PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano
Professor:
Objetivos gerais:
· Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos.
· Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros.
· Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe.
· Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual.
Conteúdo geral:
Ø 1º Bimestre:
· O texto teatral
· A crítica
· Discurso direto e discurso indireto
· Sujeito indeterminado
· Oração sem sujeito
· Conceito de verbo
· Vozes do verbo
· Imperativo negativo
· Modo indicativo
· Frase e oração
· Intertextualidade
· Tu/vós (variedade linguísticas)
Ø 2º Bimestre:
· Crônica
· Denotação e conotação
· Predicativo do objeto e predicado verbo-nominal
· Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial
Ø 3º Bimestre:
· O texto publicitário
· Carta de leitor
· Complementos da oração (objetos direto e indireto, agente da passiva, complemento nominal)
· Aposto
· Vocativo
· Coerência e coesão
· Ortografia
· Figuras de linguagem
Ø 4º Bimestre:
· Pontuação
· Regência verbal e nominal
· Texto literário e não literário
· O texto de divulgação científica
· O seminário
· Conjunção
· Conjunções coordenativas e subordinativas
· Período simples e composto
· Período composto por subordinação
· O uso do “porque”
Habilidades:
· Analisar a intertextualidade presente em um texto
· Analisar a norma-padrão em uso em um texto
· Inferir a analisar características do discurso publicitário
· Comparar e diferenciar textos quanto à forma e o conteúdo
· Realizar leitura oral com entonação e articulação adequadas
· Identificar orações sem sujeito
· Conhecer a crônica como gênero
· Diferenciar denotação e conotação
· Reconhecer o verbo no modo imperativo
· Reconhecer valor expressivo de figuras de linguagem
· Compreender e distinguir o período composto por subordinação
· Analisar o efeito de uma variedade linguística usada em um determinado texto
· Identificar níveis de persuasão no texto publicitário
· Interpretar textos de forma a compreender o raciocínio autoral
· Comparar anúncios publicitários, tendo em vista o público alvo
· Construir estratégia publicitária com base em um público alvo
· Produzir e reestruturar um texto
· Seleção de textos de acordo com critérios preestabelecidos
· Resumir narrativas e texto expositivo
· Identificar e reconhecer critérios de informações em parágrafos
Procedimentos e suporte:
· Livro didático
· Livro de atividades
· Dicionário de Língua Portuguesa
· Textos de jornais, revistas, HQs
· Rodas de leitura
· Aparelho de som
· Trabalhos em duplas e grupos
· Apresentação de trabalhos
· Filmes e outros conteúdos audiovisuais
Avaliação:
· Portfolio
· Processual
· Autoavaliação
· Contextual
Bibliografia:
CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 8º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5ª ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação da área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
Comentários
Postar um comentário