Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano


PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano
Professor:
Objetivos gerais:
·         Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos.
·         Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros.
·         Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe.
·         Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual.
Conteúdo geral:
Ø  1º Bimestre:

·         O texto teatral
·         A crítica
·         Discurso direto e discurso indireto
·         Sujeito indeterminado
·         Oração sem sujeito
·         Conceito de verbo
·         Vozes do verbo
·         Imperativo negativo
·         Modo indicativo
·         Frase e oração
·         Intertextualidade
·         Tu/vós (variedade linguísticas)

Ø  2º Bimestre:

·         Crônica
·         Denotação e conotação
·         Predicativo do objeto e predicado verbo-nominal
·         Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial

Ø  3º Bimestre:

·         O texto publicitário
·         Carta de leitor
·         Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva, complemento nominal)
·         Aposto
·         Vocativo
·         Coerência e coesão
·         Ortografia
·         Figuras de linguagem

Ø  4º Bimestre:

·         Pontuação
·         Regência verbal e nominal
·         Texto literário e não literário
·         O texto de divulgação científica
·         O seminário
·         Conjunção
·         Conjunções coordenativas e subordinativas
·         Período simples e composto
·         Período composto por subordinação
·         O uso do “porque”


Habilidades:

·         Analisar a intertextualidade presente em um texto
·         Analisar a norma-padrão em uso em um texto
·         Inferir a analisar características do discurso publicitário
·         Comparar e diferenciar textos quanto à forma e o conteúdo
·         Realizar leitura oral com entonação e articulação adequadas
·         Identificar orações sem sujeito
·         Conhecer a crônica como gênero
·         Diferenciar denotação e conotação
·         Reconhecer o verbo no modo imperativo
·         Reconhecer valor expressivo de figuras de linguagem
·         Compreender e distinguir o período composto por subordinação
·         Analisar o efeito de uma variedade linguística usada em um determinado texto
·         Identificar níveis de persuasão no texto publicitário
·         Interpretar textos de forma a compreender o raciocínio autoral
·         Comparar anúncios publicitários, tendo em vista o público alvo
·         Construir estratégia publicitária com base em um público alvo
·         Produzir e reestruturar um texto
·         Seleção de textos de acordo com critérios preestabelecidos
·         Resumir narrativas e texto expositivo
·         Identificar e reconhecer critérios de informações em parágrafos
Procedimentos e suporte:
·         Livro didático
·         Livro de atividades
·         Dicionário de Língua Portuguesa
·         Textos de jornais, revistas, HQs
·         Rodas de leitura
·         Aparelho de som
·         Trabalhos em duplas e grupos
·         Apresentação de trabalhos
·         Filmes e outros conteúdos audiovisuais
Avaliação:
·         Portfolio
·         Processual
·         Autoavaliação
·         Contextual

Bibliografia:

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 8º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5ª ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação da área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...