Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano


PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano
Professor:
Objetivos gerais:
·         Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos.
·         Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros.
·         Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe.
·         Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual.
Conteúdo geral:
Ø  1º Bimestre:

·         O texto teatral
·         A crítica
·         Discurso direto e discurso indireto
·         Sujeito indeterminado
·         Oração sem sujeito
·         Conceito de verbo
·         Vozes do verbo
·         Imperativo negativo
·         Modo indicativo
·         Frase e oração
·         Intertextualidade
·         Tu/vós (variedade linguísticas)

Ø  2º Bimestre:

·         Crônica
·         Denotação e conotação
·         Predicativo do objeto e predicado verbo-nominal
·         Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial

Ø  3º Bimestre:

·         O texto publicitário
·         Carta de leitor
·         Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva, complemento nominal)
·         Aposto
·         Vocativo
·         Coerência e coesão
·         Ortografia
·         Figuras de linguagem

Ø  4º Bimestre:

·         Pontuação
·         Regência verbal e nominal
·         Texto literário e não literário
·         O texto de divulgação científica
·         O seminário
·         Conjunção
·         Conjunções coordenativas e subordinativas
·         Período simples e composto
·         Período composto por subordinação
·         O uso do “porque”


Habilidades:

·         Analisar a intertextualidade presente em um texto
·         Analisar a norma-padrão em uso em um texto
·         Inferir a analisar características do discurso publicitário
·         Comparar e diferenciar textos quanto à forma e o conteúdo
·         Realizar leitura oral com entonação e articulação adequadas
·         Identificar orações sem sujeito
·         Conhecer a crônica como gênero
·         Diferenciar denotação e conotação
·         Reconhecer o verbo no modo imperativo
·         Reconhecer valor expressivo de figuras de linguagem
·         Compreender e distinguir o período composto por subordinação
·         Analisar o efeito de uma variedade linguística usada em um determinado texto
·         Identificar níveis de persuasão no texto publicitário
·         Interpretar textos de forma a compreender o raciocínio autoral
·         Comparar anúncios publicitários, tendo em vista o público alvo
·         Construir estratégia publicitária com base em um público alvo
·         Produzir e reestruturar um texto
·         Seleção de textos de acordo com critérios preestabelecidos
·         Resumir narrativas e texto expositivo
·         Identificar e reconhecer critérios de informações em parágrafos
Procedimentos e suporte:
·         Livro didático
·         Livro de atividades
·         Dicionário de Língua Portuguesa
·         Textos de jornais, revistas, HQs
·         Rodas de leitura
·         Aparelho de som
·         Trabalhos em duplas e grupos
·         Apresentação de trabalhos
·         Filmes e outros conteúdos audiovisuais
Avaliação:
·         Portfolio
·         Processual
·         Autoavaliação
·         Contextual

Bibliografia:

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 8º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5ª ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação da área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut