Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 4, 2011
QUESTIONÁRIO APLICADO AO MEDIADOR (S) DA SALA DE LEITURA   1 . Você gosta de ler? ( ) sim ( ) as vezes ( ) não 2 . Quais os últimos livros que você leu? ( ) contos ( ) poesias ( ) técnicos ( ) informativos ( ) literatura infantil ( ) romance ( ) ficção científica ( ) crônicas ( ) novelas outros_____________________________________________________________ 3 . Há quanto tempo você exerce o papel de mediadora de leitura na sala de leitura do PROLER/UESB/ITAPETINGA? ( ) a mais de um ano ( ) a menos de um ano Outros____________________________________________________________ 4. Quantos leitores visitam a sala do PROLER no período de uma semana? __________________________________________________________________ 5. Quantos livros são emprestados nesse mesmo período? 6 Quais os livros lidos com mais freqüência? ( ) contos ( ) poesias ( ) técnicos ( ) informativos ( ) literatura infantil ( ) romance ( ) ficção científica ( ) crônicas ( ) novelas outros_______________

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/?planos.lingua-portuguesa

Ensino Fundamental 2 Arte Ciências Educação Física Geografia História Língua Estrangeira: Inglês Língua Estrangeira: Espanhol Língua Portuguesa Língua oral Língua escrita Análise e reflexão sobre a língua Matemática Páginas mais lidas O que é bullying? Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano Prova Brasil 2011 Especial Jogos e Brincadeiras Especial Consciência Negra Termos mais buscados plano de aula projetos jogos matemáticos meio ambiente jogos reciclagem educação física Educação especial eja inclusão NOVA ESCOLA no Facebook Língua Portuguesa O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado ou clique nos destaques abaixo. Planos Textos Coletâneas Vídeo Roteiros Jogos Animações Fotos Como produzir textos argumentativos com o filme "Oliver Twist"
Plano de Aula Explore diversidade da Língua Portuguesa com o documentário "Línguas - Vidas em Português" Introdução No mundo, cerca de 200 milhões de pessoas se comunicam por meio da língua portuguesa, no Brasil, em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Goa, na Guiné e espalhadas por outros cantos do planeta. Personalidades da literatura e das artes, como José Saramago (1922-2010), Mia Couto, Martinho da Vila e João Ubaldo Ribeiro, contam, neste documentário, indicado pelo professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo, como se deu essa apropriação linguística em cada país. "A língua nesses países é muito diferente da falada aqui e, com o filme, podemos aprender um pouco sobre isso", diz. Objetivos Compreender a importância da língua como identidade cultural e
Lendas folclóricas - 7º ano   e 8º ano   Leitura dos quadrinhos: Lendas do Folclore http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm Leitura de lendas folclóricas nos sites: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm Comentários sobre os textos lidos Produção de texto narrativo: Imaginem que um ou mais personagens das lendas lidas resolveram fazer uma visitinha em nossa escola . Contem a história em forma de narrativa lembrando-se de mencionar como, quando e porque isso aconteceu. Vocês além de narradores são personagens da história. Para escrever o texto utilizarão o aplicativo do Linux: BrOffice.org.Writer.
Atividades de fixação de conteúdos-7º ano  Termos essenciais e integrantes da oração Transitividade verbal http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/6serie/lucia/lac1.htm
Acentuação - 6º ano  Acentuação http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/5serie/lucia/lac5.htm Nova ortografia http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica1.html
Os três porquinhos - Produção de texto - 6º ano   Leitura: Os três porquinhos http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm Reprodução oral do texto lido. Reescrita do texto: http://www.colecaoferinha.com.br/
O texto publicitário e seus desdobramentos -  1ª etapa: Visualização de vídeos 1) Primeiro comercial da Coca-cola (anos 50) : http://www.youtube.com/watch?v=PR9NmRbEct4 2) Casas pernambucanas – (anos 60 – 1962) http://www.youtube.com/watch?v=aXo-6A3BloQ 3) Fusca WV – (anos 60 – 1965) http://www.youtube.com/watch?v=NA1Mzko-5sg 4) Shampoo Colorama (anos de 70) http://www.youtube.com/watch?v=A2ALKyLK82A 5) Ford Corcel (anos 70) http://www.youtube.com/watch?v=ODQHTtnlDqU 6) Casas da banha (anos 70) http://www.youtube.com/watch?v=VVcxHokfB-8&feature=PlayList&p=C11029FAAE3B6A30&playnext=1&playnext_from=PL&index=5 7) Jeans Staroup (anos 80) http://www.youtube.com/watch?v=3rMj5UPWg4U 8) Jeans Pool (anos 80) http://www.youtube.com/watch?v=_IpMDyZcC4Y 9) Embratel – DDD (anos 80) http://www.youtube.com/watch?v=t8v1P7gki8w 10) Claybon cremoso (anos 90) http://www.youtube.com/watch?v=6Ikwi_5kHts 11) Mamíferos Parmalat (anos 90) http://ww
Textos poéticos e revisão - 7º ano ·           Pesquisa e leitura de textos poéticos nos sites: www.jornaldepoesia.jor.br/vm.html www.revista.agulha.nom.br/quinta2.html#cancao www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira.html www.roseanamurray.com/poemas.asp www.geocities.com/fedrasp/cecilia-meireles2.html www.memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias ·           Seleção de poemas e cópia no caderno. ·           Resolução de atividades interativas no site: http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/6serie/lucia/lac3.htm
Atividades de revisão - 6º Ano A ·           Os alunos realizarão atividades interativas nos sites: http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/ http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php# http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/5serie/lucia/lac5.htm http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/5serie/lucia/assoc2.htm http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/5serie/lucia/assoc3.htm http://jogos.imagem.eti.br/mapa_site.html
Bullying não é brincadeira! Depois de realizarmos várias atividades em sala de aula e em casa , hoje vamos nos aprofundar mais sobre o assunto. Só para relembrar, segundo Orson Camargo,  Bullying  é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O  bullying  se divide em duas categorias: a)  bullying  direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b)  bullying  indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretizaç
AS BORBOLETAS Brancas / Azuis/ Amarelas/ E pretas/ Brincam/ Na luz/ As belas/ Borboletas/ Borboletas brancas/ São alegres e francas./ Borboletas azuis/ Gostam muito de luz./ As amarelinhas/ São tão bonitinhas!/ E as pretas, então . . ./ Oh, que escuridão!