores dos textos compuseram suas personagens.
Segundo momento
Peça aos alunos que levem para a sala de aula fotos de familiares, lembrando-os que cada um possui uma estrutura familiar própria: há alunos que vivem com os avós; outros, só com a mãe; com o pai e a madrasta etc. O objetivo aqui é desmistificar o conceito de família, muitas vezes preconceituoso.
Nesse momento é importante não emitir julgamentos sobre a estrutura da família dos alunos, pois eles são muito sensíveis a isso.
Terceiro momento
Os alunos colam as fotos com durex (para não estragá-las). Aceite qualquer tipo de foto, mesmo as 3 x 4. Caso os alunos não possuam fotos, aceite também desenhos dos familiares, isto porque, às vezes, a família nunca tirou fotos ou simplesmente não as têm. Em seguida, eles fazem uma pequena descrição de cada familiar.
Quarto momento
Confeccione a capa do álbum (livre).
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