Área: Português
Atividade: Ler e criar literatura de cordel Objetivos Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel.
Introdução Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista? Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio.
Atividades de Leitura: Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu .
Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valen...
- Língua Portuguesa - planos de aula e Atividades REDAÇÃO 2019