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Mostrando postagens de agosto 24, 2011
Área: Português   Atividade: Ler e criar literatura de cordel Objetivos Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel. Introdução Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista? Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio. Atividades de Leitura: Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu . Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê? Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia,
Cordel Cultura e Trabalho  •  Artes  •  Nivel I e II A origem da literatura de cordel remonta à antiguidade e segundo consta teria chegado à Península Ibérica por volta do século XVI. É através dos portugueses que a literatura de cordel chegará ao Brasil no século XVIII. Caracterizada como poesia narrativa, de forte apelo popular pelo seu viés humorístico, essa literatura durante muito tempo ocupou o lugar dos noticiários de hoje. Por seu baixo custo, encontrava facilidade de produção e comercialização, sendo ainda hoje o único tipo de literatura consumida em muitas regiões do Nordeste, onde é extremamente popular. O cordel tem uma impressão simples e uma capa em xilogravura alusiva ao conteúdo. Cultura popular ou erudita: ambas como expressão do trabalho humano Cultura e Trabalho  •  Educação e Trabalho  •  Nivel I e II A literatura de cordel é uma das formas de expressão cultural do Nordeste do nosso país. Muitas pessoas acham
Oktoberfest – Herança alegre da cultura alemã Cultura e Trabalho  •  Educação e Trabalho  •  Nível II O sucesso da Oktoberfest é tão grande que Blumenau não só se recuperou física e economicamente, após duas enchentes, como também o evento se converteu num elemento associado à identidade da cidade. A festa cresceu muito e se tornou lucrativa. Por trás da segunda maior festa da cerveja do mundo – depois da Oktoberfest de Munique, Alemanha – movimentam-se batalhões de pessoas para viabilizar a estrutura do evento. Graças ao volume de visitantes que a cidade passou a receber em função da festa, a economia se desenvolveu de forma equilibrada, harmônica e crescente. O padrão de vida dos moradores subiu paralelamente. O dinheiro arrecadado é investido em melhorias para a cidade, galerias de águas, asfalto e assistência social. Pontos cardeais e colonização alemã Cultura e Trabalho  •  Geografia  •  Nivel I e II O texto trata da tradici
Em nome de quem? Cultura e Trabalho  •  História  •  Nível II O autor da letra da música, Tom Zé, coloca sobre si a representação de um grupo de compositores engajados, que tendem a falar em nome da classe operária, do povo brasileiro, da pobreza. Faz, assim, uma crítica aos intelectuais brasileiros em geral, de diferentes épocas, que assumem uma postura socialista, sem, contudo, ter sensibilidade para identificar seus próprios compromissos de classe. Jogos de alfabetização: criação de palavras Cultura e Trabalho  •  Português  •  Nível I Pergunte aos alunos: Vocês são bons observadores? Vejam bem as letras que compõem as palavras formadas por seus colegas e adivinhem qual é a palavra que foi esc
Área: Português       Atividade: Anglicismos Objetivos Examinar alguns anglicismos que foram incorporados pelo português do Brasil. Introdução Pergunte a seus alunos: Vocês vão ao clube? Jogam futebol? Tomam lanche à tarde? Já usaram biquíni? Não conseguem abandonar a calça jeans? O português se forma também pelo acréscimo de palavras estrangeiras. Ler o texto com os alunos. Perguntar o que se entende por “jargão”. (Linguagem corrompida). Comentar o humor de Veríssimo. O autor vale-se de estrangeirismos para provocar o riso. Informar que, em todas as épocas, o contato de povos de culturas e línguas diferentes resulta numa circulação de hábitos, tecnologias e artefatos que são recebidos com seu respectivo vocabulário. Damos o nome de anglicismos às palavras e às construções que o português assimilou do inglês. Pedir que os alunos relacionem anglicismos referentes ao futebol (anti-doping, pênalti, córner, off side, beque, drible), à música (jazz, swing, r
Quando alguém diz que “veio dar uma força” devemos ficar felizes? Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II Nesta atividade, pode-se partir do texto irônico de Verissimo, para destacar a distorção no uso de alguns conceitos científicos. Por exemplo: a)Quando nos referimos a força, em Física, consideramos uma grandeza capaz de modificar a situação de movimento de um corpo, seja o valor de sua velocidade (módulo) seja sua direção de movimento. Assim, se alguém disser que “vai dar uma força”, no sentido físico poderá ser um empurrão ou um safanão (embora no senso comum, essa expressão seja dar um apoio). b)Em Física, energia é a capacidade de realizar trabalho, mudando a situação de energia de outro corpo ou sistema. Quando alguém diz que uma determinada pedra consegue “passar energia para a pessoa”, interpretando do ponto de vista físico, essa pedra poderá ser radioativa, portanto, muito perigosa por emanar energia...; c)Quando as pessoas se referem
Reflexões múltiplas em espelhos planos Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II A partir do texto de W. Whitman é possível perceber várias propostas de simetria entre o autor e as pessoas e seus atos. Nesse sentido, o texto suscita uma analogia com o fenômeno da formação de múltiplas imagens decorrente da interação de dois espelhos planos com a luz. Se colocarmos dois espelhos frente a frente, com um objeto entre eles, uma vela, uma caneta, veremos muitas imagens simétricas do mesmo objeto, devido a reflexões múltiplas entre os espelhos, pois o reflexo de um espelho passa a ser objeto para o outro e assim sucessivamente. Consciência corporal Cultura e Trabalho  •  Educação Física  •  Nivel I e II O texto traz, em forma de poema, reflexões sobre as contradições da vida, as ocupações de cada sujeito, de um lado, patrões com o poder, e do outro, empregados sujeitos ao patrão, os “eruditos e outros menos sábios”, os “ricaços
Área: Português Atividade: Jogos de alfabetização: as letras nas palavras Objetivos Ampliar a capacidade de grafar corretamente vocábulos com Ç e J. Introdução Como está a memória de seus alunos? Quantas palavras conseguem relacionar que sejam escritas com a letra J? E com Ç? Convide-os a entrar no jogo e mostrarem suas capacidades! Ler o texto e discutir com os alunos se já existem movimentos ou quais poderiam ser criados, em sua região para possibilitar ampliação dos empregos para jovens de baixa renda. Jogo da ortografia: Pedir aos alunos que procurem no texto, palavras escritas com Ç (atuação, gravação, adereços, preços). Pedir a um aluno que escreva no quadro as palavras que encontrou. Escrever, então, uma outra palavra retirada do texto (para os propósitos desta atividade, poderia ser “jovens”). Estipular um tempo para que encontrem no texto as palavras que possuam J (cujo, projeto, loja, juvenil). Pedir aos alunos que escrevam três frases que
O que é serigrafia? Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II O texto trata de um projeto que vem sendo desenvolvido em Curitiba, para a qualificação de jovens de baixa renda desempregados. Entre as atividades do projeto está a serigrafia. A serigrafia (ou silkscreen) é um processo que trabalha com impressão direta. Utiliza uma matriz, que é uma tela permeável de malhas finas, esticada em um quadro. A tinta penetra através da matriz, por meio da pressão de um rodo ou puxador, passando para o material no qual haverá a impressão. Dessa forma, a impressão é produzida no papel, tecido ou outro material. A serigrafia produz excelentes resultados em diversos materiais: papel, couro, madeira, plásticos, vidros, chapas metálicas, tecidos, borrachas, etc. Economia solidária e cultura Cultura e Trabalho  •  Economia Solidária  •  Nivel I e II Encontrar o primeiro emprego é sempre um grande desafio para os jovens brasileiros. Os jov
Área: Português Atividade: O texto Instrucional Objetivos Desenvolver a habilidade de uso da língua em situações comunicativas diversificadas. Introdução Será que seus alunos conseguem ordenar direitinho uma receita de bolo? E ensinar as regras para um jogo de cartas? Atividade de Leitura: discutir o texto com os alunos. Mostrar, por meio dele, a importância social da escrita. A escrita fixa uma idéia ou informação no tempo. Perguntar aos alunos se têm uma “receita de família” que, pela escrita, poderia ser transmitida às próximas gerações. Atividade de Produção de Textos: Pedir a um aluno que se levante e siga os comandos que serão dados por um colega para que se dirija até a porta, abrindo-a. Informe que só poderá mover-se a partir das ordens do colega. Aquele que comanda, portanto, não poderá pular etapas (Ex.: Dê cinco passos para frente, vire à direita, dê dois passos em direção à porta, pare, levante a mão direita até a altura da cintura, abra
Jantar virtual Cultura e Trabalho  •  Artes  •  Nivel I e II A culinária de um país representa uma de suas facetas culturais. Definitivamente, é uma das mais populares aquela que é levada para o resto do mundo com seus imigrantes. O Brasil, sendo um país jovem e de formação altamente miscigenada, possui influências dos quatro cantos do mundo. De norte a sul do país conhecemos uma variedade muito grande de receitas, utilização de determinados condimentos que vão se modificando também à medida que sofrem influência de produtos locais ou de pessoas com culturas diferentes e novas propostas. Pirâmides Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II As pirâmides foram construídas em pedra, há mais de 2500 anos. Possuem base na forma de um retângulo e suas faces podem ter o formato de um triângulo ou de um trapézio. Foram construídas com o objetivo de receber os corpos de nobres e sacerdotes, isto é, eram túmulos. Acredita-se que pod
Área: Português Atividade: Jogo dos campos lexicais Objetivos Reconhecer dubiedade em frases em português e ampliar o vocabulário. Introdução Seus alunos sabem o que é léxico? Pergunte que palavras lhes vêm à mente quando ouvem o vocábulo “carnaval”? E quando ouvem “obra de arte”? O que sabem sobre Volpi e Elifas Andreatto? Atividades de Pré-Leitura: Solicitar respostas às perguntas da introdução: Léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Dentro desse conjunto podem-se observar “campos lexicais”, subconjuntos formados por palavras pertencentes a uma mesma área de conhecimento ou interesse. Por exemplo, no campo lexical do Direito, poderíamos incluir as seguintes palavras: advogado, juiz, mandado, arrolamento, custas, emolumentos, agravo, alçada, ementa, etc. – Futebol: gol, pênalti, escanteio, zagueiro, trave, bola, etc. Ouvir as palavras relacionadas pelos alunos para os termos “carnaval” e “obra de arte”. Atividades de Leitura: Pedir inferênci
Opções de desenho Cultura e Trabalho  •  Artes  •  Nivel I e II Elifas Andreato é um artista plástico e gráfico que por muitos anos dedicou-se à criação de cartazes para teatro, capas de disco e revistas. Como artista sensível, pôde reconhecer, já em seus traços iniciais, uma sincronicidade com as idéias e os sentimentos criativos do artista plástico Volpi. Apesar da diferença de gerações e de seguirem caminhos diferentes, a relação com a arte permaneceu: ambos persistiram com seus sonhos e foram reconhecidos por eles. Do que é feita a lágrima? Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II O autor exprime no texto momentos de emoção que o levaram às lágrimas. A função da lágrima é manter a umidade dos olhos. Assim, ela contribui para a saúde deles. Quando piscamos, nossas pálpebras espalham o fluido secretado pelas glândulas lacrimais por toda a superfície dos olhos. Isto ocorre em intervalos regulares. Podemos identificar trê
Área: Português Atividade: A descrição – a realidade objetiva e subjetiva Objetivos Identificar, em textos, vários elementos estruturais da descrição. Introdução Pergunte aos alunos: Vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores? Ler o texto com os alunos e acentuar as características descritivas. Comentar o poder da industrialização versus as atividades manuais. Pedir aos alunos que encontrem no texto o momento em que o autor descreve o processo de produção da farinha de mandioca. Pedir que, oralmente, um deles reproduza para a classe o trecho solicitado e diga os detalhes dessa tarefa. Informar que é pela faculdade da observação que distinguimos as características particulares do que observamos. Traduzir essas imagens em palavras é descrever.
A descrição – a realidade objetiva e subjetiva Cultura e Trabalho  •  Português  •  Nível II Pergunte aos alunos: vocês já visitaram uma estação de trem? Lembram-se do cheiro? Da iluminação? Havia um relógio no final do corredor? E o piso? Rangia a seus pés ou era ladrilhado? Um bom observador descreve bem o que viu e o que vê. Vocês se consideram bons observadores? Casa de farinha Cultura e Trabalho  •  Educação e Trabalho  •  Nível II Os elementos que compõem o processo de trabalho são três: 1) “a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; 2) a matéria a que se aplica o trabalho, o objeto de trabalho; 3) os meios de trabalho, o instrumental de trabalho”. Segundo esta definição, podemos identificar os elementos que compõem o processo de trabalho tradicional de fabricação da farinha.
Área: Português Atividade: Cultura, fala e provérbios Objetivos Compreender a concepção de cultura, língua e fala. Introdução Pergunte à turma: Por que alguns querem ser cowboys e não caipiras? Podemos chamar a prática de soltar balões de cultura, mesmo sendo proibida por lei? Ler o texto com os alunos. Observar a forma bem-humorada de construção da concepção de cultura. Dar respostas para as perguntas da introdução (observar a pluralidade cultural e sua influência na fala e no pensamento das pessoas. Observar que determinadas práticas culturais podem ser nocivas ao próprio homem, além de proibidas por lei, como soltar balões). Dentre os elementos culturais, estão a língua e a fala. Língua é o meio de comunicação verbal de um grupo de pessoas. Fala é o uso individual da língua. Perguntar se os provérbios são culturais (são fundamentais na sabedoria popular). Uma famosa canção de Chico Buarque (Bom Conselho) subverte os provérbios: Espere sentad
Crenças e ritos Cultura e Trabalho  •  Artes  •  Nivel I e II O antropólogo e educador Darcy Ribeiro apresenta neste texto a concepção geral do que é cultura. Dentre as inúmeras construções culturais, ou seja, daquelas criadas pela ação do homem, parte significativa relaciona-se diretamente aos ritos e crenças, que representam a compreensão que um povo tem do mundo. Ao longo da história, as diferenças entre diversos credos e ritos têm fomentado guerras, impedido relacionamentos e gerado discórdia entre irmãos. Os vermes Cultura e Trabalho  •  Ciências  •  Nivel I e II No texto, o autor faz menção a lombrigas. A lombriga é o nome comum do verme Ascaris lumbricoides, um animal invertebrado da família dos nematelmintos. Ele infesta o intestino delgado do ser humano, provocando a ascaridíase. Os principais sintomas dessa doença são o ranger de dentes durante o sono, a coceira no nariz, as diarréias crônicas e as febres irregulares.
A maquete Tecnologia e Trabalho  •  Artes  •  Nivel I e II A palavra tecnologia, como o texto aponta, é um termo que compreende um espectro amplo de significados. Na origem dessa palavra encontramos os vocábulos gregos techne e logos. Para os gregos a palavra techne também significa arte, aqui entendida como o conjunto de conhecimentos especializados necessários à prática de uma profissão. Arquitetos, ferreiros, estrategistas militares, farmacêuticos, por exemplo, nessa concepção, são todos artistas. Na mitologia grega, a techne seria uma virtude concedida aos homens pelos deuses e essa virtude unida à inteligência humana resultaria no agir humano, que para os filósofos possui três categorias: a ação teórica, a ação prática e a techne. A osmose em seu dia-a-dia Tecnologia e Trabalho  •  Ciências  •  Nível II De acordo com o texto, a tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia. Uma aplicação tecnológica importante é a util